terça-feira, 21 de julho de 2015

Governo promove Escuta Territorial na Região Metropolitana de São Luís

Moradores da Região Metropolitana de São Luís terão oportunidade de participar da construção do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e do Orçamento Participativo (OP) 2016. Será por meio da Escuta Territorial que será realizada, nesta quarta-feira (22), das 8h às 17h, no auditório Paulo Freire, do campus do Bacanga, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.
 
Nesta Escuta Territorial, a população irá propor as prioridades de investimentos do Estado para os municípios de Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Esse encontro finaliza o processo de Escutas realizadas nos 15 territórios maranhenses. Mais de 2,5 mil pessoas participaram diretamente das plenárias.
 
Considerando o nível de concentração populacional, a metodologia utilizada para a Escuta Territorial desta semana será alterada. Os eixos temáticos permanecerão os mesmos, mas haverá subdivisão de temas totalizando a composição de sete grupos que apresentarão cinco propostas para o PPA e uma para o OP. Dessa forma, serão elencadas 35 propostas para o Plano Plurianual e, entre as sete propostas que serão posteriormente votadas na Plataforma Digital de Participação Popular, duas irão para o Orçamento Participativo.
 
O secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, destaca a importância dessa ação. “A participação popular deve ser adotada como modelo de gestão pública. É condição para que as ações do governo tenham legitimidade, pois é a população dizendo o que quer, o que precisa e por que”.
 
A metodologia utilizada durante as Escutas permitiu que a população de cada território indicasse 25 propostas para o PPA e cinco para o OP. A maioria das propostas levantadas para as regiões inclui investimentos nas áreas de saúde, educação, segurança, esporte e geração de emprego e renda.  No total, foram levantadas 325 propostas para o PPA 2016-2019 e priorizadas para o Orçamento Participativo de 2016 um total de 45 propostas.
 
Durante o encontro, os presentes participam de grupos divididos por eixos temáticos, sendo: Qualidade de Vida (saúde, saneamento, meio ambiente, esporte e lazer, habitação, infraestrutura e mobilidade urbana); Desenvolvimento Socioeconômico (Trabalho e renda, turismo, pecuária, pesca e aquicultura, agricultura, indústria e comércio); Desenvolvimento Humano (Educação, ciência e tecnologia e cultura); Defesa Social (segurança, sistema penitenciário e transito); e Direitos Humanos (assistência social, participação popular e inclusão social).

Nenhum comentário: