terça-feira, 29 de agosto de 2023

Luiz Fux suspende Lei que instituía o dia do patriota

 


O governo Bolsonaro fez muito mal ao país e deixou sequelas gravíssimas para o convívio da população. Mesmo depois da derrota nas eleições de 2022 e o efetivo início do terceiro governo LULA, o bolsonarismo continua vivo e fazendo estragos país afora.

São ataques às instituições, agressões a jornalistas, assassinatos de mulheres e tantas outras formas de violência estimuladas por uma orda de lunáticos e criminosos.

Não bastassem os crimes e loucuras praticadas por essa gente desordenadamente, ainda tem algumas instituições que deveriam zelar pela Lei e pela ordem, mas que na realidade cometem crime, estimulam a violência e aumentam a sensação de impunidade.

Esse foi o caso esdrúxulo da Câmara de vereadores de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que de forma irresponsável e criminosa aprovou uma Lei determinando o dia 8 de janeiro como o Dia do Patriota.

Seria até cômico se não fosse um absurdo, afinal, enaltecer um ato criminoso é fazer apologia ao crime e isso também é crime.

O caso gerou grande repercussão e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux resolveu intervir e suspendeu, nesta segunda-feira (28), a lei aprovada pela Câmara Municipal de Porto Alegre (RS).

O ministro atendeu a uma solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que a Lei fosse suspensa. No despacho, o ministro diz que a lei feriu princípios constitucionais ao exaltar atos antidemocráticos e criminosos contra as instituições brasileiras.

 

Ainda segundo o ministro, os atos do dia 8 de janeiro entraram para a história como símbolo de que a aversão à democracia produz violência e desperta pulsões contrárias à tolerância, gerando atos criminosos inimagináveis em um Estado de Direito, e que esses fatos não merecem ser comemorados e sim repudiados com veemência.

 

O projeto de lei foi apresentado pelo então vereador Alexandre Bobadra (PL), que posteriormente teve o mandato cassado ao ser condenado por abuso de poder econômico pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: