sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A festa agora é do leão

Com o fim das festas carnavalescas, quem coloca a fantasia agora é o governo. Está aberta a temporada do leão. Apesar de toda carga tributária retida na fonte e a infinidade de impostos embutidos nos preços dos produtos, grande parte dos contribuintes ainda terá que pagar o temido imposto de renda. O que dói mais é saber que apesar de toda esta carga tributária, os serviços essenciais são insuficientes e não conseguem atender nem a metade da população brasileira. O povo brasileiro não agüenta mais pagar tantos impostos. Esperamos que o governo e os parlamentares finalmente façam este ano a tão propalada reforma tributária. Precisamos ficar atentos e continuar pressionando.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O castelo caiu

Esse nosso Congresso nos prega cada uma. A peça da vez é o deputado Edmar Moreira (DEM/MG), acusado além de outras coisas, de não declarar ao TSE a propriedade de um verdadeiro castelo em Minas Gerais. Existem denúncias também de funcionamento de um cassino clandestino no local. Esse cidadão também é acusado de apropriar-se do INSS descontado de seus empregados e não repassados à previdência. Com todo esse histórico, ainda foi eleito deputado federal por Minas Gerais, e escolhido Corregedor da Câmara dos deputados. Imaginem essa; alguém com esse perfil acusando outros deputados de falta de decoro. Parabéns à imprensa brasileira que investigou e não deixou isso acontecer. Com as denúncias feitas pela imprensa, o deputado Edmar foi “obrigado” a renunciar ao cargo de corregedor.

Me causa muita estranheza o fato de nem um deputado ter feito pelo menos uma pesquisa sobre o histórico de Moreira. Afinal, o cargo para o qual ele foi eleito é um dos mais importantes da casa. No mínimo, quem o indicou para concorrer ao posto deveria responder este questionamento.

Mas, como já vimos em outras oportunidades, provalmente alguem já deve estar esquentando o forno. Não, não é para assar a batata do deputado. É muito mais provável que saia uma bela pizza. É esperar para ver.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Sarney ressurge com mais força do que nunca

José Sarney mostrou poder de articulação e deu um banho em todos. O velho oligarca mostrou ao governo e a oposição que realmente é o político mais influente do país. Conseguiu unir a base do governo – sem o PT – em torno de seu nome, e ainda conseguiu cooptar o DEM, e alguns senadores do PSDB. É verdade que isso só foi possível por falta de humildade e o excesso de personalismo muito freqüentes dentro do PT.


Isso tudo ainda pode ficar bem pior; da forma como Tião Viana foi derrotado, apesar de todo o apoio dado por setores do governo que trabalharam intensamente para ajudar Viana, o novo presidente do Senado ainda pode exigir independência nas ações. Ninguém pode negar que alguns ministros trabalharam abertamente contra Sarney, quebrando assim o acordo de neutralidade na disputa anunciada pelo governo.


Uma coisa também é certa, com mais essa vitória, o mais antigo oligarca do país mostra a todos que pensavam que ele estivesse morto, que ele está mais vivo do que nunca e torna-se agora um dos homens mais influentes da república.


Ou seja, com a vitória no Senado, Sarney deu um banho em todos e mostrou que para Lula fazer seu sucessor terá que barganhar muito com ele. Principalmente pelo histórico do novo presidente do Senado de só entrar em briga ganha, dificilmente Sarney apoiará a candidatura de um petista a presidência se este não estiver amplas condições de vitória no pleito. Nisso ele nunca mudou, e não será desta vez que o fará.


No Maranhão isso deve repercutir bastante. Com certeza, a vitória de Sarney caiu como um balde de água fria na cabeça dos tucanos maranhenses que já estavam contando com a tomada do palácio dos Leões em 2010. Se com essa demonstração de força do velho oligarca os correligionários conseguirem estancar a cooptação dos aliados da família Sarney, o quadro político em 2010 poderá trazer muitas surpresas. A esquerda maranhense precisa tirar proveito desse novo cenário de equilíbrio entre as oligarquias e fortalecer a união dos partidos progressistas e populares no estado. Flavio Dino seria um grande nome para comandar esta luta.