quarta-feira, 14 de maio de 2008

Operação navalha pode ter degolado candidatura. Zé Reinaldo é um dos denunciados pela Procuradoria Geral da República.

A notícia de que fora denunciado pela Procuradoria Geral da República ao Superior Tribunal de Justiça por formação de quadrilha, peculato e corrupção passiva, caiu como uma pá de cal nas pretensões do ex-governador José Reinaldo de ser o candidato da Frente de Libertação nas próximas eleições em São Luís.

O ex-governador já estava pondo em prática uma verdadeira campanha para desarticular as pré-candidaturas de Flavio Dino, João Castelo, e Clodomir Paz, e buscar o apoio de todos para reeditar a Frente de Libertação com a sua candidatura. Com a confirmação da sua denúncia, deverá ficar muito mais difícil que isso aconteça.

Quando questionado se manteria a pré-candidatura mesmo com a denúncia, respondeu que isso não modificaria sua posição, e esperava que os partidos que fazem parte da Frente de Libertação o apoiassem. Chegou inclusive a lembrar que Roseana foi candidata e eleita para o Senado em 2002, mesmo após o caso Lunus. Ora, não dá para comparar uma coisa com a outra, até porque Roseana era a líder do seu grupo, e não vejo como os aliados dela pudessem deixar de apoiá-la. Já o Zé Reinaldo não é o líder do grupo político, ele lidera um dos grupos que compõe a Frente. As realidades são totalmente diferentes.

Por outro lado o prefeito Tadeu Palácio sente até urticária quando ouve falar de uma Frente de Libertação em São Luís. Claro, vão libertar São Luís de quem? Do PDT? Do prefeito Palácio? Não tem coerência a criação de tal Frente aqui em São Luís. E não podemos esquecer que o próprio governador Jackson Lago sempre disse aos quatro ventos que o responsável pela condução do processo em São Luís seria o prefeito Tadeu Palácio.

A notícia da denúncia do ex-governador, deve abrir espaço ao deputado Flavio Dino para que tente buscar de volta o apoio do PSB ao seu nome. Afinal, não acredito que Zé Reinaldo vá insistir nesta aventura e ficar exposto as imagens de sua prisão, principalmente agora com a denúncia ao STJ. O grupo Sarney adoraria trabalhar este tema em durante os dois meses de campanha.

Um comentário:

Pra Começo de Conversa disse...

Esta denuncia da operaçaõ navalha é um novo dado nesta corrida rumo a prefeitura de São Luís, que promete ser um das mais acirradas dos ultimos tempos