segunda-feira, 28 de abril de 2008

VITÓRIA DA COLETIVIDADE

O Partido dos Trabalhadores de São Luís demonstrou mais uma vez coerência entre o discurso e prática ao aprovar no encontro de delegados aquilo que é o mais viável para os planos de construir uma verdadeira alternativa administrativa para a cidade. A coletividade prevaleceu sobre o personalismo de alguns dirigentes ligados ao deputado Dutra, que, apesar de estar em minoria tentou a todo custo fazer prevalecer sua vontade sobre os delegados das outras correntes, tentando inclusive usar da intimidação para este intento. No entanto, os delegados da chapa “PT PRA VALER COLIGAÇÃO PRA VENCER” mostraram estar conscientes da escolha feita, até por conta das grandes discussões dentro da Articulação para encontrar o melhor caminho para o partido rumo às eleições de 2008 com a participação de todos.
Depois de um longo processo de discussões internas, a tendência articulação ligada ao ex-presidente da legenda, Washington Luís que havia feito 96 delegados na eleição do dia 20/04, decidiu apoiar a coligação com o PC do B, tendo como pré- candidato o deputado federal Flávio Dino. O comunista já contava com o apoio da chapa liderada pela deputada Helena Heluy, que detinha 14 delegados.
Somente o grupo liderado pelo deputado Domingos Dutra apoiava a tese de candidatura própria, e colocava o nome do assessor especial do governo do Estado, Bira do Pindaré como pré-candidato a prefeito.
A decisão pela coligação fortalece as chances de formar uma grande chapa para a disputa proporcional na capital maranhense, além de mostrar-se altamente viável uma vitória rumo ao palácio de La Ravardiere.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Para falar em desenvolvimento, precisamos no mínimo pensar em saneamento básico

A dengue no Rio de Janeiro já matou pelo menos 95 pessoas. Estes números são estarrecedores e o pior, é que apesar da verdadeira campanha de guerra montada pelo governo federal, a epidemia ainda não dá sinais de trégua. Em São Luís, os números começam a provocar medo de termos uma situação muito grave também. A falta de saneamento em muitos bairros da cidade, aliado ao intenso período de chuvas, cria o ambiente propício para a proliferação do mosquito transmissor da doença. As autoridades precisam tomar as medidas necessárias para evitarmos que aconteça conosco a mesma situação escabrosa que está ocorrendo no Rio de Janeiro.

A saúde pública precisa ser vista pelos governantes com a visão dos sanitaristas, que entendem como primordial a questão do saneamento básico. Claro, não podemos querer que uma população que convive com lama, água empossada, esgoto a céu aberto possa ter uma situação clínica saudável. Em São Luís a situação é tão grave, que até nos bairros “nobres” podemos ver o descaso das autoridades com a questão, basta darmos uma passada nas praias, inclusive na Avenida Litorânea, onde podemos ver a água suja escorrendo dos bueiros diretamente na areia, bem ao lado dos bares.

Chega de ouvirmos dos gestores públicos as justificativas de que a responsabilidade é sempre de outro setor. Não Nos interessa de quem é a responsabilidade imediata, o que nos interessa é que a situação efetivamente seja resolvida, afinal, a falta de infra-estrutura é um problema para toda a cadeia produtiva da cidade. Não Podemos pensar em termos uma grande força industrial, comercial, de serviços ou até mesmo turística, se não pudermos ter uma população sadia, e tivermos capacidade de receber nossos visitantes com um mínimo de segurança, garantindo a eles que não ficarão doentes ao chegar em nossa cidade. Esta questão é tão importante que no Rio de Janeiro pesquisas do setor hoteleiro já detectam uma redução de quase trinta por cento no número de visitantes à cidade. Não podemos deixar que aconteça algo assim com a nossa cidade.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

FALTA DE INFRA-ESTRUTURA EM SÃO LUÍS FAZ MAIS UMA VÍTIMA

Mais uma vida foi perdida por conta da falta de infra-estrutura de nossa cidade. As ruas e avenidas estão cheias de buracos e ondulações, e com a chegada do período chuvoso, tornam-se verdadeiras armadilhas para os condutores, que acabam por envolver-se em inúmeros acidentes graves. Foi o que aconteceu na noite da última sexta-feira na avenida dos holandeses, próximo à revenda da ford.

Segundo testemunhas, a jornalista Kyllma Bandeira na tentativa de desviar de um pedestre supostamente bêbado, caiu em um dos muitos buracos existentes na pista e perdeu a direção do veículo despencando no córrego Calhau. Só isso já nos dá uma mostra da situação caótica em que nossas ruas e avenidas se encontram. Mas, o descaso com a população de nossa cidade não fica só em relação ao estado de conservação das vias, ainda temos que ver nossos entes morrerem por falta de socorro.

Não podemos aceitar que a nossa cidade não tenha equipamentos e equipes de resgate suficientes e aptos a socorrer a população em tempo hábil. Isto inclusive é um crime contra estes bravos socorristas que são obrigados a fazer um esforço sobre-humano para tentar desempenhar suas funções de salvar vidas, e acabam por transformar-se em recolhedores de corpos. Há alguns anos podíamos ver ambulâncias de resgate do corpo de bombeiros estacionadas em quase todas as rotatórias da cidade de São Luís. Onde foram parar estas viaturas? Quem foi o “iluminado” que decidiu que não há necessidade destas equipes de resgate ficarem de prontidão em locais mais próximos das grandes avenidas da cidade, locais em que mais ocorrem os acidentes? Com a palavra as autoridades.