terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Brasília sedia Conferência das Cidades que vai discutir mobilidade urbana



Brasília vai sediar nos dias 12 e 13, a XIII Conferência das Cidades, com o tema Mobilidade Urbana.  O evento é promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara e tem como objetivo apresentar as novas técnicas de gestão e políticas de mobilidade urbana, além de motivar os prefeitos eleitos em 2012 a lutarem por uma cidadania responsável na gestão pública. O evento ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Na quarta-feira (12), estão previstos debates sobre a aplicação da Lei da Mobilidade Urbana (12.587/12) pelos municípios, a integração dos modais de transporte, os projetos de mobilidade urbana nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e as parcerias público-privadas (PPPs), entre outros.

Já os debates de quinta-feira (13) vão tratar de relações federativas e integração das políticas públicas da União, de estados e municípios; das finanças municipais e do Fundo de Participações dos Municípios (FPM); e de experiências exitosas em municípios brasileiros, como a implantação do teleférico do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.

O deputado Fernando Marroni (PT-RS), que integra a comissão, destacou o “esforço” do governo da presidenta Dilma em priorizar a mobilidade urbana das cidades que vão sediar a Copa das Confederações da FIFA no Brasil, em 2013, e a Copa do Mundo 2014.  “O nosso governo está trabalhando para garantir a mobilidade nas cidades-sede. Além dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), existem políticas públicas de incentivo ao transporte coletivo de qualidade, ao metrô e aos trens de grande superfície, além da cultura do ciclismo no país”, afirmou.

Para o deputado Artur Bruno (PT-CE), que também integra a CDU, as capitais que vão sediar a Copa do Mundo terão dificuldades para concluir as obras de mobilidade urbana.  “Lamentavelmente, por várias décadas, o Brasil fez uma opção equivocada ao priorizar as rodovias para as cargas e passageiros”, disse.  O governo Dilma, em sua avaliação, “tem corrido contra o tempo para tirar o atraso e a falta de investimentos no transporte público, investindo nos veículos leves sobre trilhos (VLT’s), nos metrôs e nas faixas preferenciais e exclusivas para os ônibus”.

Ao final do evento, os municípios que se destacarem na implementação de políticas públicas de desenvolvimento urbano/modalidade urbana serão premiadas com o Selo “Cidade Cidadã”.

Informações sobre o evento, clique aqui.



Nenhum comentário: