terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Governo LULA reinstala Mesa de Negociação Perrmanente

 


Governo federal instala hoje a Mesa Permanente de Negociação com os trabalhadores do setor público federal. Esse é um importante instrumento para valorização dos serviços e servidores públicos.

Após sete anos sendo desprezados e até mesmo desqualificados pelo governo federal, os servidores públicos federais terão a partir de hoje a oportunidade de mais uma vez poder discutir as condições em que se encontram os serviços públicos além de reivindicar melhorias para as condições de trabalho da categoria. Tudo isso perpassa ainda pela recomposição salarial dos servidores que estão há mais de sete anos sem qualquer reajuste, seja em seus vencimentos ou até mesmo  nos benefícios.

O longo tempo sem reajuste e a perda do poder de compra por conta das perdas inflacionárias têm criado muitas expectativas em relação ao funcionamento da mesa nacional de negociação. Entretanto é preciso entender que neste primeiro momento dificilmente a categoria irá conseguir recuperar todas as perdas do período, inclusive porque o governo anterior não deixou margem no orçamento aprovado esse ano para que houvesse sequer recomposição inflacionária para todos os servidores.

As entidades que compõem o fórum dos servidores públicos estão se organizando para nesse primeiro momento aprovar junto à mesa um reajuste emergencial para toda a categoria independente do ramo e colocando para uma discussão mais ampla as especificidades de cada setor.

“É importante que os trabalhadores entendam que após anos de desmonte dos serviços públicos e descaso com os servidores não conseguiremos resolver todas as pendências nesse primeiro momento. Temos que enaltecer a boa vontade do governo em reabrir as negociações e entender que o processo está só recomeçando”, disse Manoel Lages, presidente estadual da CUT e servidor público federal.

O diretor de formação da Condsef, José Figueiredo também chama a atenção da categoria para a necessidade do entendimento de que nada será resolvido imediatamente. “É necessário entender que hoje será somente a instalação da mesa de negociações e fica totalmente descartado sair com percentual definido uma vez que ainda iremos começar o processo de negociações. Vale lembrar que a Condsef/Dieese, têm estudos que já foram apresentados em abril/22, para o então candidato Lula e sua equipe”, disse Figueiredo.

Nenhum comentário: