quarta-feira, 8 de abril de 2015

Estado articula parceria para criação do Núcleo de Apoio às Vítimas de Trânsito

O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Antônio Nunes, e o diretor da Faculdade Santa Terezinha (Cest), José Rodrigues Júnior, iniciaram entendimentos para parceria entre as instituições na instalação do Núcleo de Apoio às Vítimas de Trânsito, projeto contido no plano de metas do governo Flávio Dino.  A faculdade atuaria no núcleo oferecendo serviços de saúde, dentre eles fisioterapia, importante na reabilitação de acidentados.
 
“O núcleo vai prestar apoio psicossocial às vítimas e também aos familiares dessas vítimas. Precisamos de parceiros que possam fornecer serviços como fisioterapia, enfermagem e psicologia, como é o caso do Cest”, destaca o diretor do Detran-MA.
 
Além da criação do núcleo, o diálogo com as universidades possibilitará que o Detran-MA possa desenvolver também parcerias na área de pesquisa, extensão e campo de estágio. “As universidades garantiriam o suporte técnico e científico necessário para a elaboração de políticas públicas de combate à violência no trânsito”, explica Antônio Nunes.
 
Outra área beneficiada com as parcerias junto às instituições de ensino superior é o setor de recursos humanos. “Queremos cuidar do servidor do Detran-MA, estamos em busca de parceiros para também ampliar a cobertura de serviços de saúde e de promoção da qualidade de vida dos servidores do departamento”, anuncia Nunes.
 
Durante a reunião com o diretor do Cest, Nunes fez a proposta de trabalharem em conjunto para um projeto de nutrição direcionado aos servidores do Detran-MA. “Sabemos que o Cest possui o curso de nutrição e poderíamos colocar à disposição do servidor este acompanhamento. Muitos precisam, a obesidade é um problema de saúde pública que também está presente no Detran-MA”, lembra o diretor.
 
O diretor da Faculdade Santa Terezinha, José Rodrigues Júnior, demonstrou interesse em todas as áreas de abrangência da parceria com o Detran-MA e adiantou a possibilidade de colocar a Clínica Escola do Cest a serviço do órgão.
 
“Fazemos cerca de três mil atendimentos por mês pelo SUS, podemos utilizar a mesma tabela de valores de procedimentos do SUS e disponibilizar os serviços da clínica aos servidores do departamento. Temos vários serviços de saúde na clínica: fisioterapia adulto e infantil, escola de postura, fonoaudiologia, enfermagem, nutrição e psicologia”, relata José Rodrigues Júnior.
 
Fonte: Secom

Nenhum comentário: