sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Secretário de Educação se reúne com alunos e professores do Cegel

  Alunos, professores, funcionários e a direção geral do Complexo Educacional Governador Edison Lobão (Cegel) participaram, nesta quinta-feira (27), de reunião na escola com o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes. No encontro, foram reivindicadas ações para a escola e discutida a transferência dos alunos para outro prédio, por causa da reforma geral que será realizada no ano que vem.

Antes de começar a reunião, o secretário visitou as instalações da escola. Acompanhado do diretor geral do Cegel, Waldenê Costa Melo, dos secretários-adjuntos e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Pedro Fernandes constatou a necessidade de obras em todo o prédio. “Não é possível continuar com a escola desse jeito, por isso estamos firmando o compromisso de realizar a reforma um dia após o fim das aulas”, declarou o secretário. O ano letivo de 2012 no Cegel vai terminar no dia 11 de janeiro.

Na reunião com alunos e funcionários, o principal tema tratado foi à transferência dos estudantes para outras escolas durante a reforma. Professores e alunos querem que o Cegel funcione provisoriamente no antigo Colégio Marista, que está sendo reformado para abrigar uma unidade de ensino estadual. Um abaixo assinado com essa reivindicação foi entregue ao secretário, com cerca de 400 assinaturas de estudantes. Pedro Fernandes esclareceu que a reforma do Marista não terminou e ainda está sendo feita uma licitação para a conclusão do serviço, mas que o pedido está sendo avaliado.

O secretário informou que o destino dos alunos e professores do Cegel deve ser tomado até o dia 15 de janeiro, para que seja assinado Termo de Ajustamento de Conduta com a Promotoria da Educação, por meio do qual será definido onde os alunos vão estudar até o fim da reforma no Cegel. “Nossa intenção é dialogar, conversar com todos para encontrar uma solução em comum para essa questão”, afirmou.

Para Waldenê Costa Melo é muito interessante esse envolvimento público com o secretário “Foi reafirmado o interesse de vencer as questões burocráticas e efetivamente iniciar a reforma assim que terminar o ano letivo esperamos por isso”, disse o diretor.

Propostas para o ensino

O secretário falou também de outras ações em planejamento na Seduc. Ele informou que está conversando com instituições que atuam na área de formação técnica, para oferecer cursos profissionalizantes em algumas escolas da rede estadual. Alunos, professores e funcionários do Cegel fizeram reivindicações. A estudante do segundo ano do ensino médio, Gleyce Kelly Cardoso, de 17 anos, pediu que a biblioteca da escola seja incluída na reforma, para melhor servir aos usuários. “Achei boa a reunião, porque não tratou só da reforma, mas de outras ações que a secretaria pode trazer pra escola, como os cursos profissionalizantes. Estamos aguardando que isso aconteça”, declarou a estudante.

Os professores reivindicaram medidas como a reforma da quadra esportiva, que está interditada, e a melhoria das condições de trabalho e de acesso ao sistema eletrônico de chamada. Pedro Fernandes declarou que serão feitas reuniões com grupos de professores, por disciplina. “Queremos ouvir os professores, saber as dificuldades, além de incentivar a participação de todos na discussão dos problemas de sua escola. Queremos todo mundo trabalhando pela qualidade do ensino”, declarou.

A professora de História, Denize Mota, que fez intervenções durante a reunião questionando as propostas apresentadas, elogiou o ineditismo da iniciativa. “É a primeira vez que a gente vê um secretário vir à escola, com toda a sua equipe, para tentar conhecer a realidade, só esse fato já dá um ânimo, uma esperança de que algo possa mudar, queremos ver a consolidação disso”, disse a professora.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Cidadão pode acessar as redes sociais para tirar dúvidas sobre a Previdência Social



Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem acompanhar as ações da Previdência pelas redes sociais. Diariamente, os perfis são abastecidos com informações, notícias e serviços. Todos com linguagem acessível e conteúdos integrados a vídeos, áudios e fotos. Para quem quer tirar dúvidas, pode usar tanto o portal da previdência como também as redes sociais.

O usuário encontra no Blog da Previdência Social - uma linguagem simples e acessível, as principais notícias sobre a Previdência Social e o INSS. São informações sobre inaugurações de agências, pagamentos, ações regionais. A plataforma também dá acesso à Radio Web Previdência e à TV Previdência.

A informatização da Previdência Social não restringe o uso do telefone para esclarecer dúvidas dos segurados, por meio do número 135, o cidadão poderá também obter informações do órgão. No caso das agências, a Previdência Social está com meta de expansão de atendimento. Municípios com mais de 20 mil habitantes vão receber mais de 700 novas agências, essa rede de atendimento vai chegar a mais de 1.600 cidades brasileiras.

 Facebook
Outra ferramenta de comunicação da Previdência Social é o Facebook. O principal público é formado por pessoas com idades entre 25 e 34 anos. No mural da Previdência, muitas fotos e vídeos, além do espaço sempre aberto para sugestões, opiniões ou dúvidas. Caso o segurado precise enviar dados pessoais, pode utilizar a ferramenta ‘mensagem’ e garantir a privacidade do contato.

 Twitter
Para os mais antenados, o Twitter - @Previdencia - é uma boa alternativa para se manter informado sobre a Previdência Social. O perfil já conta com mais de 36 mil seguidores. Ao longo do dia, são twitados os principais assuntos de interesse dos segurados. Por lá, é possível acompanhar o que foi destaque no portal e o que de mais importante aconteceu na Previdência. Tudo simples e rápido. Por mês, o Twitter recebe, em média, 943 perguntas de segurados. São dúvidas relacionadas a pagamentos de benefícios, formas de contribuições e acesso a outros serviços. Todas respondidas rapidamente.

Youtube
Já a TV Previdência hospeda vídeos de campanhas, matérias factuais e reportagens especiais. Oferece conteúdos dinâmicos que valem a pena conhecer! Os jornalistas da TV Previdência acompanham reuniões do ministro e outras autoridades, vão às inaugurações das agências, além de prepararem reportagens especiais sobre os direitos dos segurados. Na TV Previdência o usuário pode mandar sugestões de reportagem.


quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Brasil é reeleito para novo mandato na Comissão de Construção da Paz da ONU



O Brasil foi reeleito, na última segunda-feira (24), por aclamação, para mais um mandato de dois anos no Comitê Organizacional da Comissão de Construção da Paz (CCP) das Organizações das Nações Unidas (ONU).

Criada em 2005, a CCP tem como principal objetivo auxiliar os países recém-saídos de conflitos armados a alcançarem estabilidade política e econômica. O Comitê Organizacional, que é composto por 31 países, estabelece as diretrizes de atuação da comissão.

O País é membro do Comitê Organizacional desde o início de suas atividades, quando a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, realizada em 20 de dezembro de 2005, criou o colegiado, composto por sete nações escolhidas pelo Conselho de Segurança (China, Colômbia, França, Marrocos, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos); sete países eleitos pelo Conselho Econômico e Social (Egito, Chile, República da Coreia, Ruanda, Espanha, Ucrânia e Zâmbia); cinco dos principais contribuintes para os orçamentos das Nações Unidas (Canadá, Holanda, Japão, Noruega e Suécia); cinco dos principais fornecedores de militares para as missões da ONU (Bangladesh, Índia, Nepal, Nigéria e Paquistão); e sete membros eleitos pela Assembleia Geral da ONU (Brasil, Benin, Croácia, Indonésia, El Salvador, Tunísia e Uruguai.

 Comitê dos Direitos da Criança
No último dia 19 de dezembro, o brasileiro Wanderlino Nogueira Neto, procurador de Justiça aposentado, foi escolhido para compor o Comitê dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU). O resultado da votação foi anunciado na quarta-feira (18), na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Com 161 dos 189 votos, Wanderlino é um dos nove candidatos escolhidos para o comitê e irá exercer mandato entre 2013 a 2017.

Atualmente, o comitê é composto por 18 membros e tem por objetivo monitorar a implementação de convenções e tratados, como a que trata dos Direitos da Criança, aprovada por 193 países, entre eles o Brasil.

Wanderlino destacou que o comitê atua como uma espécie de júri. "Recebemos denúncias sobre as violações de direitos e apreciamos. Ao final, apresentamos nossas recomendações para que estas violações sejam resolvidas”, explicou.

ONU
A Organização das Nações Unidas é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais.

Quando foi fundada, em 24 de outubro de 1945, ficou definido que para seu melhor funcionamento, seus membros, vindos de todos os cantos do planeta se comunicariam em seis idiomas oficiais: inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo.

Também ficou definido que, para que pudesse atender seus múltiplos mandatos, a ONU teria seis órgãos principais, a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, a Corte Internacional de Justiça e o Secretariado.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Washington e Coroatá: aliança fortalecida




Domingos Alberto, vereador Diôgo, Odair José (ex-secretário de Educação), Luís da Amovelar, Washington e vereador Cássio durante entrega do Prêmio de Incentivo à Educação de Coroatá em dezembro de 2010.

A história política é marcada por composições e alianças que sempre interferem diretamente na condução política e administrativa dos municípios, dos estados e até do País. Alianças, que como o próprio significado etimológico do termo sugere, é uma soma de forças, formando em si um conjunto em favor de um projeto comum.
 Prefeito Luís da Amovelar e Vice-governador Washington participam da tradicional Festa da Mandioca em 2011.

Nessa perspectiva, como perfeita exemplificação, têm-se uma aliança política forte, determinada, e duradoura: a aliança entre o Vice-governador do Estado Washington Luiz e o grupo que elegeu e reelegeu o PrefeitoLuís da Amovelar em Coroatá.

Tal parceria iniciou-se muito antes até da eleição de Luís da Amovelar em 2004, em tempos que Washington já atuava junto ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Coroatá por distribuição de terra e regularização fundiária para pequenos agricultores, por escolas e o direito à educação para jovens, crianças e adultos da cidade, além da defesa, sempre pujante, do direito a um tratamento humanizado a todos.

A presença constante de Washington em Coroatá, seja para participação em eventos oficiais à discretas visitas de cortesia, aliada à predisposição e prioridade com quais sempre tratou e recebeu a todos indistintamente e encaminhou os pleitos locais, rendeu-lhe mais que aliados políticos, rendeu verdadeiros amigos e conterrâneos, esse último, pelo título que fora outorgado pelo parlamento municipal como cidadão da cidade, um reconhecimento recíproco. 

Os avanços propiciados pela referida aliança foram sensíveis no município: a articulação para a implantação do SAMU e para a construção e entrega de 700 casas populares do programa “Minha Casa, Minha Vida”; o esforço para garantir duas mil casas na segunda etapa do projeto, com execução já assegurada para o primeiro semestre de 2013; perfuração de mais de cem poços artesianos (sede e zona rural) em oito anos e o melhoramento de estradas vicinais, através de articulação e convênios com o Governo Federal, além de uma série de etc. 

Recentemente, adversários declarados e motivados a tentar estremecer fortalecida aliança, exploraram ao máximo informação da prefeita eleita de Coroatá, Teresa Murad (PMDB) em sua prestação de contas de campanha à justiça eleitoral, segundo a qual supostamente Washington teria doado R$25.000,00 (vinte e cinco mil reais). A suposta doação, inverdadeira, foi desmentida de pronto por Washington, levando-lhe a divulgar, inclusive, o extrato bancário de sua conta corrente.

Comprovando não haver qualquer indisposição política entre Washington e a base petista/política em Coroatá, Washington esteve na cidade no último dia 13 (coincidentemente), onde participou de uma série de conversas com lideranças locais, e ainda do encerramento do Campeonato Coroataense de Futebol, no Estádio Municipal todo reformado, modernizado e com novo gramado. Para alguns, a visita até poderia representar mais uma das habituais idas de Washington à cidade, contudo, acompanhada de significativo simbolismo, sua ida representou o gesto de um grande líder político, que mesmo com o resultado “desfavorável” ao seu grupo no município nas últimas eleições, evidenciou, sem reservas, com quem está. Gesto esse, cujo reflexo não poderia ser outro, senão a mobilização significativa de grande parte de vereadores, secretários municipais, empresários, lideranças políticas e sociais para recebê-lo e reafirmar apoio.

Washington durante o encerramento do Campeonato Coroataense de Futebol. Foto 1 - Washington, Vitinho Trovão, Prefeito Luís da Amovelar, Prof. Biné Pereira (Sec. Mun. Esportes) e Zé Brandão (Diretor Regional dos Correios do Maranhão).  Foto 2 - Ronnes Reis (Assessor do Prefeito), Saddam Nunes, Zé Brandão, Nadson Aguiar (empresário), Wshington, Marola Rios (empresário) e Rubens Junior.
Vitinho Trovão (empresário), Washington, vereador Cássio Reis, vereador Gilmar Arruda, vereador eleito Juscelino e Junior Bezerra (empresário) durante o encerramento do Campeonato Coroataense de Futebol.

Diferentemente de outros personagens políticos do PT estadual, que utilizam de seus mandatos com balcão de negócios para uma verdadeira “compra” de bases e lideranças do partido, para atender exclusivamente suas mais nebulosas intenções, Washington de forma natural e pacata convence, conquista e consolida sua base, reforçando alianças históricas e mostrando para seus adversários como se faz política, escrevendo uma página na história do PT estadual com alianças e aliados políticos inegociáveis, ajudando a construir um Maranhão cada vez melhor para todos.

VEJA ALGUMAS FOTOS:



Governador em exercício Washington Luiz ladeado por Domingos Alberto, vereador Gilmar Arruda e vereador Diogo Gonçalves, em março de 2012.



 Major Alexandre Brito, Domingos Alberto, Washington Luiz, Prefeito Luis da Amovelar e o empresário Júlio Alencar nas comemorações de aniversário do PT em 2011.

 Washington participa ao lado de dezenas de lideranças do cortejo fúnebre de Dom Reinaldo Pünder em janeiro de 2011.