quinta-feira, 29 de maio de 2008

Peço desculpas aos leitores por não estar atualizando o blog. Estou com problemas técnicos e não estou conseguindo colocar novos textos. Estarei de volta em breve.

terça-feira, 20 de maio de 2008

O PSDB pega o metrô para 2010

A situação dos tucanos em São Paulo só piora. A denúncia de que executivos da ALSTON – uma empresa francesa – teriam pago propina para conseguir obras no metrô paulistano, começa a tirar o sono do governador de São Paulo, José Serra. Aspirante a candidato do PSDB à presidência da república em 2010, Serra, Vê seus planos sumirem nos túneis do metrô de São Paulo. A situação é tão crítica que já saiu atirando contra a administração de seu antecessor, Geraldo alkimin, que também é tucano. O importante para ele agora é descolar sua imagem do escândalo. Será que consegue?

segunda-feira, 19 de maio de 2008


Essa dispensa comentários.... Fonte: Charge Online

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Operação navalha pode ter degolado candidatura. Zé Reinaldo é um dos denunciados pela Procuradoria Geral da República.

A notícia de que fora denunciado pela Procuradoria Geral da República ao Superior Tribunal de Justiça por formação de quadrilha, peculato e corrupção passiva, caiu como uma pá de cal nas pretensões do ex-governador José Reinaldo de ser o candidato da Frente de Libertação nas próximas eleições em São Luís.

O ex-governador já estava pondo em prática uma verdadeira campanha para desarticular as pré-candidaturas de Flavio Dino, João Castelo, e Clodomir Paz, e buscar o apoio de todos para reeditar a Frente de Libertação com a sua candidatura. Com a confirmação da sua denúncia, deverá ficar muito mais difícil que isso aconteça.

Quando questionado se manteria a pré-candidatura mesmo com a denúncia, respondeu que isso não modificaria sua posição, e esperava que os partidos que fazem parte da Frente de Libertação o apoiassem. Chegou inclusive a lembrar que Roseana foi candidata e eleita para o Senado em 2002, mesmo após o caso Lunus. Ora, não dá para comparar uma coisa com a outra, até porque Roseana era a líder do seu grupo, e não vejo como os aliados dela pudessem deixar de apoiá-la. Já o Zé Reinaldo não é o líder do grupo político, ele lidera um dos grupos que compõe a Frente. As realidades são totalmente diferentes.

Por outro lado o prefeito Tadeu Palácio sente até urticária quando ouve falar de uma Frente de Libertação em São Luís. Claro, vão libertar São Luís de quem? Do PDT? Do prefeito Palácio? Não tem coerência a criação de tal Frente aqui em São Luís. E não podemos esquecer que o próprio governador Jackson Lago sempre disse aos quatro ventos que o responsável pela condução do processo em São Luís seria o prefeito Tadeu Palácio.

A notícia da denúncia do ex-governador, deve abrir espaço ao deputado Flavio Dino para que tente buscar de volta o apoio do PSB ao seu nome. Afinal, não acredito que Zé Reinaldo vá insistir nesta aventura e ficar exposto as imagens de sua prisão, principalmente agora com a denúncia ao STJ. O grupo Sarney adoraria trabalhar este tema em durante os dois meses de campanha.

terça-feira, 13 de maio de 2008

O 13 de maio precisa ser revisto. Em vez de ser comemorado, precisamos tê-lo como dia de protestos e reivindicações.

Um estudo elaborado pelo IBGE a pedido da Secretaria Especial da Igualdade Racial da Presidência da República e analisado em matéria dos jornalistas, Eduardo Scolese e Ângela Pinho, publicada na Folha on Line, mostra que a distribuição da população negra no Brasil ainda hoje está diretamente relacionada ao período da “escravidão legalmente instituída”.

O estudo toma como base os dados do Censo de 2.000, em que a maioria da população negra – autodeclarados – estão localizados próximos aos portos que mais receberam escravos como o de São Luís/MA, Salvador (BA), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). Este trabalho serve para mostrar também que a tão proclamada libertação dos escravos não passou de um engodo. A Inglaterra, em busca de um mercado consumidor para dar vazão a explosão de produtos a partir da revolução industrial, usou a justificativa de que a sociedade não permitia mais que seres humanos fossem tratados de forma tão degradante. Ora como falar em libertação, quando após a alforria, os ex-escravos não tinham empregos, nem lugar para morar. Vejamos da seguinte forma; Antes da abolição os negros não só serviam, como eram obrigados a fazer os mais diversos trabalhos. Depois da “libertação no dia 13 de maio” já não serviam mais a este propósito e os fazendeiros brasileiros “tiveram” que contratar os imigrantes europeus. Criando desta forma a primeira e maior leva de desempregados do país.

Foi desta forma que as periferias de nossas cidades já nasceram inchadas de negros e com a pobreza atingindo níveis inaceitáveis. E com a política de apoio aos imigrantes, o fosso ficou cada vez mais difícil de ser ultrapassado. Não podemos aceitar mais que esta fase degradante da nossa história seja difundida com o romantismo da “libertação” proclamada pela “bondade” da princesa Isabel. Este período nefasto da nossa história deixou marcas tão profundas na nossa sociedade que até hoje temos que conviver com esta desigualdade social.

Que este dia 13 de maio sirva pelo menos como reflexão, para que nós pensemos bastante em como ajudar a diminuir as desigualdades que há tanto tempo destroem os sonhos de vida digna para milhões de brasileiros. È bem verdade que o governo do presidente Lula têm elaborado uma série de programas na tentativa de diminuir estas desigualdades, mas somente ações governamentais não bastarão para que isso aconteça. A sociedade precisa estar mais ativa neste processo.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Justiça proíbe busca e apreensão de armas em reserva indígena

O que está havendo com a Justiça brasileira? Primeiro foi o ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio de Mello, que disse em entrevista que se o governo continuar cedendo, “daqui a pouco teremos que entregar o Rio de Janeiro” aos índios. Agora é o ministro Carlos Ayres Britto que negou pedido da FUNAI e da União para a expedição de mandado de busca e apreensão de armas, munições e explosivos na Terra Indígena Raposa Serra do Sol em Roraima.

A FUNAI e a União pleiteavam que o STF autorizasse o ingresso da Força Nacional de Segurança pública e a Polícia Federal nas fazendas dos não índios em busca de armas e munições. Isso em virtude dos últimos acontecimentos na região que em um confronto deixou vários índios feridos a bala e até por explosivos em ação de jagunços a serviço dos fazendeiros que teimam em ficar nas terras da reserva indígena. O ministro, porém, entendeu que a competência processual seria da Justiça Federal de Roraima. O ministro Carlos Ayres ressaltou inclusive que o pedido deveria abranger armas utilizadas pelos índios.

Até quando nós iremos deixar que os brancos “civilizados” destruam as terras e o modo de vidas dos verdadeiros donos do Brasil. Hoje, os índios possuem aproximadamente 12% do território brasileiro, e em alguns lugares já perderam inclusive sua identidade. Será que a nossa sociedade realmente pensa que estes números são satisfatórios? Será se aqueles que já foram donos de tudo, e ao longo destes quinhentos anos foram expulsos ou mortos devem aceitar este tratamento sem se revoltar? O STF precisa rever esta posição e agir com rapidez para evitar que mais pessoas – Índias ou não – saiam feridos nesta guerra insana.

Os índios já têm que brigar contra os fazendeiros que ocupam suas terras e desmatam suas áreas de pesca e caça, contra o governador do Estado, deputados e prefeitos que são favoráveis aos fazendeiros, agora ainda terão que brigar com a Justiça para terem seus direitos garantidos? Este tipo de coisa não pode mais ser tolerado pela nossa sociedade. Temos que respeitar os direitos das minorias.


Sexta cultural no CEFET/MA e 3º Calourada Geral do CEFET-MA

Acontece hoje o café filosófico, uma iniciativa do DCE-CEFET “Pra fazer acontecer”, nesta edição da sexta cultural, o DCE-CEFET recebe o deputado Flávio Dino, o jornalista e Prof° da UFMA, Ed Wilson Araújo e o diretor geral do Cefet, prof° José Costa para debater a questão da educação no Maranhão.

Esta iniciativa é bem oportuna neste momento em que a cidade se prepara para mais uma corrida eleitoral. Precisamos saber de que forma nossos políticos, professores e gestores vêem a questão da educação. È importante que as pessoas participem para discutir sobre o tema.

O evento acontece a partir das 16:30 h no Cine teatro Viriato Correa no CEFET. À noite irá acontecer a 3º Calourada Geral, que será embalada pela banda Forró Pankada e MPBach, no Bar Com Certeza, no turú, a partir das 22h. Os ingressos podem ser adquiridos pelos telefones: 8843 5721 / 8848 2003 / 3218 9039.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

O tiro que saiu pela culatra

A estratégia da oposição no senado contra a ministra Dilma Rousseff deu errado. O senador Agripino Maia do DEM do Rio Grande do Norte, na tentativa de desqualificar o depoimento da ministra leu trechos – fora de qualquer contexto – de uma entrevista em que Dilma assume que mentiu muito nos interrogatórios sofridos durante o período em que esteve presa pela ditadura militar. Foi a deixa para a ministra deslanchar e botar quase todo o plenário da Comissão de Infra-estrutura do Senado ao seu lado. Dilma chegou a emocionar-se quando explicou que tinha 19 anos quando foi presa e torturada pelos militares e tinha que mentir durante os interrogatórios para preservar até mesmo a vida dos companheiros que ainda não haviam sido presos.

A oposição estava tão cega e com tanta vontade de queimar a possível candidata do governo à presidência em 2010, que fez esta lambança. Principalmente por conta de o próprio senador Agripino ter estado ao lado dos militares quando foi governador de seu Estado, ou seja, a oposição colocou algoz e vitima no mesmo plano, e como todos tem vergonha deste período nefasto da nossa história, acabou por favorecer a ex-guerrilheira. Com esta manobra errada da oposição, Dilma acabou por credenciar-se de vez para a candidatura a presidência em 2010. Isso é o que podemos dizer de “o tiro saiu pela culatra”.

terça-feira, 6 de maio de 2008

FELIZ ANIVERSÁRIO

Hoje é um dia especial para uma pessoa muito especial. Meu prof., amigo e companheiro Ed Wilson, que está trocando de idade. Parabéns Ed, pela passagem de seu aniversário e que tenhas força e saúde para realizar todos os seus desejos.

Espero também que o Partido dos Trabalhadores tenha maturidade suficiente para indicá-lo com vice na chapa com o PCdoB. Afinal, nossa cidade também precisa de um presente neste ano, e alguém com sua sensibilidade e maturidade política podem ajudar a dar novos rumos administrativos para nossa “Ilha Vermelha”. PARABÉNS

São Luís precisa de um governo de esquerda

Até quando a política no Maranhão terá que ser colocada de forma plebiscitária? Ou você é Sarneyzista, ou anti Sarney. Será que somente tirar a família Sarney do governo resolve os problemas do Maranhão? Não dá mais para estender este discurso de “Frente de Libertação”. O governo do Maranhão já está sem o comando da família Sarney, principalmente em relação ao município de São Luís.

Desta vez é o presidente do Partido Comunista Brasileiro – PCB, Joberval Bertoldo, que continua com este discurso, e defende a candidatura do ex-governador Zé Reinaldo à prefeitura de São Luís como sendo o único que pode unificar as oposições reeditando a frente de libertação. Ora, vamos libertar São Luís de quem? Do PDT, que administra a cidade há vinte anos? O custo de uma união como esta para os partidos do campo democrático de esquerda é muito alto, pois quando sai em defesa deste projeto, a esquerda automaticamente deixa de lado os seus princípios programáticos.

Os partidos de esquerda precisam sair fortalecidos desta eleição. E a única forma disso acontecer será com a união destes pelo viés programático. Não podemos e não devemos permitir que os velhos atores da extinta oligarquia voltem a ditar as ordens agora, protegidos pela alcunha de “libertadores”. Não podemos esquecer que quem realmente tirou a família Sarney do governo do Estado foi o povo do Maranhão, que estava cansado de ser maltratado pelo ranço desta família, e votou na mudança, no Dr. Jackson.

Agora os partidos de esquerda precisam olhar para frente e definir o que realmente é prioritário para a população do município, procurando defender a instalação de um governo hegemonicamente formado pela esquerda e sintonizado com as políticas públicas do governo federal. E para eleições de São Luís a grande chance da esquerda está na candidatura do PCdoB coligada ao PT, e seria muito importante que o PSB e o PCB também viessem fazer parte desta coligação, formando assim uma grande frente de esquerda para vencer as eleições da capital.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Queremos resgate. A retirada de corpos pode ser feita pelo rabecão do IML.

Até quando as vítimas de acidentes de trânsito terão de esperar mais de cinco minutos por resgate em São Luís? Quantas pessoas ainda terão que morrer para que o Ministério Público tome uma posição? Resgate que chega ao local do acidente vinte minutos depois do chamado, só serve para retirar corpos, ou em casos de ferimentos leves. Quem precisar de atendimento de urgência para sobreviver não terá essa chance.

Os casos recentes em que o motorista de uma van ficou mais de meia hora esperando o resgate no campo de Perizes, e o da jornalista Killma Bandeira que também não foi socorrida a tempo não serviram como exemplo para as autoridades. Ontem,(04), a motorista de um automóvel gol de placas HPC-2284, que caiu no viaduto do trabalhador ficou esperando o resgate por mais de vinte minutos. Ainda bem que as ocupantes do veiculo não tinham sofrido ferimentos graves, pois do contrário poderíamos ter perdido mais vidas em função da falta de atendimento imediato.

Se as autoridades não tomam providências, a sociedade precisa fazer alguma coisa para cobrar efetivamente a ação dos órgãos competentes. Não podemos mais aceitar que vidas sejam perdidas por pura omissão do poder público.

domingo, 4 de maio de 2008

EU JÁ SABIA

DESCULPA AÍ... BI CAMPEÃO...BI CAMPEÃO.... MENGOOOO............