sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Dez anos de Bolsa Família são comemorados com debates



Programa social do governo beneficia famílias que mantém filhos, entre 6 e 15 anos, matriculados nas escolas. De acordo com a diretora de currículos e educação integral do Ministério da Educação, Jaqueline Moll, o Bolsa Família não apenas leva para a escola, mas nela mantém, crianças cujas condições familiares desestimulam a permanência.

“As crianças dessas famílias que conseguiam chegar tinham vida curta na escola”, afirmou a diretora. “Viam-se muitas reprovações e saídas extemporâneas. O Bolsa Família tem nos ajudado a enfrentar essa questão”, completa.

Para a família receber o benefício, os filhos entre 6 e 15 anos devem estar matriculados na escola. A condição inclui o esforço para que crianças e adolescentes não apenas sejam matriculados, mas mantenham frequência mínima de 85% da carga horária — o patamar exigido na rede de ensino é de 75%. A cada dois meses, o governo monitora a frequência escolar de 15 milhões de crianças e jovens. 

O acompanhamento constante da frequência e as condições estabelecidas dão resultados. A taxa de aprovação dos estudantes da Bolsa-Família cresce de maneira constante. Passou de 80,5% em 2008 para 83,9% em 2011. Já a taxa de abandono em 2011 foi de 2,9%, enquanto a média nacional chegou a 3,2%. 

O debate conta com a participação de representantes dos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além de representantes da sociedade civil. O objetivo é aprofundar a discussão sobre os desafios ainda presentes para efetivação do direito à educação das crianças e adolescentes de famílias beneficiárias da Bolsa-Família e sua relação com as políticas educacionais. 

A relação entre o programa Bolsa Família e a educação foi tema de palestra realizada nesta quinta-feira, 26, em Brasília. Organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o evento faz parte do ciclo de debates sobre os dez anos do programa. 

O ciclo de palestras, que vai até o fim do ano, terá os temas Bolsa Família, Saúde e Consumo Alimentar, em 17 de outubro, em Salvador; Bolsa Família, Desenvolvimento Regional e Pobreza, em 20 de novembro, em Fortaleza; Gestão de Políticas Sociais: 10 Anos da Bolsa-Família, em 10 de dezembro, em Recife.

Fonte:
Ministério da Educação

 

Nenhum comentário: