quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Washington é sabatinado na Associação Comercial

O candidato da coligação Todos Juntos por São Luís, Washington (PT), foi o convidado da noite desta terça-feira (18) na 4ª Etapa do Encontro dos Empresários com os Candidatos a Prefeito de São Luís, promovido pela Associação Comercial do Maranhão (ACM). Washington esteve acompanhado de seu candidato a vice, Afonso Manoel, que foi presidente da ACM de 1990 a 1994 e levou o prêmio de Empresário do Ano em 1996.

A ACM é a entidade empresarial mais antiga do Maranhão, contando 158 anos de fundação e agregando representantes dos mais diferentes setores produtivos do Estado. No encontro com empresários, a diretoria propôs um debate com os cinco candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto, para que os associados apresentassem algumas questões relativas às atividades econômicas desenvolvidas na capital.

O presidente da ACM, Haroldo Cavalcanti Jr explicou que a iniciativa busca conhecer as propostas dos candidatos, especialmente as que tenham foco no crescimento e desenvolvimento da cidade. Dentre os temas debatidos, os empresários escolheram falar sobre trânsito e transporte; malha viária; tributação; turismo; abastecimento de água; e soluções para o Centro Histórico de São Luís. “Saúde e Educação são temas importantes para nossa cidade, mas nossa meta aqui é avaliar os planos para o desenvolvimento dos setores produtivos representados na Casa”, ressaltou o empresário.

Um dos assuntos mais debatidos durante a noite foi a questão do trânsito, transporte e malha viária de São Luís, que, segundo o empresário Douglas Pinho, está à beira de um colapso. “A cidade precisa de investimentos em um sistema de transporte integrado que favoreça o deslocamento de passageiros sem encher todas as ruas e avenidas com ônibus”, sugeriu.

Washington explicou que esse sistema integrado faz parte de sua lista de compromissos elencados em seu plano de governo, cuja elaboração foi realizada em parceria com entidades das classes trabalhadora, patronal e sociedade civil organizada em geral.

“Nossa proposta cria as linhas de abastecimento, que vão ligar os bairros aos terminais de integração; e também as linhas expressas, que levarão passageiros entre os terminais, sem a necessidade das linhas dos bairros mais distantes precisarem se deslocar até o Centro da cidade e vice-versa. Desse modo, o tráfego ganha um fôlego maior”, destacou o petista.

“Também apoiamos a ideia de continuar a instalação de um metrô de superfície na cidade, por entender que a demanda por transporte público em São Luís aumentou muito e é necessário oferecer soluções para um transporte de qualidade”, lembrou Washington.

O empresário Nan Souza, que preside o trade turístico de São Luís observou que é necessário investir em equipamentos urbanos na cidade, como saneamento básico e melhoria da infraestrutura das vias, porque esse conjunto incentiva o desenvolvimento do turismo. “Somos uma cidade turística por vocação, mas precisamos pensar no turismo como resultado de um esforço conjunto do poder público para que as coisas aconteçam naturalmente” declarou.

Washington também reafirmou seu compromisso com o Centro Histórico, destacando ações pontuais e contínuas que serão definitivas para sua preservação. “Não basta recuperar um casarão antigo: tem que recuperar e ocupar, para que a preservação do local se dê todos os dias”, propôs. “O Centro Histórico pode receber faculdades, casas estudantis, apartamentos para cidadãos comuns, empreendimentos do setor turístico. É isso que o meu governo vai incentivar a facilitar”, concluiu.





Nenhum comentário: