terça-feira, 10 de julho de 2012

Governo e Vale lançam projeto O Barco e A Barca

         A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), e a empresa Vale fizeram o lançamento, na manhã desta terça-feira (10), no Estaleiro Escola (Sítio Tamancão), em São Luís, do projeto “Aula Patrimônio ? - O Barco e a Barca”, que tem como objetivo difundir e valorizar com aulas presenciais a cultura náutica e as embarcações tradicionais artesanais maranhenses. O projeto integra ações patrocinadas pela empresa de mineração para comemorar os 400 anos de São Luís (8/9/2012)

         O projeto “Aula Patrimônio ? - O Barco e a Barca” utiliza recursos diferenciados como a música e a encenação teatral a fim de estimular os alunos da rede escolar pública e privada de São Luís a conhecerem a história das navegações. Durante dois meses, o auditório do Estaleiro Escola, local das aulas, receberá em torno de quatro mil estudantes.

         O evento contou com a presença da secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Olga Simão – que representou a governadora Roseana Sarney –, da gerente geral de Patrocínios e Ativos Sócio-cultural, Christiana Saldanha; diretor do Estaleiro escola, Luiz Phelipe Andres e dos secretários de Estado, Hildo Rocha (Assuntos Políticos), José de Ribamar Vieira (Casa Militar), Pedro Fernandes (Cidades), Jura Filho (Turismo) e ainda do vice-governador Washington Luiz.

         Para a secretária Olga Simão, o projeto da Vale é um resgate da arte artesanal e da cultura maranhense no que se refere as aspecto naval. “As aulas serão uma excelente oportunidade dos estudantes conhecerem, de forma lúdica, a arte de construir barcos, que deve ser preservada e ensinada às gerações futuras”, enfatizou. Outro projeto da Sectec, que inclusive está em fase de licitação, é o projeto “Escola de Pesca”, que além de restaurar um antigo prédio ensinará “os segredos dos pescadores” no mar. 

         Segundo a gerente de Patrocínios da Vale, Christiana Saldanha, a proposta de O Barco e A Barca é trazer a questão da identidade local, ouse já da cultua maranhenses  no campo das embarcações tradicionais. “A única forma de preservamos esse trabalho é passar para as crianças e jovens do estado valorizar essa arte, principalmente quando a cidade completa 400 anos”.

         As aulas, de 50 minutos, acontecerão de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. O agendamento será feito pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), com 50 alunos em cada turma. “Uma estratégia de valorização que se estava se perdendo. A aula patrimônio já è uma forma de levar e conscientizar os alunos da importância de uma tradição eminentemente maranhense, pois o Maranhão possui o maior acervo de embarcação artesanal do Brasil, com papel social muito importante”, descreveu.

         Convidado para falar em nome dos mestres de embarcações náuticas e da comunidade da área do Itaqui-Bacanga, o mestre de Velas, Sebastião de Jesus Bastos, agradeceu o apoio do governo do Maranhão, da Vale e da participação dos moradores em incentivar os projetos do Estaleiro Escola. “Esta arte corre o grande risco de se perder no tempo, mas graças a iniciativas como esta, poderemos continuar passando os ensinamentos centenários aos mais novos”. 

         Ao final da cerimônia de lançamento do projeto, alunos da rede pública e crianças de bairros do Itaqui-Bacanga puderam assistir O Barco e A Barca, assim como demais convidados.  

Fonte: secom

Nenhum comentário: