quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

A hipocrisia do "mercado" e seus fraudadores

 


A falta de escrúpulos e a ganância dos controladores do mercado financeiro e seus tentáculos no mercado produtivo desnudadas no recente e escandaloso esquema de corrupção da gigante do setor varejista “Lojas Americanas” mostram as contradições do discurso de que somente o setor privado conseguiria administrar e executar as políticas de investimento do Estado mantendo a idoneidade no processo.

 Os três acionistas majoritários das Americanas Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles são acusados pelos bancos credores de maquiarem as contas da empresa para esconder um rombo bilionário.

A princípio foi especulado que a fraude seria de 20 bilhões, entretanto, ao entrar com o processo de recuperação judicial foi constatado que o rombo nas Americanas é de mais de 40 bilhões. Ou seja, mais que o dobro do que foi especulado inicialmente.

Para piorar a situação, reportagem da revista Veja traz denúncias da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) de que os três envolvidos no escândalo das Americanas são suspeitos de operações fraudulentas em operações fiscais da AMBEV, também controladas por eles.

Segundo estudo feito pela consultoria AC Lacerda a pedido da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja, as operações fraudulentas ocorreram desde 2017 quando a Receita Federal detectou em relatórios de fiscalização 'bilhões e bilhões de ilícitos tributários cometidos pelos fabricantes de concentrados de refrigerantes na Zona Franca de Manaus'.

Enquanto isso, o dito “mercado” apoiado pela grande mídia não dá um pio sobre todo esse escândalo financeiro que tem o poder de destruir milhares de famílias, por outro lado ficam a fazer terrorismo em relação aos investimentos sociais anunciados pelo governo LULA para proteger a população brasileira contra a fome.

A hipocrisia, a mentira e o poder financeiro são os maiores algozes do povo brasileiro e a grande mídia tem sido responsável pela disseminação e amplificação desses males em nossa sociedade sempre protegendo os criminosos de colarinho branco.

 

 

Nenhum comentário: