quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Governo do Estado e instituto coreano discutem parcerias

O Governo do Estado poderá firmar parceria com o Korea Development Institute, organismo coreano criado em 1971 para fornecer a pesquisa e análise de decisões de política econômica. O primeiro passo, para esse entendimento, ocorreu nesta quarta-feira (25), com visita do consultor Daewn Choi a São Luís, onde se reuniu com representantes das secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec) e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

A visita de Daewn Choi, que foi consultor da Comissão Econômica para América Latina (Cepal), órgão vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA), começou pelos portos do Itaqui, Ponta da Madeira (Vale) e da Alumar. Ele também conheceu a área, no Distrito Industrial de São Luís, onde o Governo do Estado pretende instalar uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE).

Daewn Choi encerrou a visita ao Maranhão, com uma reunião, no Salão de Atos do Palácio dos Leões, com os secretários adjuntos da Universidade Virtual do Maranhão (Univima) e Ensino Superior, José Ribamar Torres Oliveira; de Ciência e Tecnologia, Osvaldo Savedra; e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Augusto César Maia Araújo. Também presente, o reitor da Uema, José Augusto Oliveira, e o coordenador do Programa Maranhão Profissional, Fernando Lima.

“A experiência do consultor pode ser muito proveitosa nesse momento em que o Maranhão inicia o ano com o anúncio de investimentos em ciência e tecnologia, especialmente na área de inovação, disse o secretário adjunto da Univima, José Ribamar Torres Oliveira.

Para o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia da Sectec Osvaldo Savedra, a experiência do consultor coreano Daewon Choi pode ajudar no desenvolvimento de projetos do Governo do Estado, como o Maranhão Digital e Parque Tecnológico.

Osvaldo Savedra aproveitou o encontro para apresentar a Daewn Choi, o Parque Tecnológico, projeto de maior destaque da Sectec. Modelo já adotado em outros estados, funciona como catalisador da inovação tecnológica, oferecendo condições para que as boas ideias geradas nas universidades e nos centros de pesquisas sejam transformadas em produtos finais para o mercado.

O secretário adjunto de Indústria e Comércio, Augusto César Araújo, lembrou que a visita de Daewn Choi ao estado é resultado de uma missão da Coréia, promovida pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no fim do ano passado, da qual participaram representantes dos estados da região, com o objetivo de conhecer a experiência coreana na área de Zonas de Processamento de Exportação (ZPE). “Ele visitou o local onde deveremos instalar a primeira ZPE no estado e pode nos ajudar muito nesse processo”, ressaltou Augusto César.

Daewn Choi explicou a necessidade de ocorrer um levantamento ainda mais detalhado das possibilidades de negócios e ações entre o Korea Development Institute e o Maranhão. Choi também afirmou a possibilidade de integração de profissionais visando apreensão de conhecimento tecnológico, por meio de intercâmbio.

Nenhum comentário: