segunda-feira, 13 de junho de 2022

Governo Tampão manda ITERMA desmembrar Quilombo em Pedro do Rosário.



 

O governo tampão de Carlos Brandão mais uma vez mostra que tem lado, e que o lado dele é o do latifúndio e não dos trabalhadores. Segundo denúncias do Movimento Quilombola do Maranhão – MOQUIBOM, o governo do Estado, através do Instituto de Terras do Maranhão – ITERMA teria enviado hoje, 13 de junho, uma equipe do órgão para o Território Quilombola Imbiral Cabeça Branca que fica no município de Pedro do Rosário na baixada maranhense para desmembrar o Território e fazer a regularização fundiária para um fazendeiro que havia grilado áreas ancestrais do quilombo São Benedito do Céu e da Aldeia Cabeça Branca.

Essa mesma área já havia sido motivo de denúncia em 2021 por conta da devastação e dos crimes ambientais praticados pelo fazendeiro que grilou as terras na região. Mesmo ignorando as denúncias dos moradores e até relatório Antropológico realizado e aprovado pelo Incra destinando toda a área ao Processo de Titulação para uso coletivo, o governador tampão teria enviado uma equipe do ITERMA para desmembrar e fatiar o Território com a finalidade de dar os títulos individuais ao fazendeiro que grilou a área.

Somente a mobilização de todos e as denúncias juntos às entidades nacionais e internacionais de direitos humanos poderão impedir mais essa tragédia social.

Infelizmente essa é mais uma mostra do retrocesso das políticas públicas em que vivemos no Maranhão após esses mais de sete anos de Sarnodinismo, com o aumento dos conflitos no campo e o massacre dos pequenos agricultores que além de terem que cultivar suas roças sem ajuda do governo do Estado ainda têm que lutar contra os latifundiários e grileiros que vivem a ameaçá-los e às suas famílias.

Nenhum comentário: