terça-feira, 10 de junho de 2008

Crise ética no governo do PSDB/DEM no Rio Grande do Sul

Mais um capítulo da confusão em que está metido o PSDB. Além do grande problema com o metrô de São Paulo, desta vez, as denúcias são contra a administração tucana no Rio Grande do Sul. A deputada federal Luciana Genro, do PSOL gaúcho, deu entrada na Assembléia Legislativa do Estado no pedido de impeachment da governadora tucana Ieda Crusius. A crise foi aprofundada quando o vice-governador Paulo Feijó do DEM apresentou a gravação de uma conversa sua com o ex-chefe do Gabinete Civil Cezar Busatto, em que fica clara a distribuição de cargos para acomodar os partidos. Somente no Detran/RS, a prática trouxe um prejuízo de mais de 40 milhões.

Quando o negócio é tomar de assalto os cofres públicos não tem acordo que una Demos e Tucanos. Paulo Feijó promete soltar novos trechos de gravações que comprometeriam mais ainda o governo estadual com o próprio Bussato, e com outros interlocutores que também não sabiam que estavam sendo gravados.

A governadora Ieda Crusius informou a imprensa que solicitou que seu secretariado faça uma renúncia coletiva. Depois nomearia um gabinete de transição/Crise. Ora, quando a coisa está tão enraizada assim, não adianta mudar os nomes, pois as práticas continuarão.

A intenção do PSOL, é que seja realizada outra eleição, mas para isso, o vice-governador teria que renunciar. Acho improvável que ele aceite tal proposta, até por que ele não fez estas denúncias somente por amor aos seus eleitores.

Em todo caso, se esta crise toda fosse com um governador do PT os demos e tucanos já teriam feito o maior carnaval. Agora quero ver. Cortem na carne.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Clima eleitoral movimenta CEFET

Foi bastante concorrido o debate entre os candidatos a Diretor Geral do CEFET-MA promovido pelo Sindsep na última terça-feira no Teatro Viriato Corrêa. O debate foi mediado pelo jornalista Walter Rodrigues, e aconteceu de forma vibrante, com os candidatos e assessores de campanha bastante envolvidos no clima eleitoral. São candidatos os professores; Agenor Almeida filho, Antonio da Silva Martins filho, e o atual Diretor Geral, José Costa.

Os candidatos começaram as suas participações fazendo uma explanação de metas e diretrizes. No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si, e tiveram a oportunidade de questionar as propostas de gestão dos adversários. A platéia teve participação mais ativa no terceiro bloco, quando nove pessoas do plenário foram sorteadas e puderam fazer suas perguntas diretamente aos candidatos.

O Sindsep tomou a iniciativa de promover o debate para que a comunidade cefeteana pudesse conhecer mais profundamente as propostas de gestão de cada candidato, e assim poder fazer uma escolha mais consciente no dia da eleição que acontece nesta quinta-feira a partir das 8:00, e se estenderá até às 20:00 h. Segundo Raimundo Pereira, presidente do Sindsep/MA, o sindicato tem a obrigação de fomentar a discussão e buscar melhorias para todos os segmentos da nossa base, e o processo eleitoral no CEFET é uma grande oportunidade para os servidores decidirem os rumos da instituição.

As eleições ocorrem simultaneamente no CEFET de São Luís e nas Unidades de Zé Doca, Buriticupu, Santa Inês, Açailandia e Imperatriz das 8 às 20h.