quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Uma oportunidade para mudar o mundo

O Fórum Mundial Social deste ano tem uma característica marcante; acontece no momento em que uma das maiores crises de credibilidade assola o mundo. É importante discutir o que causou tamanho desastre na economia de tantos paises. O modelo econômico vigente possibilitou a criação de um verdadeiro cassino, no qual alguns “iluminados” jogam com o futuro de empresários e empregados de uma forma completamente irresponsável. E agora os principais envolvidos querem jogar a conta para os trabalhadores.


Os participantes do fórum precisam encontrar uma saída para os problemas que atingem os paises que finalmente estavam começando a ter um desenvolvimento sustentável e com o principio da justiça social.


Os movimentos sociais e sindicais não podem perder esta oportunidade de pressionar os governos a praticar uma política que possa valorizar os trabalhadores e melhorar a distribuição de renda. Para isso não pode-se perder de vista que é necessário a união de todos os paises que sofrem com o poder imperialista dos paises desenvolvidos. Afinal, foram exatamente estes que desencadearam este que já é considerado o pior momento econômico dos últimos setenta anos.


Neste momento é preciso atitudes urgentes e seguras para responder aos efeitos do enfraquecimento do Estado, com as privatizações, desmontes do patrimônio público e a desregulamentação dos mercados.


É necessário reforçar o sentimento por reformas que os recentes governos progressistas têm implantado principalmente na América do Sul, com ações que valorizam a distribuição de renda, a valorização do trabalho, afastando de uma vez a possibilidade de um mercado dominado pela ALCA da forma como queriam os defensores do imperialismo americano.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Reformas que assustam os poderosos

A esquerda da América Latina dá mais uma mostra de que vem fazendo as reformas necessárias para diminuir as diferenças sociais ainda existentes na região. Desta vez foi o povo boliviano que ao contrário do que dizia a grande mídia, apoiou as recentes mudanças na constituição da Bolívia, permitindo assim, que o atual presidente possa concorrer a outro mandato. Com o referendo, ficou provado que a maioria do povo boliviano, especialmente os mais pobres aprovam quase que integralmente o governo Evo Moralez. Viva a reformas sociais e políticas que estão ocorrendo na América do Latina.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O camaleão José Sarney em plena atividade

Mais uma vez Zé Sarney mostra toda a sua capacidade de manter-se no centro das negociações políticas do país. Para viabilizar-se como o novo presidente do senado, ele corre em todas as direções; busca apoio entre os partidos que apóiam o governo, e ainda corre atrás do PSDB e DEM, oposicionistas ferrenhos do governo LULA. O PT precisa fechar em torno do Senador Tião Viana para o governo não correr o risco de mais uma vez ficar nas mãos do camaleão Zé Sarney. Entre os métodos utilizados pelo senador Sarney para conseguir seu intento, está a promessa de cargos. O mais estranho em tudo isso, é que os cargos pertencem ao governo (PT). São os bastidores estranhos de uma luta inescrupulosa pelo poder. O governo está perdendo uma grande chance de livrar-se de uma vez desse camaleão

Estou de volta

Peço desculpas aos meus leitores pelo sumiço. Estava de férias no Peru. Depois escrevo sobre as aventuras na terra da maravilhosa civilização Inca.