sexta-feira, 16 de março de 2012

Diretor do Sindsep acompanha Vice-governador em visita ao prédio onde funcionará Cerest e pede celeridade na implantação

O vice-governador, Washington Luiz, visitou nesta quarta-feira (14) as futuras instalações físicas do Centro Estadual de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest), que irá funcionar no prédio do Centro de Saúde Genésio Rêgo, no bairro Vila Palmeira.


A visita foi solicitada pelo diretor do Sindsep/MA e coordenador da CIST Estadual Manoel Lages para pedir a intermediação do Vice-governador no sentido de acelerar a implantação do Cerest de São Luís. Washington Luiz esteve acompanhado de membros da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (Cist/MA) entre os quais: Adelany França, coordenadora da Saúde do Trabalhador Estadual; o coordenador do Cist Estadual, Manoel Lages; Mirian Oliveira, coordenadora do Cerest Imperatriz; Sílvia Lima de Castro (Cerest Imperatriz) e Maria Vilanir da Silva (Cist Estadual).


O Vice-governador parabenizou os membros da Cist pelo esforço para reabertura do Cerest. “Os trabalhadores da nossa capital precisam deste centro de referência pela importância dos serviços de atendimento que serão oferecidos aqui”, destacou.


Para o coordenador da Cist Estadual, Manoel Lages, a visita do vice-governador ao prédio é fundamental para garantir a implantação do centro em São Luís. “O vice-governador, Washington Luiz, sempre esteve ao lado do trabalhador, em articulação com os movimentos sociais e reconhece a importância da implantação do Cerest na capital o mais rápido possível”, frisou.


Adelany França ressaltou que o centro atuará no atendimento ao trabalhador, bem como o encaminhamento para as unidades de saúde. “A finalidade maior é a prevenção e a saúde dos trabalhadores, evitando acidentes e lesões causadas pelo trabalho. O centro consiste em um observatório da saúde do trabalhador,” explicou.

Adelany França disse ainda que a data de inauguração ainda não está definida, mas existe uma previsão de entregar o novo Cerest já na primeira quinzena de abril.


No estado existem 4 Centros Especializados em Saúde do Trabalhador. O Cerest é responsável por desenvolver estudos e pesquisas na área de saúde do trabalhador e do meio ambiente, atuando em conjunto com outras unidades e instituições, que atuem em áreas afins à saúde e ao trabalho; dar suporte técnico para o aperfeiçoamento em saúde do trabalhador; propor normas relativas a diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes portadores de agravos à saúde decorrentes do trabalho.

Fonte: Com informações da Secom

Nenhum comentário: