terça-feira, 28 de outubro de 2008

Hegemonia tucana

Os servidores públicos precisam ficar atentos. O resultado das eleições municipais traz para os servidores a necessidade de reflexão sobre o seu papel nos rumos do país a partir de 2010. Grandes cidades brasileiras serão governadas nos próximos quatro anos pela direita neoliberal, comandada principalmente pelo DEM e PSDB. O projeto de Estado mínimo defendido pelo PSDB ganhou força neta disputa. No Maranhão, três dos maiores colégios eleitorais serão governados pelo PSDB – Açailândia, Imperatriz e São Luís. Os servidores precisam ficar atentos.

Ainda rebelde?

São Luis perdeu muito mais do que a chance de ter um dos melhores governos de sua história. Ficou muito chamuscado também um título do qual nós da esquerda temos muito orgulho: “Ilha rebelde”. Com a escolha de João Castelo para a prefeitura de São Luís, o povo mostrou que ainda é refém da máquina pública.

O desfecho da campanha eleitoral nos trouxe alguns pontos para reflexão. O grau de esclarecimento político da população e em especial a falta de amadurecimento político principalmente dos mais jovens, que foram ludibriados por um discurso completamente distorcido criado pelo publicitário Duda Mendonça para vender um Castelo que nós que já passamos dos quarenta sabemos não ser verdadeiro.

Mesmo sendo historicamente prepotente e arrogante e utilizando de todas as formas de calúnias contra o candidato Flávio Dino, João Castelo conseguiu através de uma campanha midiática muito bem elaborada por Duda Mendonça passar a idéia de que ele é que estava sofrendo ataques.

A militância progressista precisa ficar atenta aos atos do novo prefeito, e fiscalizar todas as ações da prefeitura a partir de janeiro. A população precisa cobrar a realização das promessas de campanha. Castelo foi eleito para ser o prefeito de todos os cidadãos de São Luís, e nós temos o dever de continuar lutando por melhorias para a nossa cidade.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Governador do PSDB manda a tropa de choque da PM acabar com passeata a força

Mais uma vez, os tucanos mostram sua forma de governar. De forma autoritária e violenta o governador de São Paulo, José Serra mandou impedir o protesto pacífico dos policiais civis em São Paulo. Os policiais civis tinham como objetivo pressionar o governo a retomar o processo de negociação com a categoria que está em greve a mais de um mês. No entanto, o governador José Serra acionou a tropa de choque da polícia militar para impedir a passeata. A tropa de choque usou bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar a marcha dos grevistas.

Para justificar o injustificável, o governador sugeriu que o ato dos policiais civis tinha apenas motivação político eleitoral.
A CUT e os sindicatos dos policiais civis rechaçaram qualquer motivação político eleitoral. A única coisa que os trabalhadores estão querendo é que o governo estadual atenda as reivindicações da categoria que está a mais de quatorze anos convivendo com o achatamento salarial.

O confronto entre os manifestantes e os policiais militares deixou um saldo de dezenas de feridos, e poderia ter tido conseqüências ainda mais sérias, inclusive com mortes. É lamentável que nos dias de hoje um governador ainda use deste tipo de ação para evitar os protestos de trabalhadores. Tudo isso poderia e deveria ser evitado com uma mesa de negociação. ESTA É A FORMA TUCANA DE GOVERNAR.