quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Uema lança Coleção "São Luís 400 anos"

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Oliveira, apresentou, na noite de terça-feira (25), em solenidade realizada no auditório da Academia Maranhense de letras (AML), 11 obras da Coleção "São Luís 400 anos", lançada pela instituição em homenagem ao aniversário da capital maranhense.

Com o auditório repleto de autoridades, estudantes, intelectuais e jornalistas, o lançamento teve a presença das secretárias de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rosane Guerra, e a de Cultura, Olga Simão, além do vice-reitor, Gustavo Pereira da Costa e o presidente da AML, Benedito Buzar.

A coleção, uma produção da Editora da Uema (Eduema), reúne cuidadosas pesquisas de professores e pesquisadores da instituição e da comunidade.

O reitor da Uema agradeceu o empenho dos pesquisadores e destacou a importância da cerimônia. "Neste momento, nos unimos para reverenciar a cidade, no apogeu das comemorações de seus 400 anos de fundação, e o fazemos cônscios de nossa missão de trabalhar, guardar e oferecer conhecimento em prol de uma São Luís e de um Maranhão mais humano e mais justo".

A secretária Rosane Guerra ressaltou a importância do livro, como conservação da reminiscência coletiva para a sociedade. "Sem memória não existimos”. Para ela, nada melhor para elevar a memória deste 4º Centenário, do que o lançamento da coletânea. “São livros que passeiam pela história e tem forte conotação discursiva e acadêmica. As contribuições são inquestionáveis para construção dos espaços urbanos da cidade", disse.

Representando os autores e organizadores das publicações, o professor José Bello Salgado Neto afirmou que as obras refletem o processo de pensar São Luís no passado e no presente. A professora do curso de Letras da Uema, Dinarcy Correa, por sua vez, fez uma reflexão e resumo de cada obra, destacando o trabalho de cada um.

As obras que compõem a coletânea são:

- A História Capturada: São Luís pelas Lentes de Gaudêncio Cunha (1895-1908), de José Oliveira da Silva Filho;

- São Luís por um triz, de Frederico Lago Burnett;

- Aspectos Urbanos de São Luís: Uma abordagem multidisciplinar, de Grete Pflueger e José Belo Salgado Neto;

- Urbanização da Ilha de São Luís e Seus Impactos Ambientais nos Recursos Hídricos: Análise no período de 1070 a 2010, de Lúcio Macedo;

- O Projeto Educativo das Capuchinhas: O Franciscanismo na História da Educação em São Luís-MA, desde 1913, de Goretti Cavalcanti;

- Recomeço de uma História: Percurso Histórico e a Recriação da Biblioteca Pública do Maranhão na Primeira República, por Diana Rocha da Silva e César Castro;

- Uma Estratégia de Desenvolvimento para São Luís, de Gustavo Marques;

- São Luís em Festa: Bumba-Meu-Boi e a Construção da Identidade Cultural do Maranhão, de Helidacy Corrêa;

- A Cultura Maranhense e sua Culinária Típica, de Dalcilene Marques e Márcia Padilha;

- Resgate Histórico da Ação e dos Resultados da Extensão Rural Oficial do Maranhão, de José Peregrino Dias;

- São Luís do Maranhão: Novos Olhares sobre a Cidade, de Elizabeth Abrantes e Sandra Regina dos Santos.

Nenhum comentário: