terça-feira, 17 de janeiro de 2012

São Luís e os novos 400 anos

Esse ano é um ano especial para todos nós ludovicenses; nossa cidade fará 400 anos e infelizmente não temos muito o que comemorar. Continuamos com problemas graves nas mais diversas áreas. Para fustigar a discussão sobre os rumos que queremos para os anos vindouros, preciso encontrar tempo para reativar o blog OPINANDO e, como a maioria dos brasileiros, tenho que começar para então dar um jeito. Sendo assim, mãos a obra.

Além de chegar à marca de 400 anos, São Luís passará este ano por um processo eleitoral que irá escolher o prefeito e os novos vereadores que irão alicerçar a história dos próximos 400 anos da nossa capital. Nesse sentido, a população precisa estar atenta e buscar apropriar-se das discussões em torno dos temas para pautar e cobrar dos candidatos melhorias urgentes e necessárias para que possamos ter uma cidade melhor.

O blog listou alguns temas importantes e pretende discorrer sobre eles com o olhar do cidadão. Vejamos: o que falar sobre água potável, acessibilidade, trânsito, ocupação do solo, moradia decente e saneamento básico em São Luís?! Esses são apenas alguns dos problemas graves que a população da capital maranhense é obrigada a enfrentar todos os dias.

Em todos os anos eleitorais são criadas mais e mais ocupações em áreas de risco em todos os cantos da cidade e como a maioria dos políticos tem olhos apenas para a perpetuação no poder, deixam de combater a prática danosa de construções irregulares nestas áreas. Não quero dizer aqui que não temos déficit habitacional. Entretanto, não devemos aceitar que pessoas continuem a morar em baixo de pontes, nas margens dos rios, sem quaisquer condições de saneamento e, pior ainda poluindo o que ainda resta de nossos córregos e riachos.

O presidente Lula lançou com êxito um programa de moradias populares do governo federal - Minha Casa, Minha Vida, - que vem exatamente para ajudar na erradicação dessas sub-moradias. Portanto, os políticos e gestores precisam apenas ter responsabilidade e elaborar projetos para construir através de convênios moradias decentes para todos os que estão nessa situação e ainda fiscalizar com firmeza para que não aconteçam novas ocupações. Como exemplo disso podemos citar as obras do PAC Rio Anil, em que o governo está tirando das palafitas e proporcionando moradias decentes para milhares de pessoas. No entanto, existem relatos de que pessoas que já foram beneficiadas pelo programa voltaram a ocupar irregularmente outras áreas nas margens do Rio Anil. Não podemos mais aceitar passar por baixo da ponte do São Francisco e ver que famílias inteiras estão vivendo de forma sub-humana em barracos de madeira e papelão, protegidos apenas pelas marquises da Avenida Ferreira Gullar – um verdadeiro absurdo – e que ninguém se importa com isso. Por falar nisso, e o Ministério Público, por onde anda?

Está na hora senhores políticos de falarmos desses temas sem hipocrisia, esse blog estará sempre à disposição e atento buscando dialogar com gestores, políticos e a sociedade sobre os rumos de nossa cidade e do Estado.

Nenhum comentário: