segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Prêmio Fapema 2013 homenageia pesquisadores nesta segunda-feira (25)


Pesquisadores maranhenses vão subir ao palco do Teatro Arthur Azevedo, em São Luís, nesta segunda-feira (25), às 20h para receber uma homenagem merecida por suas contribuições para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Estado: o Prêmio Fapema 2013. O prêmio, uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), este ano chega à sua nona edição, consolidado como a maior premiação científica do Norte e Nordeste do País.
Durante a solenidade a Fapema homenageará com placa de Honra ao Mérito Cientifico e Tecnológico pesquisadores e gestores que contribuíram para o desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão.
Além de premiação em dinheiro, que varia entre R$ 2 mil e R$ 10 mil, de acordo com a categoria, os vencedores do Prêmio Fapema receberão certificado e troféus. Ao todo, 54 pesquisadores - incluindo os orientadores de projetos - receberão o prêmio.
Serão contemplados pesquisadores nas categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Divulgação Científica, Inovação Tecnológica, Desenvolvimento Humano e Empresa Inovadora.
A seleção dos vencedores foi uma das mais concorridas dos últimos anos e acabou premiando 32 pesquisas, um recorde entre todas as edições.  Este ano, o prêmio traz como tema "Globalização e Ciência: Intercâmbio de Tecnologias para o Desenvolvimento do Maranhão", escolhido por votação popular.
Para premiar os trabalhos, avaliadores de universidades de vários estados levaram em conta dados acadêmicos e a possibilidade das pesquisas conseguirem qualificar a dinâmica do conhecimento no Maranhão. "Valorizamos a aplicação da ciência na escolha dos trabalhos, incluindo áreas extremamente importantes da biologia, das engenharias, mas, também, trazendo à luz projetos de inovação (veja box) e de desenvolvimento humano", observou o professor doutor Luís Eduardo Aragon, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que compõe a banca avaliadora.
A presidente da Fapema, Rosane Guerra ressaltou que o aumento no número de premiados está diretamente ligado à qualidade dos trabalhos apresentados. "É um reflexo do crescimento e amadurecimento da pesquisa científica maranhense que trará importantes contribuições tecnológicas, mas principalmente contribuições sociais ao Maranhão".

Redução das desigualdades
Um dos destaques é o projeto "Cuidando do Futuro", desenvolvido no município de Itapecuru-Mirim. O programa beneficiou 115 crianças e adolescentes das comunidades quilombolas por meio da redução da mortalidade infantil, atuando na capacitação de atores sociais - médicos, enfermeiras, agentes de saúde e integrantes da comunidade - como educadores.
O projeto venceu na categoria Desenvolvimento Humano e possibilitou a implantação de programas de saúde e cidadania para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos. A pesquisadora Cristina Loyola, que idealizou o trabalho, afirma que o prêmio é um estímulo e um reforço às ações que são capazes de mudar o destino de uma comunidade. "E isso leva o olhar do reconhecimento, que tem a potência para ajudar muitos nessa caminhada de pesquisa e de novas conquistas".
Outra ideia para reduzir as desigualdades veio do estudante de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Guilherme Farias, que desenvolveu um protótipo capaz de bombear água utilizando apenas energia solar. Com esse projeto, ele venceu na categoria Jovem Cientista, modalidade Engenharias.
Para que a bomba d'água pudesse funcionar sem a necessidade da utilização de baterias, o estudante desenvolveu um conversor eletrônico capaz de acionar a bomba por meio de um painel solar de 240 W. "O sistema é de baixo custo, autônomo e projetado para possuir uma vida útil longa. Portanto, ele pode ser utilizado em regiões de difícil acesso a fontes hídricas para abastecer comunidades carentes e também pode ser aplicado em unidades de agricultura familiar para a irrigação das plantações", justificou Guilherme.

Babaçu
Estudos na área de saúde tambén se destacaram, tais como: "Aspectos microbiológicos e epidemiológicos da pneumonia associada à ventilação mecânica"; "Metodologias computacionais voltadas à atenção do câncer de mama" e ainda: "Laser no tratamento de diabetes" e "A Cárie na infância: fatores de risco na saúde sistêmica". Na visão da pesquisadora Cecília Cláudia Ribeiro, vencedora na categoria Pesquisador Sênior – Saúde, os pesquisadores maranhenses têm sido privilegiados pelas parcerias com a Fapema. “O prêmio, é um reconhecimento ao momento de efervescência da ciência em nosso estado".
Premiados, também, investigações com espécies nativas abundantes no ecossistema maranhense, como os ipês, o pinhão manso e o óleo de babaçu, cuja pesquisa premiada estudou o efeito do óleo na microcirculação, fazendo um estudo experimental e avaliação clínica em famílias de quilombolas e quebradeiras de coco.


BOX
 Pesquisas inovadoras são reconhecidas e premiadas
Desenvolver projetos que modifiquem o atual status da sociedade contemporânea tem se tornado uma missão desafiadora. No entanto, cada vez mais, seja individualmente ou dentro de empresas, pesquisadores têm investido na concepção de novas ideias para alcançar objetivos estratégicos.
Pensando em reconhecer a importância dos inventores maranhenses e promover esse pensamento, o Prêmio Fapema trouxe duas categorias - Inovação Tecnológica e Empresa Inovadora - que premiam as iniciativas que se preocupam com aquilo que é novo e criativo. "Os vencedores são projetos que conseguiram explorar com sucesso uma nova ideia na área de bens, serviços, ou seja, algo diferente e indispensável", explicou a coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Fapema, Hallyne Moreira.
No caso da Empresa Inovadora, o projeto apresentou o uso da inovação como forma de alcançar objetivos estratégicos. Assim, sagrou-se vencedora na categoria a SM Sanduíches. O pequeno negócio informal se tornou rentável após um grande investimento na reformulação da marca de embalagens e na criação de novos produtos. Como resultado positivo, o empreendimento tem sido destaque na mídia nacional e internacional.
A SM Sanduíches conta com 4 linhas de produtos no mercado: Tradicional,  Light, Gold e Kids. Esta última é o diferencial da marca, pois o projeto gráfico de suas embalagens tem uma abordagem lúdica. "Os 'monstrinhos devoradores' tem como objetivo estimular o interesse das crianças em um convite para que o ato de comer se torne uma brincadeira agradável e alegre", explicou Thiago Castelo Branco que coordena a empresa.
Já entre os projetos que concorriam à Inovação Tecnológica, venceu o "Sistema de Monitoramento Ambiental utilizando agente de software inteligente", da doutora em biotecnologia Raimunda Fortes. O aplicativo pode ser utilizado em ambientes estuarinos no estado e permite monitorar dois locais, simultaneamente, comparando as características de um ambiente impactado com outro ambiente de referência.
O sistema de monitoramento mantém um provedor que está em conexão com um dispositivo móvel. Em campo, o pesquisador com esse software pode coletar informações, registrar no celular, que através da conexão com a internet ou por bluetooth vai atualizar esses novos dados, do local em que estiver.
O software vai auxiliar gestores que trabalham na área ambiental e que precisam realizar suas atividades com base em informação científica para atualizar seus dados e tomar decisões. Hoje, essas informações podem levar de dois a quatro anos para serem obtidas. Com a tecnologia que foi desenvolvida, esse processo será muito mais rápido e ajudará na preservação do ambiente catalogado.


Nenhum comentário: