segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Governo brasileiro mostra força e chama de volta embaixador no Equador

Mais uma vez a grande imprensa brasileira tenta colocar o governo Lula em xeque. Desta vez, por conta do calote contra o BNDES anunciado pelo presidente equatoriano, Rafael Correa.


A imprensa oposicionista tenta colocar para o povo brasileiro a idéia de que isso tudo que esta acontecendo no Equador é fruto da forma como o governo brasileiro tratou a questão da Petrobras na Bolívia. Ora, são duas coisas totalmente distintas. No caso da Bolívia, o governo brasileiro entendeu o direito do presidente Evo Morales de nacionalizar os hidrocarbonetos, exigindo apenas o pagamento da infra-estrutura física das refinarias. Quem não se lembra da campanha o “petróleo é nosso” feita pelo governo brasileiro?


No caso do Equador, o presidente Rafael Correa tem todo o direito de questionar a construtora brasileira Odebrecht, no que diz respeito à estrutura da obra em questão, se, realmente entende que a obra foi entregue fora dos padrões estabelecidos em contrato. Entretanto, não pode querer vincular estes supostos problemas ao pagamento do empréstimo contraído junto ao BNDES.


O governo brasileiro agiu da forma que entendo que deveria agir; Chamou o embaixador brasileiro no Equador para explicações e discutir as futuras relações e o tratamento que será dado no futuro ao Equador.


Somente o fato de o governo chamar de volta seu embaixador, já deixa bem claro que o Brasil não aceitará essa atitude do governo Equatoriano. O Ministro do exterior, Celso Amorim já declarou inclusive a possibilidade de cancelar todos os projetos sociais em que o país participa no Equador. Agora é esperar o desenrolar dos fatos.

Nenhum comentário: