terça-feira, 16 de setembro de 2008

Respeito as Instituições

Os lideres sul-americanos deram nesta segunda-feira em Santiago do Chile um forte recado à oposição golpista da Bolívia. Não será aceita qualquer tentativa de golpe contra o governo do presidente Evo Morales.

Nove presidentes da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) discutiram por mais de cinco horas as ações de terror provocadas pela oposição boliviana. A reunião foi convocada em regime de urgência pela presidente do Chile, Michelle Bachelet, atual presidente da Unasul, em virtude dos ataques a instalações do governo na Bolívia e um massacre no departamento de Pando, em que morreram partidários de Morales.

O recado dado pela Unasul é muito importante para que as Instituições Constitucionais sejam respeitadas. Não podemos aceitar que a decisão popular tomada através do voto não seja respeitada. O presidente Evo Morales mostrando respeitar os desejos democráticos, convocou recentemente um referendo para ratificar ou interromper seu governo. Ao final da contagem sagrou-se vencedor e a oposição não aceitou o resultado e reagiu invadindo e ocupando os prédios públicos.

Com a decisão tomada em Santiago, os líderes sul-americanos deixaram claro que não há possibilidade de um golpe civil ser aceito na América do Sul. Agora esperamos que os oposicionistas desocupem imediatamente os prédios públicos.

Nenhum comentário: