sábado, 22 de dezembro de 2012

Pedro Fernandes reúne gestores e define objetivos e metas de gestão da Seduc

Secretário Pedro Fernandes fala aos gestores da Seduc
O deputado federal e atual secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, reuniu sua equipe de gestores na última quinta-feira (20), no auditório Henrique de La Roque, para fazer uma espécie de balanço da Seduc em 2012, bem como anunciar as metas e objetivos da Secretaria para o ano de 2013.
O evento reuniu principalmente a equipe de auxiliares mais próximos do secretário, diretores de escolas e gestores das escolas estaduais da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís.
O encontro contou com a presença de cerca de 300 profissionais entre gestores e adjuntos da URE São Luís, que abrange os municípios de Raposa, Paço do Lumiar, São Luís, Alcântara e São José de Ribamar. Toda a equipe técnica da Seduc também participou do evento.
O secretário fez a abertura do evento e agradeceu a presença de todos, afirmando que o momento era bastante importante, já que o processo educacional do estado estava sendo colocado em discussão, no sentido de buscar mecanismos que possibilitassem melhorias significativas para a educação.
“Quero agradecer a presença de todos os gestores e adjuntos e esclarecer que estamos trabalhando fortemente para que possamos modificar o processo educacional no Maranhão. É notório que precisamos de melhorias significativas dos nossos índices, e isso está sendo trabalhado com o empenho de todos que fazem a educação no Estado”, destacou Pedro Fernandes.
“Prazer de dizer sim e o dever de dizer não”
Pedro Fernandes fez algumas observações importantes e corajosas durante o seu discurso de abertura da reunião com os gestores da Seduc.
Em primeiro lugar, fez questão de reafirmar o seu compromisso como o “ensino”, ou seja, que dará prioridade para as ações que visem melhorar o desempenho dos professores em sala de aula e o aproveitamento dos alunos.
Depois, o Pedro Fernandes afirmou que irá cobrar desempenho da equipe de gestores da Seduc e dos diretores, bem como deseja ser cobrado dos mesmo. Ressaltou ainda a importância de trabalhar com transparência administrativa como forma de prestar contas dos trabalhos como a sociedade e disse que terá o prazer de dizer “sim”, mas também o dever de dizer “não” quando necessário.
“Uma das nossas principais diretrizes como gestores da educação do Maranhão é trabalhar com transparência. Temos que prestar contas do nosso trabalho com a sociedade. Irei cobrar resultados e compromissos de todos vocês e também quero ser cobrados por todos. Reclamem, critiquem, apontem erros, enfim, não fiquem calados quando verem um malfeito, pois eu sei cobrar de quem trabalha comigo, mas também gosto de ser cobrado. Sou político, mas não farei política como a educação do nosso estado, terei o prazer de dizer sim e o dever de dizer não quando for preciso”, disse o secretário.
Os gestores apoiaram a realização do evento e destacaram que iniciativas desse tipo contribui sobremaneira para melhorar a educação no Maranhão. Alguns lembraram que há tempos a Seduc não realizava um evento dessa magnitude com os gestores.
“Já fazia bastante tempo que a Seduc não nos chamava para um encontro com este formato. É muito importante compartilhar informações que irão dar agilidade e andamento ao nosso trabalho. São com iniciativas como estas que iremos elevar os nossos índices educacionais”, declarou Jeferson Plácido, gestor do CE Lúcia Chaves.
Muito aplaudida pelos presentes quando chamada para presidir a mesa do encontro pelo secretário Pedro Fernandes, a gestora da URE São Luís, professora Sônia Macie, ressaltou que na Seduc há excelente profissionais e todos estão sempre dispostos e motivados para trabalhar em prol da educação.
“Este é um novo momento para o trabalho que desenvolvemos. A nossa equipe é unida e determinada e vamos sempre trabalhar com muito afinco”, disse Maciel
Ao final do evento, o secretário Pedro Fernandes agradeceu a presença de todos e estimulou os presentes a realizarem reuniões com os professores para falarem sobre o que foi tratado na reunião. O secretário também falou que os desafios são muitos, mas que conta com a motivação e determinação de todos para traçar novos caminhos na educação do Estado.
Comentário do blog: O secretário Pedro Fernandes mostrou, além de motivação com a nova função que lhe foi confiada pela governadora Roseana Sarney, muita coragem em abordar questões polêmicas que ainda ocorrem no âmbito da Secretaria de Educação. Fernandes reconheceu que há muito desperdício de dinheiro público na Seduc, que vários serviços são pagos com valores milionários, mas prestados de forma precária, como limpeza e vigilância, por exemplo, e surpreendeu a todos quando revelou  que tem gente ganhando até 8 mil reais por mês sem ter qualquer vínculo com a educação. O secretário garantiu que irá acabar com essas distorções.
Pedro Fernandes apresentou algumas várias propostas, entre elas a realização de treinamento dos gestores em técnicas de prestação de contas, já que o índice de inadimplência dos mesmos é muito alto e, segundo o secretário, a causa pode ser a falta de conhecimento sobre o assunto.
O secretário também levantou a possibilidade de criar a figura do “Prefeito da Escola”, tal como ocorre nas universidades. A ideia é que esse profissional auxilie os diretores na administração patrimonial e de infraestrutura das escolas.
Diz o adágio popular que “de boas intensões o inferno está cheio”. Pode ser, mas sem boas intensões não se chaga a lugar algum, nem mesmo ao inferno. O fato é que, além de boas intensões, Pedro Fernandes tem competência técnica, experiência administrativa, sensibilidade política e determinação pessoal (desafio) para fazer um bom trabalho no comando da maior estrutura administrativa do Governo do Estado, que é a Secretaria de Educação. E avisou: “Não irei pedir permissão à  governadora para fazer o coisa certa. Se ele me convidou para o cargo é porque confia em mim”.
Esse é Pedro Fernandes.

Nenhum comentário: