terça-feira, 6 de maio de 2008

São Luís precisa de um governo de esquerda

Até quando a política no Maranhão terá que ser colocada de forma plebiscitária? Ou você é Sarneyzista, ou anti Sarney. Será que somente tirar a família Sarney do governo resolve os problemas do Maranhão? Não dá mais para estender este discurso de “Frente de Libertação”. O governo do Maranhão já está sem o comando da família Sarney, principalmente em relação ao município de São Luís.

Desta vez é o presidente do Partido Comunista Brasileiro – PCB, Joberval Bertoldo, que continua com este discurso, e defende a candidatura do ex-governador Zé Reinaldo à prefeitura de São Luís como sendo o único que pode unificar as oposições reeditando a frente de libertação. Ora, vamos libertar São Luís de quem? Do PDT, que administra a cidade há vinte anos? O custo de uma união como esta para os partidos do campo democrático de esquerda é muito alto, pois quando sai em defesa deste projeto, a esquerda automaticamente deixa de lado os seus princípios programáticos.

Os partidos de esquerda precisam sair fortalecidos desta eleição. E a única forma disso acontecer será com a união destes pelo viés programático. Não podemos e não devemos permitir que os velhos atores da extinta oligarquia voltem a ditar as ordens agora, protegidos pela alcunha de “libertadores”. Não podemos esquecer que quem realmente tirou a família Sarney do governo do Estado foi o povo do Maranhão, que estava cansado de ser maltratado pelo ranço desta família, e votou na mudança, no Dr. Jackson.

Agora os partidos de esquerda precisam olhar para frente e definir o que realmente é prioritário para a população do município, procurando defender a instalação de um governo hegemonicamente formado pela esquerda e sintonizado com as políticas públicas do governo federal. E para eleições de São Luís a grande chance da esquerda está na candidatura do PCdoB coligada ao PT, e seria muito importante que o PSB e o PCB também viessem fazer parte desta coligação, formando assim uma grande frente de esquerda para vencer as eleições da capital.

Um comentário:

Opinando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.