sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Com salários atrasados, vigilantes contratados pela Prefeitura iniciam greve

Cerca de 300 vigilantes de quatro empresas privadas que prestam serviço para a Prefeitura de São Luís decretaram greve por causa do atraso de quatro meses nos salários. Eles se reuniram na manhã na sede do sindicato da categoria e em reunião decidiram pelo inicio do movimento.

Os vigilantes das empresas Colt Brasil, Pacífico, New Serv e Sentinela prestam serviços de segurança para a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), e para a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).

Eles decidiram entrar em greve porque a Prefeitura não estaria repassando às empresas o pagamento pelos serviços prestados e com isso estão há quase quatro meses em receber seus salários, tíquete-alimentação e vale transporte.

Fonte: Imirante

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Olga Simão incentiva ações compartilhadas nos órgãos de Cultura

Fomentar a interação e discutir futuras ações entre os órgãos de Cultura do Governo do Maranhão. Foi com este objetivo que a secretária de Estado de Cultura, Olga Simão, promoveu, na segunda-feira (27), na Sala de Audiovisual do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande), uma reunião de trabalho com os diretores das Casas da Secma.

Conforme adiantou Olga Simão, estes encontros ocorrerão quinzenalmente, a fim de ocorrer, entre os diretores dos órgãos, um compartilhamento dos projetos para que as ações artísticas e culturais sejam previamente agendadas. Ela também salientou que as reuniões acontecerão aleatoriamente em cada uma das 13 Casas de Culturas.

“Queremos uma integração maior entre os gestores culturais e com isso poder proporcionar maior divulgação dos eventos de cada Casa de Cultura. Planejamos, inclusive, um calendário mensal de eventos com todas as ações da Secretaria de Cultura que conta com o apoio do Governo do Estado e também dos parceiros”, afirmou a secretária Olga Simão.

Durante o encontro foi explanado todos os acontecimentos feitos pela Secma no decorrer do mês de agosto. Entre eles a VI Semana de Dança Maranhense, a V Semana Montelliana e a Semana de Cultura Popular. “Queremos agradecer o total apoio que tivemos do Governo do Maranhão para o sucesso destes eventos”, disse o diretor do Teatro Arthur Azevedo, Roberto Brandão.

Participaram da reunião de trabalho diretores e representantes da Casa de Cultura Josué Montello, Centro de Cultura Popular, Teatro Arthur Azevedo, Museu Histórico e Artístico, Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Biblioteca Pública Benedito Leite, Coordenação de Patrimônio, Casa de Nhozinho, Centro de Artes Cênicas, Escola de Música, Casa do Maranhão, Arquivo Público e Teatro João do Vale.

Fonte: Secom

Washington assina Pacto Nacional pela Juventude

O candidato da coligação “Juntos por São Luís”, Washington Luiz (PT), assinou nesta terça-feira (28), o Pacto Nacional pela Juventude, proposto pelo Conselho Nacional. O documento prevê um compromisso real do candidato com as diretrizes propostas pela Secretaria Nacional de Juventude, ligada à Presidência da República, para a melhoria da qualidade de vida de jovens em todo o Brasil. O secretário Nacional de Juventude do PT, Jefferson Lima, esteve presente ao ato.

O pacto foi proposto nacionalmente e apresentado aos candidatos a prefeito dos 5.565 municípios brasileiros, no intuito de estabelecer uma política municipal de apoio à Juventude em todo o país. Washington foi o primeiro candidato em São Luís a assumir e assinar o acordo.

A Política Nacional de Juventude é um compromisso recente no Brasil. Começou a ser desenhada em 2003, com a ascensão de Lula à presidência. Apesar de registrar avanços consideráveis na área, o Conselho Nacional de Juventude acredita que mais pode ser feito por essa fatia considerável da população: de acordo com dados do IBGE, 6,5 milhões de jovens não trabalha e não estuda. Além disso, 32,8% dos jovens entre 18 e 24 anos abandonaram os estudos sem completar a educação básica e apenas 12% chegaram a cursar o ensino superior. Os dados são de 2009.

O documento assinado por Washington tomou como base propostas apresentadas pelas Juventudes de 14 partidos, unidas a representantes das juventudes Negra, Católica, Evangélica e movimentos universitários de São Luís, que procuraram adaptar as diretrizes nacionais à realidade local.

Segundo Ana Tereza Ferreira, da Juventude do PT, a assinatura do pacto representa um compromisso concreto de Washington com os jovens da capital maranhense. “A iniciativa mostra a real intenção do candidato em implementar políticas públicas planejadas pela e para a juventude ludovicense”, analisa a estudante,

Dentre os compromissos apresentados pelo pacto, estão tarefas de implantação imediata, com a intenção de promover a emancipação da juventude por meio da consolidação de políticas específicas, tais como o combate ao crack, o investimento em educação profissionalizante, o combate às altas taxas de mortalidade entre jovens, o incentivo ao empreendedorismo juvenil, a ampliação dos espaços para disseminação de cultura e lazer para jovens, dentre outros.

Durante o ato da assinatura, Washington fez questão de lembrar que o documento já passa a fazer parte do plano de governo proposto pela sua candidatura. “São necessidades reais, identificadas pela própria Juventude”, relata o petista. “Assinar esse compromisso mostra a nossa intenção de ouvir a população, em todas as suas faces, e fazer de nosso governo uma gestão participativa e transparente”, assegura o candidato.

Fonte: ass. de comunicação

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Eleições 2012: Padilha ressalta necessidade de integração entre municípios e Governo Federal

Com mais de cinco mil municípios, o Brasil vive um momento muito importante, um contexto político diferenciado. Em outubro, a escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores tem o sentido de, entre outros fatores, buscar melhor qualidade de vida, cidadania e administração participativa.

O ministro da saúde, Alexandre Padilha, que também foi ministro de Relações Institucionais no governo Lula declarou nas gravações de apoio:

“No governo do presidente Lula abrimos as portas de Brasília aos prefeitos e prefeitas e Juntos reduzimos pela metade a mortalidade infantil e criamos o Samu”. Ele explicou ainda que o Samu vai chegar no interior e que a rede cegonha foi criada, nas palavras de Padilha: “... para dar qualidade há um momento tão especial que o nascimento de uma criança”.

O ministro informou ainda que mais de dois milhões de pessoas já são atendidas por mês nas UPAS 24 horas e mais 25 mil unidades de saúde nos bairros estão sendo construídas e ampliadas e em um ano o sistema de saúde do governo federal aumentou para quase 3 milhões de pessoas beneficiadas.

“Nosso novo esforço é atender mais rápido quem precisa de uma prótese dentária, cirurgia de catarata, varizes e próstatas e é trabalhando junto com os municípios que vamos conseguir desafogar os hospitais e garantir mais qualidade no atendimento a saúde”, afirmou Padilha ao ressaltar a importância da eleição da presidente Dilma Rousseff, para dar continuidade nas ações do governo federal .

“Em 2010 elegemos a primeira mulher para governar o país. Estamos avançando ainda mais e como ministro da saúde da presidenta Dilma, estamos ampliamos os programas como a distribuição gratuita de medicamentos para hipertenção, diabetes e asma, no “aqui tem farmácia popular, ao pedir que nas eleições municipais seja escolhido um candidato do PT, Alexandre Padilha ressaltou que a parceria com o município é fundamental para que este avanço chegue até a população. Ao declarar seu apoio Alexandre Padilha citou Doutor Santana em Juazeiro do Norte, Fernando Haddad em São Paulo entre outros candidatos a prefeitos.

  Fonte: pt.org

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Castelo é desmentido por Semed sobre manter três escolas em tempo integral

O prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), candidato à reeleição pela coligação "Pra Fazer Muito Mais", mentiu ao afirmar, em entrevista ao JMTV II, no início da semana passada, que a Prefeitura já mantém três escolas de tempo integral na capital maranhense. Uma nota oficial da Secretaria Municipal de Educação (Semed) desmente o prefeito.

Na ocasião, o tucano disse aos jornalistas Sidney Pereira e Amanda Couto, da TV Mirante, que existem em São Luís escolas nesses moldes na Divineia e no São Raimundo, além da Unidade de Ensino Básio (UEB) João Guimarães. E prometeu mais, ao anunciar que, a partir de 2013, o Município começará a contar com creches funcionando no mesmo sistema.

"Nós já estamos fazendo experiência com escolas de tempo integral. Temos três escolas de tempo integral: a U.E.B. João Guimarães, a escola do São Raimundo e a escola da Divineia. E, a partir do ano que vem, já vamos começar com as creches em tempo integral", declarou.

A reportagem de O Estado tentou encontrar, na sexta-feira (24), a escola de tempo integral da Divineia e descobriu a primeira incongruência do discurso do prefeito. A unidade lá existente é a mesma U.E.B. João Guimarães, que não funciona em tempo integral, como atesta um funcionário da escola, que preferiu não se identificar, por medo de retaliações.

"Não, não é de tempo integral, não. [O horário de saída] pela manhã é 11h30", disse à reportagem, confirmando o horário de entrada da turma do turno vespertino: "Entra uma e meia".

Desmentido - Uma nota oficial emitida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) também desmente o prefeito. Segundo o comunicado, enviado a O Estado na noite de sexta passada, as escolas de tempo integral citadas pelo prefeito na TV Mirante estão inseridas no Programa Mais Educação, do Governo Federal.

"As três escolas mencionadas pelo prefeito João Castelo na entrevista concedida à TV Mirante já estão inseridas no Programa Mais Educação, do Governo Federal, em regime de educação integral (com atividades escolares extras - reforço escolar, lazer, esporte, etc). Com isso, a Prefeitura de São Luís caminha a passos largos para o projeto de Escola de Tempo Integral", diz a nota.

Mas a efetivação do programa só em 2013, de acordo com a própria Semed. "Essas três unidades farão parte de um projeto piloto [experimental] de escola de tempo integral a partir do próximo semestre", completa.

A implantação de creches em tempo integral - projeto que o prefeito João Castelo disse começar só em 2013 - é a única ação que a Secretaria de Educação de São Luís confirma já ter sido efetivada. "Duas creches em São Luís já estão funcionando em regime de tempo integral", finaliza o texto enviado pela assessoria.

Candidatos condenam discurso de João Castelo

Os candidatos Washingotn Luiz (PT), Eliziane Gama (PPS) e Tadeu Palácio (PP) condenaram a atitude do prefeito de mentir sobre o que consideraram assunto tão sério debatido no bojo das eleições deste ano.

Para o petista, o tucano tenta iludir e "criar ilusões na cabeça do eleitor". O vice-governador classificou como lamentável a postura do atual mandatário da capital. "É complicado fazer campanha usando esses artifícios, tentando criar ilusões na cabeça do eleitor", disse.

Washington lembrou que, há duas semanas, o prefeito achava inviável a implantação do sistema de ensino em tempo integral em São Luís, quando concedeu entrevista ao programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM. "Agora ele diz defender, e ainda faz promessas falsas", completou.

O ex-prefeito Tadeu Palácio afirmou à reportagem de O Estado não se ter surpreendido pela revelação de que a capital, na verdade, não conta com nenhuma escola de tempo integral. "Um administrador que não consegue manter as escolas que a cidade já tem não conseguiria mesmo implantar um sistema tão complexo, que necessita de estudos mais aprofundados para uma efetivação gradual", destacou.

O ex-prefeito ressaltou como pensa a escola de ensino em tempo integral ideal. "Uma escola de tempo integral não é só aquela que funciona o dia inteiro. Ela precisa ser planejada, para dar assistência aos estudantes, com conteúdo programático sintonizado com as necessidades que o mercado hoje impõe, alimentação equilibrada, e um bom leque de atividades extracurriculares, que contribuam para o crescimento do aluno como ser humano, e, no futuro, como profissional", pontuou.

Nada estranho - A candidata a prefeita pelo PPS, deputada estadual Eliziane Gama, foi mais dura. Ela disse não estranhar a falsidade das declarações do prefeito. "Vindo de Castelo, isso não é estranho. Ele já prometeu acabar com o caos do transporte e não fez. Prometeu um grande hospital e não fez", argumentou.

Para a candidata, o prefeito tem apresentado "muita coisa por fazer" em sua campanha eleitoral. "O prefeito tem apresentado muita coisa por fazer, mas todo mundo já sabia que não existem escolas de tempo integral na cidade", finalizou.

Mais

As declarações do prefeito João Castelo sobre a suposta existência de escolas de ensino integral em São Luís surpreenderam ainda mais a classe política da capital porque, uma semana antes, ele disse ser praticamente inviável, com o orçamento atual da prefeitura, implantar o modelo na cidade.


Fonte: jornal O Estado do Maranhão /Gilberto Léda/Da editoria de Política



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Lula e Roseana estrelam primeiro programa de Washington Luiz na TV

A presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da governadora Roseana Sarney (PMDB) - e as várias menções à presidente Dilma Rousseff - foi o destaque do programa eleitoral gratuito da coligação "Juntos por São Luís”, na TV, na noite de ontem. Nas suas aparições, o candidato Washington Luiz destacou as parcerias e a sintonia que pode ter com os governos federal e estadual para garantir recursos e obras para a capital maranhense, se eleito prefeito.

O ex-presidente Lula abriu o programa. "O companheiro Washington tem toda a competência para ser um bom prefeito", destacou, antes de aparecer em várias fotos com o petista, ao lado de Dilma e Roseana.

A governadora Roseana reforçou a tese de que Washington Luiz faz parte de um projeto de desenvolvimento para São Luís. "Washington é parte de um projeto do ex-presidente Lula, da presidente Dilma e meu. Um projeto para resgatar a importância econômica, cultural e turística da nossa cidade. E é hora de decidir se queremos São Luís nessa arrancada, em que estamos juntos para prepará-la para o futuro", disse.

"A Prefeitura de São Luís faz muito pouco, quase nada mesmo", frisou, criticando a administração João Castelo (PSDB).

O discurso do petista foi avalizado por lideranças religiosas e acadêmicas. Outro integrante do governo que participou do programa foi o secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, reforçando a ideia de que Washington Luiz é o candidato oficial do Palácio dos Leões. "O Washington é um homem de bem, honesto e correto. Sempre foi dedicado aos movimentos sociais, independentemente de ter ou não mandato eletivo", afirmou.

Dificuldades - Numa espécie de bate-papo com o eleitor, o prefeito João Castelo, candidato à reeleição pela coligação "Pra Fazer Muito Mais", destacou o que considerou dificuldades para desenvolver seus projetos para a cidade.

Ele citou obras e ações como o asfaltamento de ruas e avenidas da capital, a entrega de farda e leite aos estudantes da rede municipal de ensino, melhorias na iluminação pública e a construção de canais nos bairros como principais realizações do mandato. Mas não falou do VLT nem de trânsito. Como nas inserções de rádio, o tucano voltou a citar parcerias com a presidente Dilma. Para o prefeito, "São Luís é maior que qualquer disputa política, que qualquer desavença".

"Vou continuar indo à presidente Dilma, com bons projetos, para trazer mais e mais recursos e firmar mais parcerias, como já firmei ao longo desses anos", completou.

O candidato a prefeito pela coligação "Muda São Luís", deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC), focou, no horário eleitoral da noite, sua origem como Os candidatos Marcos Silva (PSTU), Haroldo Saboia (PSOL) e Ednaldo Neves repetiram, à noite, o mesmo programa apresentado no início da tarde. Com um programa que emocionou à tarde, a deputada estadual Eliziane Gama, candidata pelo PPS, manteve a mesma apresentação à noite e já não surpreendeu.


Fonte; Jornal O Estado do Maranhão

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Carreata de Washington 13 movimenta a Cidade Operária


O candidato a prefeito de São Luís pela coligação “Juntos por São Luís”, Washington Luiz, ao lado do candidato a vice – prefeito Afonso Manoel, e vereadores e lideranças dos partidos que compõem a coligação, realizou uma grande carreata neste domingo na região da Cidade Operária.

“Esta é uma região muito populosa e muito diversa em seu comércio e em suas atividades econômicas, e merece uma atenção especial do poder público municipal”, esclarece Washington. “A região da Cidade Operária deve encabeçar uma das 13 subregiões administrativas que serão organizadas pela nossa gestão, no intuito de deixar a prefeitura mais próxima das comunidades e dos problemas que elas enfrentam”, assinala o candidato.

Cerca de duzentos carros compareceram à atividade, entre candidatos a vereador, amigos e simpatizantes da candidatura petista, entre eles, a secretária estadual de Cultura, Olga Simão. “Estamos mostrando a força do 13. É Washington prefeito”, declarou.

Percorrendo as principais avenidas da Cidade Operária, Vila Ryod, Jardim Tropical, Cidade Olímpica e Jardim América, a carreata foi bem recebida por moradores da área. “A gente começa a acreditar numa mudança em nossa cidade”, empolgou-se a comerciante Simone Mafra.

Fim de semana – No sábado, Washington visitou a zona rural de São Luís, indo até o bairro da Vila Esperança, localizada às margens da BR-135. O que ele pôde conferir foi mais uma localidade da Ilha abandonada pelo poder público municipal: muitas vias sem asfaltamento e onde havia algum asfalto, percebia-se a pressa do serviço mal executado.

“É possível notar que algumas vias tiveram um serviço feito às pressas, só pra demonstrar o poderio econômico que o candidato da prefeitura tem. Mas a nossa campanha é popular e feita nas ruas, mostrando que a vontade do povo pode ser mais forte que o dinheiro”, declarou Washington.













segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Campanha de Washington nos bairros da cidade

O vice-governador Washington Luiz (PT) foi o candidato com maior volume de ações de campanha no fim de semana em São Luís. Ele cumpriu compromissos no São Raimundo, Vila Embratel, Pirapora, Povoado Cassaco, Liberdade, São Cristóvão, Vila Cascavel, Coroadinho, Anil e Cidade Operária. Participou de mobilizações comunitárias, reuniões com lideranças, caminhadas e inauguração de comitês de campanha de candidatos a vereador pela coligação.

Com propostas nas áreas da saúde, mobilidade urbana, educação e segurança pública - por meio de uma parceria com o Governo do Estado -, nas incursões em que realizou, Washington recebeu o apoio de líderes comunitários.

 "Temos uma grande coligação, formada por 14 partidos, e também um grande número de vereadores com base em quase toda a cidade. Isso contribui muito para dar agilidade a nossa campanha. Também destaco o meu envolvimento com os movimentos sociais e lideranças de bairro que têm sido fundamental para intensificar a nossa presença nos bairros. Outro ponto é a militância dos partidos da nossa coligação. Essa soma de fatores tem sido responsável pelo nosso volume de campanha, que com certeza irá crescer ainda mais", afirmou a O Estado o petista.

No sábado, o vice-governador participou de uma caminhada no São Raimundo, em seguida, de uma 'farinhada' no Povoado Cassaco, próximo ao Quebra-Pote; depois de inauguração do comitê da candidata a vereadora Maria Isabel (PT) na Liberdade e do candidato Valdeison Leal (PTB), no São Cristóvão, além de reuniões na Assembleia de Deus, na Vila Embratel e de um encontro na Igreja Católica, no Pirapora.

Ontem, Washington participou de um café da manhã em homenagem ao Dia dos Pais na Vila Cascavel e inauguração de um comitê de campanha no Coroadinho. Ele ainda foi a uma feijoada na Cidade Operária e prestigiou uma gincana no Coroadinho.

Fonte: jornal O Estado do Maranhão

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Washington cresce em nova pesquisa para disputa à prefeitura de São Luís

O candidato da coligação “Juntos por São Luís”, Washington Luiz (PT), cresceu segundo levantamento Escutec/O Estado, divulgado nesta quarta-feira (1°). A pesquisa, realizada entre os dias 28 e 30 julho, apontou crescimento do petista, que agora tem 5,4%.

Washington saiu de 3,4%, conforme primeiro levantamento realizado pela Escutec, para 5,4%, pontos percentuais. Com o crescimento, Washington Luiz aparece entre os quatro primeiros colocados na corrida rumo à prefeitura de São Luís. Vale ressaltar que oito candidatos disputam a eleição majoritária na capital maranhense.

O crescimento de Washington deve-se ao volume de campanha do petista nas ruas da capital, que vem crescendo, e as caminhadas realizadas diariamente nos bairros de São Luís, junto com o candidato a vice, Afonso Manuel, candidatos a vereador e lideranças dos 14 partidos que compõem a coligação “Juntos por São Luís”.

Washington também conta com a empolgação do “arrastão 13”, que já percorreu quase 50 bairros de São Luís, arregimentando a presença massiva da população, lideranças comunitárias, amigos, correligionários e autoridades políticas e da militância.

Por onde passa, Washington é recebido com carinho e entusiasmo de populares e moradores. Durante as caminhada, Washington tem conversado com a população e conhecido de perto as principais necessidades das comunidades.

A pesquisa Escutec/O Estado – registrada no TRE sob o protocolo MA-062/2012 – foi realizada entre os dias 28 e 30 julho e ouviu 800 pessoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais, ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.