quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Tragédia anunciada

Têm coisas neste país que realmente não mudam nunca. O problema de enchentes no vale do Itajaí, em Santa Catarina é antigo, toda vez que o período das chuvas é mais intenso o rio sobe e deixa as cidades do vale completamente alagadas. Na década de oitenta do século passado foi feito um grande projeto que incluía a construção de diques, muros de arrimo e até canais para ajudar no escoamento para o mar. No entanto como tudo mais no Brasil, alguns anos sem chuvas torrenciais fez com que os governantes de plantão esquecessem o perigo e o projeto. Agora com o “caldo” derramado exigem ações do governo Federal. O Ministério público precisa agir, e responsabilizar os gestores estaduais que não realizaram as obras necessárias para evitar esta tragédia.


Apesar do Governo Federal já ter enviado mais de 1,6 milhões, alguns setores da mídia ainda tentam colocar o povo contra o governo. Claro tudo isso municiado pela oposição, principalmente o PSDB e DEM. Isso já faz parte da campanha eleitoral de 2010. Nada contra a antecipação da discussão para o pleito que vai definir os rumos do país para os próximos anos. Entretanto, é preciso ter responsabilidade nesta discussão, não podemos aceitar que uma situação de calamidade como esta vire palanque político.


Se o presidente Lula tivesse ido de imediato para o local da tragédia, os mesmos setores da mídia que hoje fazem críticas pela demora, diriam que o presidente estava apenas tentando obter benefícios eleitorais. No entanto estes mesmos órgãos midiáticos nada ou quase nada falam sobre a rapidez na locação e liberação de recursos federais para a região atingida. E o que realmente as pessoas que foram atingidas precisam é de ações, e não da presença física do presidente.

Nenhum comentário: