quarta-feira, 20 de maio de 2009

O PSDB não desiste de prejudicar a Petrobras

A sede dos tucanos em prejudicar o governo ultrapassa todos os limites da razão. Apenas a intenção de prejudicar os planos dos partidos da base do governo para 2010, moveu os senadores tucanos na direção de criar a CPI da Petrobras. Os líderes partidários com exceção do PSDB, já haviam decidido por esperar a audiência no Senado com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli. Na audiência Gabrielli deveria fazer todas as explicações necessárias para dirimir as dúvidas dos senadores.


Com a quebra do acordo, a CPI será instalada de qualquer forma. Até o final da CPI, uma das mais importantes empresas brasileiras, patrimônio de todos os cidadãos brasileiros poderá inclusive ter perdas incalculáveis nos preços de suas ações na bolsa de valores, por uma questão de cunho meramente eleitoral. Esperamos que isso não aconteça para que não venha prejudicar o cidadão brasileiro, que mesmo contra a vontade dos tucanos, ainda é o verdadeiro dono dessa que é uma das maiores empresas do mundo.


Os partidos da base aliada do Governo, cientes da responsabilidade com o povo brasileiro prometem não permitir que a oposição manche o nome da empresa, e prejudique a credibilidade da Petrobras. Não somos contra a apuração de denúncias, entretanto, é necessário buscar as instâncias apropriadas que sejam minimamente isentas de conotação política. Principalmente no caso da própria Petrobras, que o PSDB sempre quis privatizar.



O mais estranho nessa situação toda é que um dos pontos alegados pela oposição diz respeito ao gasto da Petrobras em contratos firmados sem licitação no Governo Lula. Segundo o blogue do Josias de Souza, Cerca de R$ 47 milhões. No entanto, os Senadores da oposição nada falam do montante de contratos feitos pela estatal entre 2001 e 2002, em plena era FHC, que foi de aproximadamente R$ 25 bilhões. E o mais interessante no caso, é que esses contratos sem licitação são amparados por um decreto de FHC firmado em 1998. Durma com um barulho desses.

2 comentários:

Pra Começo de Conversa disse...

Acho que a CPI deve ser criada sim. Chega de justificar um erro apontando o erro de outro. Se não pedirão investigação no tempo de FHC e por que faltou mobilização maior da oposição. Isso foi um erro pois tenho certeza que muita lama teria sido descoberta. Agora é um novo governo e acho que ele suporta esta investigação.

Opinando disse...

Acontece que existem as instâncias indicadas para fazer as investigações necessárias. O papel mais importante do parlamento é legislar. O TCU, O Ministério Público, e a Policia Federal Já estão no caso. O que a oposição realmente quer são os holofotes que uma CPI pode acender.