terça-feira, 13 de março de 2012

Governo amplia investimentos na área de ciência e tecnologia


Na busca pela promoção do desenvolvimento do estado, do combate a pobreza extrema e da melhoria da qualidade de vida da população maranhense, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), investirá este ano mais de R$ 40 milhões no financiamento de projetos de pesquisa. Serão 40 editais disponibilizados ao longo de 2012 na página da fundação (www.fapema.br).

Os recursos são destinados a bolsas, auxílios, convênios federais, programas de divulgação científica, inserção de pesquisadores nas empresas e projetos estratégicos, em todas as áreas do conhecimento.

O lançamento do pacote de editais aconteceu nesta segunda-feira (12), no Palácio Henrique de La Rocque, em solenidade presidida pelo vice-governador Washington Oliveira e coordenada pela secretária de Ciência e Tecnologia (Sectec), Olga Simão e pela presidente da Fapema, Rosane Guerra. O presidente da Rede Européia de Living Labs, Álvaro Duarte de Oliveira, participou do evento como palestrante da tarde, abrindo a primeira edição deste ano do Projeto Colóquios Fapema.

Entre as autoridades presentes no evento, os secretários de Estado, Conceição Andrade (Desenvolvimento Agrário), Jura Filho (Turismo), Alberto Franco (Assuntos Estratégicos), Luiza Oliveira (Direitos Humanos) e Cristina Loyola (adjunta da Saúde). Participaram ainda, o reitor da Universidade Estadual do Maranhão, José Augusto Oliveira, Ilton Rangel (IFMA), Fernando Carvalho (UFMA), Valério Monteiro (Uniceuma) Marco Moura (Fiema), além de parceiros, universitários, professores, pesquisadores e demais convidados.

O vice-governador Washington Luiz, disse ser um marco o momento do lançamento dos editais para Governo do Estado, que segundo ele, tem dado prioridade às áreas da pesquisa, ciência e tecnologia com a expansão de universidades, consolidação de cursos estratégicos e programas voltados ao combate a pobreza extrema. “A Fapema oportuniza a toda comunidade acadêmica a participação em programas e projetos que venham trazer desenvolvimento e inovação para o estado”, observou Washington Luiz.

Ele ressaltou que o governo será parceiro na 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada em São Luis de 22 a 27 de julho deste ano. ”Na próxima semana será realizada uma reunião com todos os secretários de Estado que tenham atividades envolvidas na SBPC. E, hoje, a Fapema lança edital específicos para o evento, o que é muito positivo para Maranhão”, destacou o vice-governador.

A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Olga Simão, destacou o significativo aumento nos investimentos do Governo do Estado na área da ciência e tecnologia. “É um compromisso que o Governo do Estado tem em promover e difundir a ciência e tecnologia no Maranhão”, disse.

Segundo a secretária, a demonstração clara que o governo dá é a continuidade do lançamento dos editais e cada vez com mais novidades como a inclusão de editais específicos para SBPC e o de “Projetos Estratégicos para o Maranhão”, em que se busca o combate à pobreza extrema. “Estamos felizes hoje com os investimentos e comprometimento do Governo do Estado nas áreas da ciência e tecnologia”, ressaltou Olga Simão.

Com o lançamento dos editais a Fapema cumpre o seu papel de fomentadora da ciência, tecnologia e inovação no Maranhão, proporcionando aos pesquisadores maranhenses condições para a realização de projetos de pesquisa e intermediando a transformação do conhecimento científico em instrumento capaz de contribuir para a redução das assimetrias sociais.

A presidente da Fapema, Rosane Guerra, apresentou os 40 editais que serão disponibilizados para todo o ano de 2012, destinados à ciência, tecnologia e inovação no Estado. “Com o lançamento dos editais, a Fapema informa quais as propostas da fundação para 2012 aos interessados para que se preparem, organizem e analisem qual edital podem se encaixar”, pontuou a presidente.

Rosane Guerra informou que alguns dos editais, a partir desta semana, estarão disponibilizados na página da Fapema e que outros serão inseridos durante a semana e também ainda em todo o ano de 2012. Ela falou ainda sobre o edital destinado ao apoio a realização de atividades durante a SBPC. “Queremos atrair pesquisadores e trazer caravanas de estudantes do ensino médio, fundamental para que participem desse evento, que é, sem dúvida, o maior de ciência e tecnologia do país”, declarou.

Combate à pobreza

O destaque da solenidade foi o lançamento do edital especial “Projetos Estratégicos para o Maranhão”, resultado da parceria entre várias secretarias de Estado, que tem como objetivo o fortalecimento de programas executados pelo Governo do Maranhão, em que serão aplicados R$ 20 milhões em recursos próprios, distribuídos a bolsas, auxílios, convênios federais, programas de divulgação científica, inserção de pesquisadores nas empresas e projetos estratégicos para o Maranhão em todas as áreas de conhecimento.

“Na verdade os projetos estratégicos são temas dos editais desse ano, porque são interesses do governo federal e do governo do Maranhão, o combate a miséria. E a ciência e tecnologia têm o poder de promover e desenvolver as transformações que o Maranhão almeja e precisa”, ressaltou Rosane Guerra.

E 2012 a Fapema traz mais novidades, a exemplo dos editais de Cooperação Internacional com instituições americanas e francesas, como o Institut National de Recherche em Informatique et Automatique(Inria) e Center National de La Recherche Scientifique (CNRS) da França, e a Fundação Bill e Melinda Gates, dos Estados Unidos, que proporcionarão aos pesquisadores maranhenses intercâmbio com centros de pesquisas internacionais.

“O que se espera é promover o fomento à pesquisa e ao intercâmbio e à difusão de ciência e tecnologia e inovação do estado”, conclui Rosane Guerra. Os recursos para esses editais são oriundos da própria Fapema e também de parceiros como CNPq, Finep e Decit , além de convênios internacionais como o Inria, o CNRS e a Fundação Bill e Melinda Gates.



Colóquios Fapema

Durante o lançamento dos editai, ocorreu a primeira edição do Projeto Colóquios Fapema 2012, que teve como palestrante o presidente da Rede Européia de Living Labs, Álvaro Duarte de Oliveira. Ele discorreu sobre a nova metodologia de inovação que apresenta a experiência do projeto ‘Laboratórios Vivos’ e que tem em sua essência a participação de todos os envolvidos por meio do desenvolvimento de novos serviços e aplicações associadas às tecnologias de informação, pesquisa, comunicação e ciência.

O Living Labs é um ecossistema onde parcerias entre quem faz inovação, quem cria conhecimento e instituições de pesquisas como empresas, financiadores, poder público, se juntam em uma rede, trabalhando na troca de experiências com a perspectiva de desenvolver novas tecnologias e produtos, processos e serviços, focados no cidadão. “Ao se integrar ao Living Labs, o Maranhão passa a ter acesso ao conhecimento e parcerias em nível internacional, nas áreas que fazem sentido para o estado”, disse Álvaro de Oliveira.

Para ele, o Living Labs e as perspectivas para o Maranhão crescem no campo na inovação social. Enfatizou as dificuldade das micro e pequenas empresas em chegar até a Europa, Estados Unidos e até mesmo dentro do próprio Brasil, mas que o Living Labs garante esse acesso a muitos parceiros, ao contabilizar 81 mil organizações envolvidas nessa rede.

“A rede ajuda nesse processo, com novos mercados, acesso a tecnologia, além de apontar novos projetos que envolvem parcerias internacionais. A Fapema está no caminho certo e vai crescer muito com inclusão de editais no Living Labs”, afirmou Álvaro de Oliveira.

Nenhum comentário: