segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Washington e Coroatá: aliança fortalecida




Domingos Alberto, vereador Diôgo, Odair José (ex-secretário de Educação), Luís da Amovelar, Washington e vereador Cássio durante entrega do Prêmio de Incentivo à Educação de Coroatá em dezembro de 2010.

A história política é marcada por composições e alianças que sempre interferem diretamente na condução política e administrativa dos municípios, dos estados e até do País. Alianças, que como o próprio significado etimológico do termo sugere, é uma soma de forças, formando em si um conjunto em favor de um projeto comum.
 Prefeito Luís da Amovelar e Vice-governador Washington participam da tradicional Festa da Mandioca em 2011.

Nessa perspectiva, como perfeita exemplificação, têm-se uma aliança política forte, determinada, e duradoura: a aliança entre o Vice-governador do Estado Washington Luiz e o grupo que elegeu e reelegeu o PrefeitoLuís da Amovelar em Coroatá.

Tal parceria iniciou-se muito antes até da eleição de Luís da Amovelar em 2004, em tempos que Washington já atuava junto ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Coroatá por distribuição de terra e regularização fundiária para pequenos agricultores, por escolas e o direito à educação para jovens, crianças e adultos da cidade, além da defesa, sempre pujante, do direito a um tratamento humanizado a todos.

A presença constante de Washington em Coroatá, seja para participação em eventos oficiais à discretas visitas de cortesia, aliada à predisposição e prioridade com quais sempre tratou e recebeu a todos indistintamente e encaminhou os pleitos locais, rendeu-lhe mais que aliados políticos, rendeu verdadeiros amigos e conterrâneos, esse último, pelo título que fora outorgado pelo parlamento municipal como cidadão da cidade, um reconhecimento recíproco. 

Os avanços propiciados pela referida aliança foram sensíveis no município: a articulação para a implantação do SAMU e para a construção e entrega de 700 casas populares do programa “Minha Casa, Minha Vida”; o esforço para garantir duas mil casas na segunda etapa do projeto, com execução já assegurada para o primeiro semestre de 2013; perfuração de mais de cem poços artesianos (sede e zona rural) em oito anos e o melhoramento de estradas vicinais, através de articulação e convênios com o Governo Federal, além de uma série de etc. 

Recentemente, adversários declarados e motivados a tentar estremecer fortalecida aliança, exploraram ao máximo informação da prefeita eleita de Coroatá, Teresa Murad (PMDB) em sua prestação de contas de campanha à justiça eleitoral, segundo a qual supostamente Washington teria doado R$25.000,00 (vinte e cinco mil reais). A suposta doação, inverdadeira, foi desmentida de pronto por Washington, levando-lhe a divulgar, inclusive, o extrato bancário de sua conta corrente.

Comprovando não haver qualquer indisposição política entre Washington e a base petista/política em Coroatá, Washington esteve na cidade no último dia 13 (coincidentemente), onde participou de uma série de conversas com lideranças locais, e ainda do encerramento do Campeonato Coroataense de Futebol, no Estádio Municipal todo reformado, modernizado e com novo gramado. Para alguns, a visita até poderia representar mais uma das habituais idas de Washington à cidade, contudo, acompanhada de significativo simbolismo, sua ida representou o gesto de um grande líder político, que mesmo com o resultado “desfavorável” ao seu grupo no município nas últimas eleições, evidenciou, sem reservas, com quem está. Gesto esse, cujo reflexo não poderia ser outro, senão a mobilização significativa de grande parte de vereadores, secretários municipais, empresários, lideranças políticas e sociais para recebê-lo e reafirmar apoio.

Washington durante o encerramento do Campeonato Coroataense de Futebol. Foto 1 - Washington, Vitinho Trovão, Prefeito Luís da Amovelar, Prof. Biné Pereira (Sec. Mun. Esportes) e Zé Brandão (Diretor Regional dos Correios do Maranhão).  Foto 2 - Ronnes Reis (Assessor do Prefeito), Saddam Nunes, Zé Brandão, Nadson Aguiar (empresário), Wshington, Marola Rios (empresário) e Rubens Junior.
Vitinho Trovão (empresário), Washington, vereador Cássio Reis, vereador Gilmar Arruda, vereador eleito Juscelino e Junior Bezerra (empresário) durante o encerramento do Campeonato Coroataense de Futebol.

Diferentemente de outros personagens políticos do PT estadual, que utilizam de seus mandatos com balcão de negócios para uma verdadeira “compra” de bases e lideranças do partido, para atender exclusivamente suas mais nebulosas intenções, Washington de forma natural e pacata convence, conquista e consolida sua base, reforçando alianças históricas e mostrando para seus adversários como se faz política, escrevendo uma página na história do PT estadual com alianças e aliados políticos inegociáveis, ajudando a construir um Maranhão cada vez melhor para todos.

VEJA ALGUMAS FOTOS:



Governador em exercício Washington Luiz ladeado por Domingos Alberto, vereador Gilmar Arruda e vereador Diogo Gonçalves, em março de 2012.



 Major Alexandre Brito, Domingos Alberto, Washington Luiz, Prefeito Luis da Amovelar e o empresário Júlio Alencar nas comemorações de aniversário do PT em 2011.

 Washington participa ao lado de dezenas de lideranças do cortejo fúnebre de Dom Reinaldo Pünder em janeiro de 2011.

Nenhum comentário: