sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CUT entrega plataforma a Washington e confirma apoio ao petista

Dirigentes da Central Única dos Trabalhadores no Maranhão (CUT – MA) entregaram, na manhã desta quinta-feira (27), ao candidato da coligação “Juntos por São Luís”, Washington Luiz (PT), a Plataforma da Central para as eleições 2012. O documento propõe políticas em temas essenciais para a qualidade de vida da população, tais como: educação, saúde, água e saneamento, emprego, moradia, terra, agricultura, violência, drogas, entre outros.

“Washington é o único candidato que o movimento sindical acredita. Por isso estamos aqui, para dizer estamos com você”, disparou a presidente da CUT – MA, Adriana Oliveira.

Ao receber a plataforma das mãos da presidente, Washington destacou que as propostas da CUT reforçam seu Plano de Governo para São Luís. “Nosso projeto para São Luís é o mesmo de vocês, com base na gestão pública democrática e participativa e capaz de aliar desenvolvimento sustentável com igualdade social e valorização do trabalho”, destacou acrescentando que pretende administrar ouvindo os movimentos sociais.

“Nós não temos participação na atual administração, nem oportunidade de contribuir para a construção dos serviços que vamos executar”, denunciou Cristovam Araújo, presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de São Luís (SINFUSP) e membro da diretoria da CUT. “Por isso é que esperamos que você como servidor público que é, e conhece nossa realidade contribua para melhorar nossa remuneração”, ressaltou.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais, Cleinaldo Lopes, destacou a determinação e o engajamento de Washington para implantação do Plano Geral de Carreiras, Cargos dos Servidores Públicos Estaduais (PGCE). “Washington é servidor e sindicalista e tem trajetória na luta pela causa trabalhadora e demonstrou sua sensibilidade quando lutou junto conosco para implantação do PGCE. Com certeza ele é o melhor nome para classe trabalhadora”, frisou o sindicalista.

Caminhada – O volume de campanha de Washington continua crescendo. Na tarde de quarta-feira (26), ele fez uma grande caminhada bairro da Alemanha. Acompanhado do seu vice, Afonso Manoel e de candidatos a vereador, o petista conversou com a comunidade sobre os principais problemas que enfrentam. “Moro aqui há 41 anos, e toda eleição são as mesmas promessas. Desta vez não tem pra ninguém: voto no Washington porque acompanhei o trabalho dele como vice-governador, ele nos ajudou a criar o primeiro conselho comunitário de segurança de São Luís, o que devolveu a paz para Alemanha”, declarou Orlando Egídio, líder comunitário.

O carro de som anunciava a chegada do arrastão do 13, as pessoas iam para as portas e chamavam Washington para conversar, como fez a diretora da creche comunitária Turma da Xuxa, Maria Joana Costa. “Tem mãe aqui que já perdeu seu filho pro Conselho Tutelar, porque tem que trabalhar e não tem com quem deixar as crianças. Aqui atendemos 18 crianças, sem nenhuma ajuda do poder público. Precisamos de um Prefeito sensível a essa questão, temos que cuidar dessas crianças, porque senão elas vão para as ruas e aí acontece o pior” desabafou.

A Alemanha é um dos bairros mais antigos de São Luís, e apesar de estar próximo do Centro ainda convive com problemas estruturais, como ruas sem pavimentação e falta de saneamento básico.

“Vejo aqui na Alemanha problemas graves, como falta de saneamento, transporte coletivo precário, ausência de postos de saúde e moradias inapropriadas. O nosso compromisso com vocês é dar melhores condições de vida para essa comunidade, com escolas, creches e principalmente, um centro de saúde aqui no bairro”, comprometeu-se o candidato.



quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Uema lança Coleção "São Luís 400 anos"

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Oliveira, apresentou, na noite de terça-feira (25), em solenidade realizada no auditório da Academia Maranhense de letras (AML), 11 obras da Coleção "São Luís 400 anos", lançada pela instituição em homenagem ao aniversário da capital maranhense.

Com o auditório repleto de autoridades, estudantes, intelectuais e jornalistas, o lançamento teve a presença das secretárias de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rosane Guerra, e a de Cultura, Olga Simão, além do vice-reitor, Gustavo Pereira da Costa e o presidente da AML, Benedito Buzar.

A coleção, uma produção da Editora da Uema (Eduema), reúne cuidadosas pesquisas de professores e pesquisadores da instituição e da comunidade.

O reitor da Uema agradeceu o empenho dos pesquisadores e destacou a importância da cerimônia. "Neste momento, nos unimos para reverenciar a cidade, no apogeu das comemorações de seus 400 anos de fundação, e o fazemos cônscios de nossa missão de trabalhar, guardar e oferecer conhecimento em prol de uma São Luís e de um Maranhão mais humano e mais justo".

A secretária Rosane Guerra ressaltou a importância do livro, como conservação da reminiscência coletiva para a sociedade. "Sem memória não existimos”. Para ela, nada melhor para elevar a memória deste 4º Centenário, do que o lançamento da coletânea. “São livros que passeiam pela história e tem forte conotação discursiva e acadêmica. As contribuições são inquestionáveis para construção dos espaços urbanos da cidade", disse.

Representando os autores e organizadores das publicações, o professor José Bello Salgado Neto afirmou que as obras refletem o processo de pensar São Luís no passado e no presente. A professora do curso de Letras da Uema, Dinarcy Correa, por sua vez, fez uma reflexão e resumo de cada obra, destacando o trabalho de cada um.

As obras que compõem a coletânea são:

- A História Capturada: São Luís pelas Lentes de Gaudêncio Cunha (1895-1908), de José Oliveira da Silva Filho;

- São Luís por um triz, de Frederico Lago Burnett;

- Aspectos Urbanos de São Luís: Uma abordagem multidisciplinar, de Grete Pflueger e José Belo Salgado Neto;

- Urbanização da Ilha de São Luís e Seus Impactos Ambientais nos Recursos Hídricos: Análise no período de 1070 a 2010, de Lúcio Macedo;

- O Projeto Educativo das Capuchinhas: O Franciscanismo na História da Educação em São Luís-MA, desde 1913, de Goretti Cavalcanti;

- Recomeço de uma História: Percurso Histórico e a Recriação da Biblioteca Pública do Maranhão na Primeira República, por Diana Rocha da Silva e César Castro;

- Uma Estratégia de Desenvolvimento para São Luís, de Gustavo Marques;

- São Luís em Festa: Bumba-Meu-Boi e a Construção da Identidade Cultural do Maranhão, de Helidacy Corrêa;

- A Cultura Maranhense e sua Culinária Típica, de Dalcilene Marques e Márcia Padilha;

- Resgate Histórico da Ação e dos Resultados da Extensão Rural Oficial do Maranhão, de José Peregrino Dias;

- São Luís do Maranhão: Novos Olhares sobre a Cidade, de Elizabeth Abrantes e Sandra Regina dos Santos.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Disque 100 vai receber denúncias de tortura

A partir de janeiro do próximo ano, o Disque 100 também vai registrar casos e orientar vítimas de tortura. O serviço telefônico da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República foi criado para receber denúncias de crimes e violações dos direitos humanos.

De acordo com dados da Secretaria, entre fevereiro de 2011 e fevereiro de 2012, 1.007 queixas de tortura foram anotadas pelo sistema que tem módulos específicos para registro de violações de direitos de crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, grupos LGBTT (lésbica, gays, bissexuais, travestis e transexuais) e pessoas que vivem nas ruas.

A maioria dos casos de tortura (65%) é de pessoas presas em cadeia pública, delegacia de polícia e presídio (mais de 48%).

A ocorrência da tortura em dependências policiais ou presidiárias dificulta as denúncias. Segundo a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, sete de cada dez denúncias foram anônimas. “Essas pessoas não apresentaram identidade porque temem represália. Em geral, estão denunciando agentes que deveriam cumprir a lei”, assinala.

A decisão do Disque 100 de registrar casos de torturas em prisões acontece uma semana depois do Brasil ter acatado sugestões do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) sobre o sistema prisional brasileiro.

“O Brasil se notabiliza por não aceitar a tortura ou qualquer violação dos direitos humanos. A marca do país não é das violações, mas de indignação a cada violação. Nós estamos agindo diante dela”, disse Maria do Rosário ao admitir que a violação de direitos humanos “talvez tenha sido naturalizada nas instituições fechadas”, acrescentou.

Segundo ela, o fenômeno ainda guarda relação com práticas da época da ditadura militar. “Há uma cultura nas instituições brasileiras que foi formada ao longo do tempo e que tem no epicentro da formação cultural manuais nefastos e perversos que foram lançados na preparação de agentes policiais para orientar como torturar para [obter] delação da resistência.”

Para quem denunciar

Os Conselhos Tutelares são instituições que podem receber denúncias. Eles foram criados para zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. Cabe ao Conselho receber a notificação e analisar a procedência de cada caso, visitando as famílias. Se for confirmado o fato, o Conselho deve levar a situação ao conhecimento do Ministério Público.

Em município onde não há Conselhos Tutleares, as Varas da Infância e da Juventude podem receber as denúncias.

Disque 100

O serviço do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é coordenado e executado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Por meio do telefone 100, o usuário pode denunciar violências contra crianças e adolescentes, colher informações acerca do paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de pessoas – independentemente da idade da vítima – e obter informações sobre os Conselhos Tutelares.

O serviço funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização, conforme a competência, em um prazo de 24h. A identidade do denunciante é mantida em absoluto sigilo.

Pode ser acessado por meio dos seguintes canais:

• discagem direta e gratuita do número 100;

• envio de mensagem para o e-mail: disquedenuncia@sdh.gov.br

• na internet: www.disque100.gov.br

• ligação internacional. Fora do Brasil por meio do número: +55 61 3212.8400

Disque 100 recebeu mais 7 mil denúncias de abuso sexual infantil nos primeiros meses do ano:



Fonte: Secretaria de Direitos Humanos

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Washington implantará ações de atenção aos idosos

Implementar as ações do Pacto Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; criar novos Centros de Atenção Integral à Saúde do Idoso (CAISI’s) em São Luís; e regulamentar e implementar o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Essas são as principais propostas do candidato a prefeito da coligação “Juntos por São Luís”, Washington Luiz (PT), para a população idosa.


As propostas, que fazem parte do plano de governo de Washington, foram anunciadas pelo candidato e seu vice de chapa, deputado Afonso Manoel, na sexta-feira (21), durante encontro com dezenas de aposentados e idosos ligados ao Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sindsep) - entidade sindical que Washington ajudou a fundar e presidiu no Maranhão.

“É com a mesma garra e trabalho que dediquei ao Sindsep que pretendo administrar São Luís. Foi aqui que iniciei minha luta em defesa de uma sociedade justa, igualitária e moderna. Com esse ideal vamos a rumo a vitória por São Luís”, declarou Washington aos companheiros do Sindsep que acompanharam sua trajetória e militância nos movimentos sociais.

Washington ressaltou que é necessário administrar a cidade com uma gestão transformadora e nova, rompendo com modelos antigos. “Infelizmente a política em São Luís está virando capitania hereditária, passando de pai para filho. Eles vêm com um ideia de proposta nova, mas é o continua sendo o mesmo modelo antigo e conservador que se repete. Isso não é mudança”, apontou. “Vocês me conhecem e sabem que vou honrar com aqueles que votarem em mim, administrando da forma que todos esperam”, destacou.

Diretor do Sindsep e servidor aposentado da ex-Sucam, José Pedro de Moraes, frisou que Washington é um homem do povo e que sempre lutou pelos menos favorecidos. Ele testemunhou que em todos os cargos públicos que ocupou, Washington sempre foi acessível e atendeu a todos. “Vou votar nele porque é o único prefeito que teremos a oportunidade de cumprimentar e ser atendidos”, afirmou.

Carta de compromisso

O candidato da coligação “Juntos por São Luís”, também assinou nesta sexta-feira (21), uma carta de compromissos do Movimento Maranhense de Pessoas com HIV e Aids em conjunto com o grupo Solidariedade e Vida, para inclusão e melhoria do atendimento de pessoas vivendo com HIV e Aids no município de São Luís.

Na carta apresentada pelo representante do movimento, Ronaldo Oliveira, Washington se comprometeu, caso seja eleito prefeito de São Luís, a implementar uma rede de laboratórios para atendimento da demanda com HIV e Aids com todos os exames e procedimentos. Além disso, garantia de unidades de internação; desburocratização da marcação de consultas; e aumentar o número de profissionais especializados e intensificar políticas de prevenção.

O documento também garante ações de moradia em articulação com a Caixa Econômica Federal para oferta de habitação pelo programa “Minha Casa Minha Vida” para pessoas vivendo com HIV e Aids; e ainda intensificar as ações educativas de saúde e prevenção nas escolas.

“O que nós queremos é que o próximo gestor se comprometa com nossa luta para inclusão e respeito de pessoas vivendo com HIV e Aids”, explicou o representante do movimento, Ronaldo Oliveira.


“Nós vamos garantir todo o apoio necessário a vocês durante nosso governo e lutaremos pela causa em nossa cidade, intensificando ações de prevenção e atendimento às pessoas com HIV e Aids”, garantiu Washington.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Cemar corta a energia da sede da Prefeitura de São Luís e da Semed

SÃO LUÍS – Na manhã desta quarta-feira (19), a Cemar cortou o fornecimento de energia do prédio da Prefeitura de São Luís, localizado na Avenida Pedro II e no Palácio de La Ravardiére, e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Rua 7 de Setembro.

O corte foi motivado por falta de pagamento. Em nota a empresa afirmou que: “A Cemar esclarece que a Prefeitura Municipal de São Luís possui uma pendência relativa ao pagamento do consumo de energia elétrica. Por não obter sucesso, após diversas tentativas de negociar o pagamento da mesma, a Companhia decidiu interromper o fornecimento da energia elétrica na Secretaria Municipal de Educação e na Sede Administrativa do Município”.

A nota completa, ainda, informando que a Companhia está conduzindo o assunto junto à Prefeitura Municipal de São Luís com base na legislação do setor elétrico brasileiro. A Cemar ressaltou, também, que nenhuma unidade prestadora de serviço essencial foi atingida.

O Imirante entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de São Luís para pedir um posicionamento sobre o assunto, mas não obteve retorno


Fonte: imirante


Brasil supera meta definida pela ONU para a mortalidade infantil

O Ministério da Saúde (MS) apresentou nessa quarta-feira (19), na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Washington (EUA), os detalhes do relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), que comprovou que o Brasil já alcançou os índices de redução definidos pelas metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODB) em relação à mortalidade de crianças com menos de cinco anos de idade.

“Atingir a meta estabelecida pela ONU antes do prazo é uma grande vitória brasileira”, diz o ministro Alexandre Padilha, que fez a apresentação durante a 28ª Conferência Sanitária Pan-Americana e da 64ª Sessão do Comitê Regional.

O acordo internacional previa a redução em 2/3 da mortalidade desse público entre 1990 e 2015. O Brasil apresentou redução de 73% das mortes na infância desde 1990. Em 2011, o órgão internacional mostra que o índice brasileiro caiu para 16 mortes a cada mil habitantes. De acordo com Padilha, essa redução se deu com a expansão da Atenção Básica no País, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), e de ações preconizadas para a melhoria da atenção integral a saúde das crianças. “Mas nós queremos avançar ainda mais. Para isso, temos a Rede Cegonha que vai reforçar a qualidade no pré-natal e também a qualidade na assistência ao parto”, planeja o ministro.

Segundo o MS, foram investidos, desde o ano passado, cerca de R$ 3,3 bilhões na Rede Cegonha, que conta com a adesão de 4.759 municípios brasileiros. A estratégia, que reúne medidas que garantem assistência integral às grávidas e ao bebê, criou 348 leitos neonatais e requalificou mais 86 em 2011. A previsão é habilitar 350 novos leitos neonatais ainda neste ano. Atualmente, o Brasil conta com 3.973 leitos de UTI Neonatal e 2.249 de UTI Pediátrica. Estima-se que 91,5% do total de gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) serão atendidas pelo programa.

Conferência - Ainda durante a Conferência, o MS vai apresentar a estratégia para prevenção e o controle das doenças não transmissíveis e levar a sua experiência brasileira para o plano das Américas.

Durante a conferência, haverá ainda debate sobre o relatório do Grupo de Experts - grupo de especialistas - sobre mecanismos inovadores para pesquisa e desenvolvimento em saúde. O que for acordado nesta reunião irá subsidiar a reunião global prevista para novembro deste ano, em Genebra.

Bolsa família melhora vida das crianças

De acordo com o relatório das Nações Unidas, o Bolsa Família é um fator para a redução da mortalidade infantil, pois toda mãe com crianças de até sete anos de idade beneficiada deve apresentar a carteira vacinal em dia e, caso a mulher esteja gestante, deve ter acompanhamento do pré-natal.

Entre outras políticas citadas está o Programa Nacional de Imunização, que conseguiu que o País eliminasse a ocorrência de diversas doenças. E o Brasil possui a maior e mais complexa rede de Banco de Leite do mundo, que conta com 208 bancos e 109 postos de coleta em todo o País.


Fonte: (Secom / Presidência da República)



quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Washington é sabatinado na Associação Comercial

O candidato da coligação Todos Juntos por São Luís, Washington (PT), foi o convidado da noite desta terça-feira (18) na 4ª Etapa do Encontro dos Empresários com os Candidatos a Prefeito de São Luís, promovido pela Associação Comercial do Maranhão (ACM). Washington esteve acompanhado de seu candidato a vice, Afonso Manoel, que foi presidente da ACM de 1990 a 1994 e levou o prêmio de Empresário do Ano em 1996.

A ACM é a entidade empresarial mais antiga do Maranhão, contando 158 anos de fundação e agregando representantes dos mais diferentes setores produtivos do Estado. No encontro com empresários, a diretoria propôs um debate com os cinco candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto, para que os associados apresentassem algumas questões relativas às atividades econômicas desenvolvidas na capital.

O presidente da ACM, Haroldo Cavalcanti Jr explicou que a iniciativa busca conhecer as propostas dos candidatos, especialmente as que tenham foco no crescimento e desenvolvimento da cidade. Dentre os temas debatidos, os empresários escolheram falar sobre trânsito e transporte; malha viária; tributação; turismo; abastecimento de água; e soluções para o Centro Histórico de São Luís. “Saúde e Educação são temas importantes para nossa cidade, mas nossa meta aqui é avaliar os planos para o desenvolvimento dos setores produtivos representados na Casa”, ressaltou o empresário.

Um dos assuntos mais debatidos durante a noite foi a questão do trânsito, transporte e malha viária de São Luís, que, segundo o empresário Douglas Pinho, está à beira de um colapso. “A cidade precisa de investimentos em um sistema de transporte integrado que favoreça o deslocamento de passageiros sem encher todas as ruas e avenidas com ônibus”, sugeriu.

Washington explicou que esse sistema integrado faz parte de sua lista de compromissos elencados em seu plano de governo, cuja elaboração foi realizada em parceria com entidades das classes trabalhadora, patronal e sociedade civil organizada em geral.

“Nossa proposta cria as linhas de abastecimento, que vão ligar os bairros aos terminais de integração; e também as linhas expressas, que levarão passageiros entre os terminais, sem a necessidade das linhas dos bairros mais distantes precisarem se deslocar até o Centro da cidade e vice-versa. Desse modo, o tráfego ganha um fôlego maior”, destacou o petista.

“Também apoiamos a ideia de continuar a instalação de um metrô de superfície na cidade, por entender que a demanda por transporte público em São Luís aumentou muito e é necessário oferecer soluções para um transporte de qualidade”, lembrou Washington.

O empresário Nan Souza, que preside o trade turístico de São Luís observou que é necessário investir em equipamentos urbanos na cidade, como saneamento básico e melhoria da infraestrutura das vias, porque esse conjunto incentiva o desenvolvimento do turismo. “Somos uma cidade turística por vocação, mas precisamos pensar no turismo como resultado de um esforço conjunto do poder público para que as coisas aconteçam naturalmente” declarou.

Washington também reafirmou seu compromisso com o Centro Histórico, destacando ações pontuais e contínuas que serão definitivas para sua preservação. “Não basta recuperar um casarão antigo: tem que recuperar e ocupar, para que a preservação do local se dê todos os dias”, propôs. “O Centro Histórico pode receber faculdades, casas estudantis, apartamentos para cidadãos comuns, empreendimentos do setor turístico. É isso que o meu governo vai incentivar a facilitar”, concluiu.





segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Domingo movimentado: Washington faz mega carreata, recebe apoio dos funcionários dos Correios e de pastores da Universal

Uma gigantesca carreata da coligação “Juntos por São Luís”, encabeçada pelo candidato a prefeito, Washington Luiz, e o vice, Afonso Manuel, percorreu neste domingo (16), os bairros Vila Embratel, Residencial Rezende, Sá Viana, Residencial Paraíso, Pindorama, Parque Timbira, Bom Jesus e Coroadinho.

A manifestação reforçou o crescimento de Washington nos bairros de São Luís. Por onde passou, a carreata despertou atenção e entusiasmo de moradores pelo grande número de veículos, motocicletas e carros de som que a acompanhavam.

“Meu candidato é Washington porque nunca um candidato a prefeito passou em nossa rua. Só passava aqui o povo que cola cartaz. Mas esse candidato foi o único que passou em nossas ruas que estavam esquecidas”, revelou a moradora do Residencial Rezende (região Itaqui-Bacanga), Crenilda dos Santos, ao ver a carreata de Washington passar em seu bairro.

Durante a carreata, Washington e o vice Afonso Manoel acenaram para a população e receberam gestos de carinho e entusiasmo dos moradores. “Estamos a cada dia crescendo e recebendo manifestações de apoio do povo por onde passamos. Isso é uma demonstração de que todos querem ver São Luís de cara nova. É com essa força do povo e da militância dos 14 partidos que estão conosco que chegaremos a vitória”, comemorou Washington.

Glória Helena Dominice, moradora do Residencial Paraíso, ressaltou que há um sentimento de esperança na população de São Luís para que a cidade melhore. “Nós esperamos que o próximo prefeito melhore a infraestrutura, transporte, educação e saneamento dos bairros mais carentes como esse aqui”, disse, referindo-se à comunidade onde vive.

Carteiros - Neste domingo, Washington também recebeu, na Choperia Marcelo, uma grande manifestação de apoio de centenas de funcionários dos Correios em São Luís. “Washington sempre esteve presente em todos os nossos eventos. Ele é o único com propostas sérias para São Luís. É nosso companheiro e tem o melhor nome para administrar essa cidade”, destacou o diretor dos Correios no Maranhão, José de Lima Brandão.

Na ocasião, Washington Luiz anunciou que irá organizar a cidade em todas as áreas, desde o trânsito, as ruas, sinalizações e logradouros de São Luís. “Temos condições de fazer isso porque temos todo o apoio dos Governos do Estado e Federal para trazer projetos que irão transformar esse munícipio com modernidade e qualidade de vida para todos”, ressaltou.

Lideranças cristãs- Washington também se reuniu, neste domingo, com centenas de lideranças das 80 congregações da Igreja Universal do Reino de Deus, localizadas em São Luís. “As pessoas estão de coração aberto e abraçaram a candidatura de Washington para prefeito de São Luís. A campanha dele só tem crescido e vem se fortalecendo nos bairros a cada dia”, enfatizou o bispo Paulo Luiz, que é candidato a vereador e coordenou o encontro com as lideranças cristãs.

A líder comunitária Livramento Mendes também reafirmou o apoio das lideranças de bairro a Washington. “Vesti a camisa de Washington 13, porque acredito nas propostas dele”, declarou Mendes, que é presidente do Clube de Mães, na Vila Mauro Fecury.

Washington agradeceu o apoio das lideranças da igreja a sua candidatura. “Vocês são muito importantes por serem líderes e formadores de opinião em cada comunidade apresentando nossas propostas, que são diferenciadas, porque aliam todas as forças – governos Municipal, Estadual e Federal”, finalizou.



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Washington destaca ações prioritárias para melhorar a vida população de São Luís

Durante entrevista nesta quarta-feira (12), a uma emissora de televisão, o candidato a prefeito da coligação “Juntos por São Luís”, Washington Luiz, destacou ações prioritárias nas áreas de educação, saúde, transporte público, segurança e saneamento para melhorar a qualidade de vida da população de São Luís.

Washington reafirmou que a educação será prioridade em seu governo com a construção de quatro escolas de tempo integral, de 21 creches e apoio às escolas comunitárias para colocar todas as crianças na escola. “Vamos reestruturar a rede municipal de ensino, ampliando e reformando as escolas e realizar concurso público para profissionais da educação”, acrescentou.

Na saúde, Washington investirá em ações de prevenção, ampliando o número de agentes comunitários de saúde, construção de mais 5 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e modernização da rede de saúde. “Iremos melhorar as estruturas das unidades de saúde para que elas tenham a mesma qualidade das UPAs, além de possibilitar condições de trabalho aos profissionais, construir maternidades e modernizar o sistema de marcação de consultas”, destacou. “Essas serão ações imediatas para saúde”, completou.

Washington também falou das ações para melhorar o trânsito de São Luís. Ressaltou que é necessário organizar o trânsito da cidade, investindo em transportes de massa, corredores exclusivos para ônibus, ciclovias, e investir em ações para a viabilização do uso de vias urbanas alternativas, para melhorar a circulação.

Segurança

O candidato frisou a importância de aparelhar a guarda municipal e enfrentar de forma articulada a violência urbana com projetos de prevenção e controle da criminalidade. “Vamos investir também em ações imediatas para retirar os jovens da marginalidade e agir conjuntamente com a sociedade civil e os governos Estadual e Federal para o enfretamento às drogas”, apontou.

Washington Luiz finalizou a entrevista reforçando a questão do saneamento e abastecimento de água em São Luís. “Criaremos um comitê gestor para atuar junto a Caema para resolver o problema de falta de água na cidade”, informou. “Como prefeito, vou cuidar das pessoas melhorando as condições de vida da população”, concluiu.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Washington fala das propostas para São Luís em emissoras de Rádio e TV e recebe apoio dos agentes do sistema penitenciário


Washington foi entrevistado na Rádio Universidade

O candidato a prefeito da coligação “Juntos por São Luís”, Washington Luiz, iniciou sua semana com extensa agenda de entrevistas, na Rádio Universidade FM e TV Guará. Na Rádio Universidade FM, no programa Santo de Casa ele falou de suas propostas para a área da cultura.

“Em nossa gestão a cultura será uma política pública, para isso iremos criar a Secretaria Municipal de Cultura com orçamento próprio. As ações serão desenvolvidas durante todo o ano, não apenas em datas comemorativas, como é feito hoje”, afirmou.

Washington ainda ressaltou a importância do realinhamento do plano diretor de São Luís, para que a cidade não perca o título de Patrimônio da Humanidade. “É necessário que haja uma correção dessa falha legislativa, porque corremos o risco de perder o título concedido pela Unesco. São 5.600 edificações tombadas, é preciso um dialogo entre as esferas federal, estadual e municipal, tem que haver uma uniformidade da política patrimonial em São Luís”, explicou.

Washington na TV Guará
Na TV Guará, Washington foi o entrevistado do Programa M. Tratou de temas como educação, sustentabilidade e mobilidade urbana. Na área da educação ressaltou a importância das creches e da escola em tempo integral. “A escola em tempo integral já é realidade em diversas capitais e será aqui em São Luís, as mães precisam de tranquilidade para trabalhar, e ter a certeza que seus filhos terão um futuro promissor. E esse é meu compromisso: a partir de 2013 nenhuma criança estará fora da escola”, comprometeu-se. Washington também falou sobre os desafios para governar São Luís.

“Administrar São Luís é um desafio que só pode ser vencido com união, por isso, compomos a maior coligação desta campanha. Sabemos que sozinhos não vamos a lugar nenhum. Temos que ter a alinhamento com os governos federal, estadual e municipal para tirar São Luís do estado de caos em que ela se encontra, esse é caminho”, ponderou.

Apoio- Mais uma categoria profissional aderiu à candidatura de Washington (PT): a dos agentes e inspetores penitenciários. Durante reunião realizada no último sábado, representantes da categoria declararam voto no petista e receberam, das mãos de Washington, o Plano de Governo. Na oportunidade, o candidato explicou que as propostas do plano incluem sugestões apresentadas pela sociedade civil organizada para os problemas da cidade.

“Nosso plano é uma construção coletiva, que agrega as aspirações de vários atores das nossas comunidades, numa prova de que a nossa proposta de gestão inclui uma gestão participativa e transparente”, esclareceu o candidato. “E o mais importante: esse plano ainda não foi fechado. Ainda estamos recebendo contribuições e sugestões para que nosso mandato consiga atender aos anseios da população”, enfatizou.





terça-feira, 4 de setembro de 2012

Sectec seleciona bolsistas para Parque Tecnológico

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), abriu inscrições para seleção de bolsistas de ensino médio e superior. Eles vão atuar no programa Suporte a Implantação de Ações Estratégicas em Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Estado do Maranhão - Parque Tecnológico e Infovias.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Fapema (www.fapema.br), até 20 de setembro, para o preenchimento de 10 vagas (veja quadro abaixo). “Os candidatos devem estar formados, no máximo, há 72 meses (seis anos), e devem dedicar-se integralmente às atividades dos projetos nos quais as vagas estão inseridas”, explicou o secretário-adjunto da Sectec, Osvaldo Saavedra.

Os valores das bolsas variam de R$ 1.072,00 até R$ 4.000,00. O Parque Tecnológico e Infovias prevê a concessão de bolsas de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica para execução de atividades relacionadas à reestruturação e modernização da infraestrutura de comunicação digital do estado, à modernização do sistema agropecuário com foco na agricultura familiar e à instalação do primeiro parque tecnológico do Maranhão.

A expectativa, de acordo com a secretária de Ciência e Tecnologia, Rosane Guerra, é selecionar recursos humanos capacitados para desenvolver atividades que conduzam à implantação e estruturação de um Parque Tecnológico. “A meta inicial é a formação de três Parques Tecnológicos, um em São Luís, em São José de Ribamar e outro em Alcântara, para impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico da região, com foco na competitividade”, afirmou.

Fonte: secom