terça-feira, 22 de outubro de 2013

Abertas a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a IV Mostra Científica do Maranhão



Com a proposta de mobilizar jovens, pesquisadores, professores e a sociedade em geral em torno do tema “Ciência, Saúde e Esporte”, foi aberta no final da tarde desta segunda-feira (21) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a IV Mostra Científica do Maranhão. A cerimônia foi presidida pelo secretário de Ciência e Tecnologia, José Costa, representando a governadora Roseana Sarney, e a diretora Cientifica da Fapema, Cláudia Coelho.

A SNCT é o maior evento de popularização da ciência do país e um dos maiores do mundo. A estimativa é de que 60 mil pessoas visitem e participe das atividades na Cidade da Ciência montada na área externa do São Luís Shopping, até sábado (26). Entre as autoridades presentes no evento, reitores, pró-reitores, secretários de Estado, deputados, entre eles a deputada Francisca Primo, representando a Assembleia Legislativa e a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge.

 “A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, aqui no Maranhão, é um sucesso. Em 2012 tivemos um crescimento fantástico em número de atividades e de participantes o que nos garantiu o primeiro lugar entre os estados do Nordeste em número de atividades e o quinto do Brasil”, observou o secretário José Costa.  “Este ano queremos superar estes números e, para isso, o Governo do Estado não mediu esforços. A governadora Roseana Sarney, novamente, continua incentivando o sucesso deste trabalho”.  

 A programação, aberta ao público, inclui palestras, mini-cursos, apresentação de pôsteres, protótipos e seções do planetário onde os participantes têm contato lúdico com inúmeras informações e conceito de Astronomia e ciência em geral. A novidade da programação deste ano é a exposição Semente de Digital, um projeto de Educação Patrimonial com o objetivo de sensibilizar os moradores de São Luís para a importância da preservação dos casarões históricos da cidade, procurando fazer isso através de experimentos interativos, formação de redes e registro em vídeos e fotos.

“Este é um evento importante pois é uma oportunidade de mostrar a toda a sociedade a produção maranhense na área de ciência, tecnologia e inovação. Toada a sociedade está convidada a participar das atividades que são gratuitas e contemplam pessoas de todas as idades”, disse a diretora Científica da Fapema, Cláudia Coelho.

A secretária de Cultura, Olga Simão, destacou que a SNCT é um grande evento que mobiliza várias secretarias que trazem para a semana todas as inovações tecnologias do Maranhão.  A programação cultural do evento, que inclui apresentações de bumba boi e de bandas de musica é resultado de parceria com a Secretaria de Cultura e Secretaria de Segurança.

Desenvolvimento da ciência
Promover e disseminar as atividades em prol da ciência e tecnologia é a finalidade maior do evento, que foca suas atividades na mobilização de crianças,adolescentes e jovens. A SNCT valoriza atividades que primem pela criatividade e inovação no ambiente científico. Ela também pretende mostrar como essas atividades contribuem para o desenvolvimento do País.

Escolas da rede pública e privada vão realizar visitas guiadas à Cidade da Ciência, montada em uma área de 5.000m², onde os visitantes vão encontrar locais reservados para a apreciação e participação de diversas atividades, dentre avos quais estão ambientes para a prática de jogos virtuais e campeonatos esportivos.

São parceiros do governo no evento as universidades, instituições de pesquisa, institutos tecnológicos, escolas da rede pública e privada, órgãos governamentais, empresas públicas e privadas, organizações não-governamentais e a sociedade organiza, entre outros parceiros. A coordenação do evento é da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Fapema.

O reitor da Uema, José Augusto, disse que a SNCT dará evidencia ao Maranhão de quanto a sua gente e instituições estão comprometidas nesta causa em prol do bem comum, do desenvolvimento do estado. “Que ao final dela estejamos melhores com a troca de experiência e conhecimento que esse espaço vai propiciar”.

Fonte:secom


Nenhum comentário: