terça-feira, 11 de novembro de 2008

Um natal mais tranquilo para os servidores

Finalmente o Senado votará as medidas provisórias (MPs 440 e 441) que concedem reajustes salariais aos servidores públicos federais. Esta é mais uma vitória dos servidores e dos sindicatos que lutam e discutem com o governo há muito tempo pelo benefício. Não podemos esquecer que a situação do serviço público brasileiro era caótica, pois durante os oito anos em que o PSDB governou o país não deu reajuste algum à categoria e ainda provocou o desmonte das repartições públicas pelo país. Agora, o atual governo está apenas repondo as perdas deste período nefasto para os servidores brasileiros.

As medidas provisórias 440 e 441 que garantem reajustes a mais de 450 mil servidores já foram aprovadas na Câmara dos deputados e estão trancando a pauta do Senado. Devem ser votadas ainda hoje e posteriormente encaminhadas à sanção do presidente Lula.
Alguns setores da oposição, principalmente PSDB e DEM tentam colocar a opinião pública contra os reajustes para servidores. Isso já era esperado. Afinal, eles são os maiores defensores do desmonte da máquina pública. O que é curioso, é que nem um dos figurões do partido terá coragem de mostrar a cara e votar contrário à medida. Segundo o blog do Josias de Souza, “três grão-tucanos e dois pajés da tribo ‘demo’ disseram que podem até fazer discursos de alerta. Votar contra, jamais”.

Tentam inclusive colocar a crise financeira mundial como desculpa para que o Congresso não aprovasse as MPs. Agora vejamos; Quando foram negociados os reajustes, ainda não se falava em crise mundial. E outro ponto importante é que os trabalhadores do serviço público brasileiro nada têm a ver com os “péssimos” negócios feitos por “grandes” executivos de Wall Street. Enquanto nossos bravos trabalhadores estão com seus salários bastante defasados, sabemos que estes mesmos executivos receberam milhões de dólares em bônus pelo grande número de ações negociadas.

Parabéns à luta dos sindicatos e servidores que finalmente conseguiram vencer esta batalha.

Nenhum comentário: