sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Vice-governador Washington Luiz prestigia a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


O vice-governador Washington Luiz Oliveira visitou nesta sexta (25), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), montada na Cidade da Ciência, no São Luís Shopping. Ele percorreu estandes e conheceu as iniciativas que estão sendo desenvolvidas no estado na aplicação das novas tecnologias e saberes científicos. A SNCT será encerrada nesta sábado (26), às 20h, com a apresentação cultura do Boi de Axixá.

Washington Luiz estava acompanhado dos secretários José Costa (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), José Antônio Heluy (Trabalho e Economia Solidária) e José Ribamar Torres, adjunto da Universidade Virtual do Maranhão (univima), entre outras autoridades.

Estima-se que um público de 60 mil pessoas visite o espaço montado na Cidade da Ciência e também nos outros centros onde as atividades estão sendo realizadas, como a unidade do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), no Maracanã, Ufma e Uema. O Maranhão é o detentor do recorde de atividades da SNCT em 2012, entre os nove estados do Nordeste e ocupa o quinto lugar em todo o país. A meta com as atividades deste ano na Semana é superar esses números.

 O vice-governador Washington Luiz elogiou a iniciativa das ações que estão promovendo o intercâmbio do conhecimento científico. "Dá um ânimo a gente perceber as iniciativas que as instituições no Maranhão estão realizando. Os estudantes e professores envolvidos na produção científica se sentem estimulados, especialmente quando veem essa interação com a sociedade, que a Semana de Ciência e Tecnologia permite", disse.

E essa interação o vice-governador pôde acompanhar de perto. No primeiro estande que conheceu, recebeu informações do projeto Enova , que utiliza a energia limpa, captada do sol, que é convertida em eletricidade para ser utilizada em eletrodomésticos e lâmpadas.

Em seguida, ele foi apresentado ao projeto de Fossa Séptica Biodigestora, financiado pela Embrapa e que tem como objetivo ajudar a resolver problemas de saneamento básico de municípios na zona rural. "Vejo que o Maranhão está produzindo muito e com qualidade as ações de ciência e tecnologia . Nós precisamos mostrar as experiências positivas que o nosso estado está realizando e a Semana cumpre bem esse papel de divulgar a excelência dessas atividades", reforçou o vice-governador.

Entre as atividades que mais chamaram a atenção durante a visita da comitiva à SNCT, foi a demonstração do funcionamento de uma cadeira de rodas, a Parabike, que estava exposta no estande da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

O invento é um sistema híbrido formado por uma bicicleta e uma cadeira de rodas que auxilia na locomoção de quem tem mobilidade reduzida. Dentre as vantagens, está o custo de comercialização do produto, que é bem mais barato do que os modelos já existentes no mercado. "Uma cadeira de rodas elétrica custa R$ 7 mil reais. A Parabike, terá um custo de no máximo R$ 700,00", declarou o inventor Celso Oliveira.

Em seguida, o vice-governador e a comitiva foram conhecer o projeto Semente Digital, que também conta com o apoio da Fapema, e que permitiu a realização de um passeio virtual pelas belezas do centro histórico de São Luís, capital patrimônio da humanidade. Ele também aproveitou para ouvir explicações de técnicos e professores da Secretaria de Educação, que falavam sobre o Projeto de Mediação Tecnológica, que permite levar educação e conhecimento a estudantes, através de videoconferências, nos locais de difícil acesso no interior do estado, evitando que crianças e jovens fiquem sem aulas.

O projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia. "Vejo isso com muito entusiasmo, pela forma tão precisa pela qual estamos produzindo ciência e tecnologia em nosso estado".

Já no Estaleiro Escola, o vice-governador pôde ver as réplicas de embarcações típicas do nosso estado, inclusive a Canoa Costeira Maranhense, produzida de maneira artesanal e que se tornou Patrimônio Cultural do Brasil, declarado pelo IPHAN. A comitiva que acompanhava a visita, também esteve presente nos espaços da Cruz Vermelha, Ufma, Uema, SBPC, Corpo de Bombeiros, Instituto Florence e nas secretarias de governo.

Os doces e compotas típicas da culinária local, bem como as rendas e artesanatos produzidos no estado, estavam expostos na Feira da Economia Solidária, gerenciada pela Secretaria de Trabalho e Economia Solidária( Setres). "Vemos aqui uma pequena mostra do conhecimento que nossa gente produz e isso é muito bom para elevar a nossa cultura e qualificar o trabalho desses profissionais", avaliou o secretário José Antônio Helluy.

Clube da Ciência
No período em que visitou a feira, Washington Luiz recebeu o carinho de muitas crianças, que formam boa parte do público visitante. Alaíne, 11 anos, se mostrou contente com a presença do vice-governador e antes de ouvir uma palestra sobre a importância da alimentação saudável nessa fase da vida, fez questão de cumprimentá-lo e registrar o momento em fotografias. "Ele, visitar a feira da mesma maneira como nós estamos fazendo é muito legal. Tenho certeza que ele vai aprender muitas coisas, assim como todos nós da escola estamos aprendendo", afirmou a aluna. Depois, o vice-governador assistiu a uma sessão no Planetário, um dos espaços mais visitados na Cidade da Ciência.

Diante da presença maciça de crianças, jovens e adolescentes, o secretário de Ciência e Tecnologia, José Costa, anunciou para breve o lançamento do Clube da Ciência. A ideia é levar o Planetário Móvel para as escolas e instalar em cada uma delas esse clube com o objetivo de despertar o interesse pelo estudo da ciência.

Cada unidade de ensino passará a contar com um kit tecnológico envolvendo as disciplinas científicas. E como os estudantes estão sempre conectados com o mundo virtual, a ideia é que os debates sejam feitos também nas redes sociais. "Vamos criar grupos de debate na internet o que vai facilitar essa comunicação e a troca de ideias, de experimentos e na próxima Semana Nacional de Ciência e Tecnologia já teremos uma nova atração num espaço muito maior para registrar o resultado do que aconteceu com as pesquisas que vamos fazer", revelou.


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será encerrada neste sábado (26). As visitas podem ser feitas das 8h às 20h.

Fonte: secom

Nenhum comentário: