sexta-feira, 26 de junho de 2009

O senador Sarney subiu no telhado

Mais uma crise paralisa o Senado Federal. As crises anteriores conseguiram a derrubada dos presidentes da casa anteriores, Jader Barbalho e Renan Calheiros. O nome da vez é o de José Sarney. Muitos senadores já pressionam o velho oligarca a renunciar ao cargo de presidente do senado, o PSol já ameaça inclusive denunciá-lo ao Conselho de Ética. A situação de Sarney piorou com a denúncia de suposto favorecimento a empresa que opera crédito consignado, controlada por seu neto, José Adriano, filho de Zequinha Sarney. As denúncias vão se acumulando e a cada dia que passa a situação do senador amapaense vai ficando cada vez mais insustentável.

A verdade é que há muito tempo ouvimos falar de denúncias contra membros da família Sarney, e esta pode ser a grande oportunidade para finalmente investigar todas essas denúncias. Uma instituição tão importante quanto o Senado Federal não agüenta mais tanta exposição negativa. As providências tomadas até agora pela mesa diretora da casa não foram suficientes para superar a crise.

Realmente é muito complicado de entender que os senadores envolvidos nas denúncias serão os mesmos que mandarão investigar os fatos. Essas investigações para terem credibilidade precisam ser feitas com total isenção, e não vejo como serem isentas sob o comando de José Sarney.

Um comentário:

Pra Começo de Conversa disse...

O mais preocupante nesta história toda é que estão usando o nome do presidente Lula como desculpa. Em comunicado à Imprensa Sarney disse. no que esta sendo acompanhado por seus aliados, que estes ataques tem como objetivo não atingir ele, mas sim o Presidente Lula. De todas as desculpas loucas esta é um das mais estarecedoras