terça-feira, 13 de agosto de 2013

Raimundo Monteiro e chapa O Partido que Muda o Brasil registram candidatura para o PED 2013


O atual presidente do Partido dos Trabalhadores e candidato à reeleição, Raimundo Monteiro registrou nesta segunda-feira (12) a chapa O Partido que Muda o Brasil, a inscrição de chapas faz parte do Processo de Eleições Diretas do partido, o PED 2013. Estiveram presentes no ato que ocorreu na sede da sigla, no bairro do São Francisco, o vice-governador Washington Luiz Oliveira, os secretários estaduais de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Costa, e militantes que compõem a chapa.

O Partido que Muda o Brasil é a mais estadualizada dentre as chapas que concorrem para o Diretório Estadual do partido, conta com mais de 200 representantes de diretórios municipais e comissões provisórias. A chapa é fruto da união de duas importantes correntes petistas, a Construindo um Novo Brasil (CNB), capitaneada por Washington Luiz e a Força que Vem da Base, liderada por José Antônio Heluy. “A nossa chapa une duas importantes tendências do PT em prol do projeto nacional de levar desenvolvimento e dignidade à população. Pois, entendemos que a luta interna só enfraquece o projeto iniciado pelo ex-presidente Lula e hoje, comandando pela presidenta Dilma e que tem transformado o Brasil nesses últimos dez anos”, frisou José Antônio Heluy.

Dentre as propostas da chapa está a descentralização do Diretório Estadual do partido, “hoje o diretório estadual não conversa, o que queremos a partir da próxima gestão é que haja uma maior participação dos diretórios municipais; porque assim, poderemos de fato construir um partido sólido e que reflita as necessidades regionais”, explicou Raimundo Monteiro.

O Partido que Muda o Brasil apoia a reeleição de Rui Falcão para a direção nacional do Partido e defende como projeto político para 2014 a permanência da aliança PT-PMDB no Maranhão, corroborando o projeto nacional do PT. “É mais coerente para nós, aqui no Maranhão caminharmos consoante ao projeto nacional; porque, além de possibilitar uma maior governabilidade para a presidenta Dilma, podemos continuar trazendo para o Maranhão os avanços do Brasil, através de políticas públicas que estejam alinhadas com o governo federal.”, destacou Washington Luiz.

Foram registrados ainda mais cinco candidatos à presidência do Partido: Construindo a Mudança no Maranhão (Raimundo Teixeira); Novo Partido. Muda Maranhão (Eri Castro); Partido Para Todos (Henrique Souza); Renovar é Preciso (Rodrigo Comerciário) e Resistência Petista, Augusto Lobato Presidente (Augusto Lobato). Outras duas chapas sem candidatos a presidência, as chamadas chapas sem cabeça também disputam o PED 2013, O Grito do Interior, liderada por Adrovando Brandão e Resistência Petista, Augusto Lobato Presidente pra derrotar a oligarquia e reconstruir o partido, liderada por Márcio Jardim.

O processo- o Processo de Eleições Diretas (PED) 2013 – que iniciou os debates em todo o Brasil em janeiro deste ano - elegerá todos os dirigentes da sigla – presidente nacional, presidente estadual, presidente municipal e zonal, além de suas respectivas direções. O PED iniciou o registro de candidaturas em julho com a inscrição das chapas nacionais, em agosto é a vez das chapas estaduais e em setembro as chapas municipais. Já foram inscritas oito chapas nacionais e 06 candidatos a presidentes, dentre os candidatos encontra-se o atual presidente da sigla, Rui Falcão, Paulo Teixeira, Renato Simões, Valter Pomar, Serge Goulart e Marcus Sokol.

Com mais de 1,5 milhão de petistas de carteirinha, o PT é o único partido brasileiro que adota esse sistema, a eleição ocorrerá no dia 10 de novembro. Para participar das eleições como candidato ou como eleitor, os interessados devem ter no mínimo um ano de filiação e estar em dia com as contribuições financeiras e estatutárias.



Nenhum comentário: