quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Brasil é reeleito para novo mandato na Comissão de Construção da Paz da ONU



O Brasil foi reeleito, na última segunda-feira (24), por aclamação, para mais um mandato de dois anos no Comitê Organizacional da Comissão de Construção da Paz (CCP) das Organizações das Nações Unidas (ONU).

Criada em 2005, a CCP tem como principal objetivo auxiliar os países recém-saídos de conflitos armados a alcançarem estabilidade política e econômica. O Comitê Organizacional, que é composto por 31 países, estabelece as diretrizes de atuação da comissão.

O País é membro do Comitê Organizacional desde o início de suas atividades, quando a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, realizada em 20 de dezembro de 2005, criou o colegiado, composto por sete nações escolhidas pelo Conselho de Segurança (China, Colômbia, França, Marrocos, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos); sete países eleitos pelo Conselho Econômico e Social (Egito, Chile, República da Coreia, Ruanda, Espanha, Ucrânia e Zâmbia); cinco dos principais contribuintes para os orçamentos das Nações Unidas (Canadá, Holanda, Japão, Noruega e Suécia); cinco dos principais fornecedores de militares para as missões da ONU (Bangladesh, Índia, Nepal, Nigéria e Paquistão); e sete membros eleitos pela Assembleia Geral da ONU (Brasil, Benin, Croácia, Indonésia, El Salvador, Tunísia e Uruguai.

 Comitê dos Direitos da Criança
No último dia 19 de dezembro, o brasileiro Wanderlino Nogueira Neto, procurador de Justiça aposentado, foi escolhido para compor o Comitê dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU). O resultado da votação foi anunciado na quarta-feira (18), na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Com 161 dos 189 votos, Wanderlino é um dos nove candidatos escolhidos para o comitê e irá exercer mandato entre 2013 a 2017.

Atualmente, o comitê é composto por 18 membros e tem por objetivo monitorar a implementação de convenções e tratados, como a que trata dos Direitos da Criança, aprovada por 193 países, entre eles o Brasil.

Wanderlino destacou que o comitê atua como uma espécie de júri. "Recebemos denúncias sobre as violações de direitos e apreciamos. Ao final, apresentamos nossas recomendações para que estas violações sejam resolvidas”, explicou.

ONU
A Organização das Nações Unidas é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais.

Quando foi fundada, em 24 de outubro de 1945, ficou definido que para seu melhor funcionamento, seus membros, vindos de todos os cantos do planeta se comunicariam em seis idiomas oficiais: inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo.

Também ficou definido que, para que pudesse atender seus múltiplos mandatos, a ONU teria seis órgãos principais, a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, a Corte Internacional de Justiça e o Secretariado.

Nenhum comentário: