terça-feira, 20 de agosto de 2013

Vice-governador e secretário prestigiam lançamento da Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia

O vice-governador, Washington Luiz Oliveira, e o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, José Costa, representaram o Governo do Maranhão, no lançamento da Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN), promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), nesta segunda-feira (19), em São Paulo.

A INB está alinhada com os objetivos da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) e ao Plano Brasil Maior, do Governo Federal. A cerimônia, realizada no hotel Macksoud Plaza, foi aberta pelo ministro Marco Antônio Raupp e o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação MCTI, Álvaro Prata. Participaram da solenidade chefes de estado, reitores, presidentes de fundações, de entidades e institutos de pesquisas, especialistas e empresários.

A IBN tem como objetivos criar, integrar e fortalecer ações governamentais para promover o desenvolvimento científico e tecnológico da nanotecnologia, com foco na promoção da inovação na indústria brasileira e na prosperidade econômica social.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação MCTI, Álvaro Prata, a nanotecnologia está sendo utilizada para criar novos materiais, produtos e processos por meio da manipulação de átomos e moléculas e trará uma grande transformação na sociedade brasileira. O valor de mercado total de produtos que incorporam nanotecnologias (incluindo semicondutores e eletrônicos) atingirá, em 2015, um montante de U$ 1 trilhão de dólares e, em 2020, deverá alcançar U$ 3 trilhões até o final de 2020.

“É uma revolução tecnológica que irá contribuir para o desenvolvimento econômico e social do nosso país e, também, para o estado do Maranhão,” destacou o vice-governador, realçando que o Brasil tem desenvolvido, nos últimos 10 anos, ações importantes em Ciência, Tecnologia e Inovação, com resultados concretos na produção científica e tecnológica.

O secretário de ciência e tecnologia do Maranhão, José Costa, parabenizou o Governo Federal pelo lançamento do programa e ressaltou a importância da ação para o Brasil. “A iniciativa trará ganhos significativos para o desenvolvimento e avanço da ciência e tecnologia no país”, afirmou.

Considerada a tecnologia-chave do século XXI, a nanotecnologia tem grande potencial de vendas. Através dela será possível produzir medicamentos mais eficazes, materiais mais resistentes, computadores com maior capacidade de armazenamento, além de acarretar benefícios socioambientais. No caso do nordeste, os especialistas querem investigar subsídios científicos que permitam, por exemplo, a plantação de arroz em terrenos pedregosos e do cacto em solos alagados.

SisNano

No mesmo ato em São Paulo foi apresentado o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano), sistema de laboratórios multiusuários direcionados à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em nanociências e nanotecnologias, que ampliará o acesso de pesquisadores e empresas à infraestrutura laboratorial brasileira.

Os 26 laboratórios que integrarem o SisNano terão prioridade nas políticas públicas de apoio à infraestrutura de laboratórios e formação de recursos humanos altamente qualificados, de acordo com as diretrizes da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) e associadas ao Plano Brasil Maior.


Fonte: secom

Nenhum comentário: