segunda-feira, 29 de setembro de 2008

"Acabou a festa"

A crise que atravessa a economia mundial acaba de nos mostrar um caminho interessante a seguir. O Congresso dos Estados Unidos já fala em acordo sobre o pacote de US$ 700 bilhões apresentado pelo governo americano.


Um dos pontos importantes do acordo é a limitação de salários dos executivos de Wall street. Claro, não é justo que exatamente os “responsáveis” por todos os acontecimentos continuem ganhando rios de dinheiro enquanto tantos investidores vão literalmente à falência. ”Acabou a festa”, anunciou a presidente da Câmara de Representantes americana, Nancy Pelosi. Espero que isso realmente aconteça e que esta medida possa ser estendidas a outros setores.

Outro ponto polêmico, mas louvável, do programa que usará US$ 700 bilhões foi a inclusão na proposta da necessidade do Tesouro enviar em cinco anos outra proposta para recuperar das empresas beneficiadas o dinheiro que o contribuinte tiver perdido com as operações. Esta medida foi bancada pelos democratas, que só aprovarão as medidas por saber que se não o fizerem a situação ficará pior.

Se Fernando Henrique tivesse feito o mesmo ao dar uma fortuna para salvar os bancos (PROER), o nosso dinheiro utilizado na operação já estaria de volta aos cofres públicos. Que isso sirva de lição aos nossos representantes, o dinheiro público precisa ser realmente utilizado para o bem público.

Nenhum comentário: