Nos meses de novembro e dezembro, durante o período de pagamento do
Bolsa Família, a Central de Relacionamento do Ministério do Desenvolvimento
Social e Combate à Fome (MDS) irá funcionar em feriados e nos finais de semana
para atender aos beneficiários. Nos dias 15, 16, 17, 23 e 24 de novembro, e 14,
15, 21 e 22 de dezembro, o telefone 0800 707 2003 atenderá das 10h às 16h, para
informações e esclarecimento de dúvidas sobre o programa. Nos dias úteis – de
segunda a sexta-feira, o horário de atendimento permanece o mesmo: das 7h às
19h.
A medida de estender o funcionamento da Central aos finais de semana e
feriados, adotada desde junho, permite uma comunicação ágil e direta do cidadão
e dos gestores do programa com o ministério durante os períodos de pagamento do
Bolsa Família. A liberação do benefício para as 13,8 milhões de famílias
atendidas é feita nos últimos 10 dias úteis de cada mês, de forma escalonada,
conforme o Número de Identificação Social (NIS). Assim, se o beneficiário
precisar esclarecer dúvidas ou pedir informações, pode contar com um canal
direto de atendimento mesmo nos finais de semana e feriados.
De acordo com o coordenador-geral da Central de Relacionamento do MDS,
José Augusto Mello Athayde, a maior demanda ocorre justamente no período de
pagamento do Bolsa Família, e 95% das pessoas que ligam para o 0800 são
beneficiários do programa. “Hoje, o nosso maior atendimento é sobre o Bolsa
Família. Recebemos demandas de gestores e técnicos municipais para resolver
problemas de beneficiários, e também dos próprios beneficiários, querendo saber
sobre os saques de benefício ou verificar sua situação cadastral”, afirma.
O superintendente nacional de Programas Sociais da Caixa Econômica
Federal, Ivan Domingues, 85% dos beneficiários do Bolsa Família sacam o recurso
imediatamente após a liberação, conforme o calendário. “É compreensível, pois
esse recurso é de subsistência e vem para atender as necessidades básicas de
alimentação”, explica.
A Central de Relacionamento é um canal de comunicação direta do
ministério com o cidadão e os gestores municipais e estaduais. Ela esclarece
dúvidas e presta informações sobre os programas, benefícios e políticas do MDS
por telefone, e-mail, formulário eletrônico, carta e fax. O atendimento
humanizado é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e das 10h às
16h nos finais de semana e feriados durante o período de pagamento. Porém, o
atendimento eletrônico funciona 24 horas. Com o número do Número de
Identificação Social (NIS), a pessoa pode verificar, em qualquer horário, a
data do saque do benefício e informações sobre como se inscrever ou atualizar
os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
SERVIÇO
Central de Relacionamento do MDS
Central de Relacionamento do MDS
Telefone: 0800 707 2003
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.Plantão: sábados,
domingos e feriados, durante o período de pagamento do Bolsa Família, das 10h
às 16h.
Outros canais de
comunicação:
formulário eletrônico: http://www.mds.gov.br/form_fale_conosco
E-mail: bolsa.familia@mds.gov.br
Carta:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Esplanada dos Ministérios, Bloco C, 9º andar, Sala 948
CEP 70.046-900 - Brasília/DF – A/c Central de Relacionamento do MDS
CEP 70.046-900 - Brasília/DF – A/c Central de Relacionamento do MDS
Atendimento pessoal: Esplanada dos
Ministérios, Bloco C, 9º andar – Sala 948 (de segunda a sexta-feira, das 8h às
18h)
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Nenhum comentário:
Postar um comentário