quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Esperanças de dias melhores para o mundo

Após quarenta e quatro anos do fim de um regime vergonhoso como o aparteid, finalmente um negro vence as eleições presidenciais americanas e realiza um sonho de Martin Luther King jr. Essa vitória realmente é um avanço nas relações de poder para os negros em todo o mundo, entretanto não podemos esquecer que os Estados Unidos estão no centro da maior crise financeira e econômica dos últimos setenta anos. Esperamos que Barak Obama encontre uma forma diferente para combater essa crise. Ou seja, não faça como seus antecessores, que ao menor sinal de turbulências recorriam às guerras como forma de mascarar os danos causados por crises financeiras e econômicas.


Acredito que uma das grandes contribuições que o democrata poderá trazer ao mundo será a possibilidade de acordo na área de preservação ambiental, tema praticamente proibido na era Bush. Em relação ao etanol brasileiro dificilmente ocorrerá alguma mudança significativa nas barreiras fiscais. Afinal, os grandes produtores de etanol americanos financiaram substancialmente a campanha de Obama, e farão muito lobby para a manutenção das altas taxas de importação do produto brasileiro.


A eleição do senador Barak Obama poderá reverter um pouco a grande onda antiamericana produzida pelos oito anos desastrosos do republicano George Bush à frente da Casa Branca. Claro, as mudanças não serão imediatas, mas já podemos ver os chefes de governo mundo afora com a intenção de estreitar os laços com a nova administração americana. È o caso da França, Rússia, e Irã, que estavam bem distantes na era Bush, e aqui na America do sul podemos destacar Hugo Chávez(Venezuela), e Evo Morales (Bolívia), que já se pronunciaram com esperança de começar uma relação melhor com os ianques.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo,
parabéns!!
Fico muito feliz de ver/ler que tu escolheste a profissão certa! Escreves bem, tem idéias próprias e articuladas, português correto, claro e objetivo, e, talvez, o mais importante - percebe-se que tens tesão pelo que estás fazendo. É notável teu crescimento profissional e, pelo talento demonstrado, o nosso meio (ops!, sem sacanagem) só ganhou com tua chegada.
Fiz questão de escrever pq tenho um carinho por ti e também pq é como se eu tivesse, um pouco, ter visto esse jornalista ir brotando.
Tudo de bom.
Vida longa ao blog e à tua carreira, e felicidades gerais.
beiJoão
João Carlos

Opinando disse...

Valeu João. E a culpa é de vcs....rsrrs