terça-feira, 16 de outubro de 2012

Governo abre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia



São Luís se transforma durante uma semana na cidade da ciência, onde o conhecimento científico, tecnológico e de inovação produzido no estado estarão disponíveis ao público. Esta é a proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), aberta no fim da tarde desta segunda-feira (15), na área externa do São Luís Shopping. A solenidade de abertura foi presidida pela secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rosane Nassar Meireles Guerra, que na ocasião representou a governadora Roseana Sarney; e pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, Antonio Luiz Amaral Pereira.

“Queremos, com a Semana, popularizar e difundir a ciência e esse espaço é rico de conhecimento. Estamos satisfeitos com mais essa edição e esperamos um público maior que o do ano passado”, declarou Antonio Luiz Pereira, presidente da Fapema. Esta edição da SNCT tem como tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” e as atividades que serão desenvolvidas promovem e estimulam a difusão e apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema.

Do Maranhão, são 1.210 atividades inscritas no evento, o que coloca o estado no primeiro lugar da Região Nordeste e em quinta colocação no âmbito nacional. “Essa é uma demonstração clara de resultados da política de governo em estimular as atividades de inovação e pesquisa”, declarou a secretária Rosane Guerra.

A SNCT tem como principal objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A proposta da Semana é mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país.

Uma proposta já absorvida pela jovem estudante Lídia Dayse Costa, 14 anos, que estava encantada com tantas informações. “Eu estou conhecendo o que as universidades fazem e ainda tem muito mais nos estandes para eu visitar”, destacou. A SNCT é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e acontece paralelamente em todo o país. No Maranhão, é coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Sectec e Fapema.

Participaram da abertura da SNCT, os reitores da Ufma, Natalino Salgado; da Uema, José Augusto Oliveira; do Ceuma, Marcos Barros; do Ifma, Francisco Roberto Brandão; vice-reitor da UFMA, José Antonio Oliveira; secretários de Estado, Olga Simão (Cultura), José Antonio Heluy (Trabalho e Economia Solidária), Luiza Oliveira (Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania), Claudett Ribeiro (Igualdade racial), coronel José Ribamar Vieira (Gabinete Militar); secretário adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional da Secretaria de Segurança Pública, José Roberto dos Santos Silva; além de professores, estudantes  e convidados.

Cidade da ciência
Uma cidade foi montada em um espaço de 3 mil m2 com estandes, auditórios, espaço tecnológico com mesas interativas, grafite digital e aquário virtual; área para apresentação de pôsteres, apresentações culturais e o planetário – atração mais procurada pelo público infantil.

A Semana conta com apoio das instituições de ensino superior Uema, Ufma, Ifma, Ceuma, Cest, Instituto Florence, Pitagóras, além do CLA, Eletronorte, Cemar, Sebrae, Senac, Senai, Vale, das secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP), Educação (Seduc), Cultura (Secma), Meio Ambiente (Sema), Trabalho e Economia Solidária (Setres) e Igualdade Racial (Seir) e do Corpo de Bombeiros.

“É muito importante, não só para professores e pesquisadores, mas também para toda a sociedade porque aqui são apresentados trabalhos desenvolvidos em todas as instituições de ensino superior; é um local onde se discute um tema pertinente, que é a sustentabilidade”, observou o reitor da UFMA, Natalino Salgado.

A iniciativa também foi enaltecida pelo coordenador dos laboratórios da Rede Pitágoras, Moacyr Pegado, parceiro do evento de outras edições. “Aqui, temos oportunidade de mostrar os estudos realizados dentro das universidades”, avaliou.

Estão envolvidos no evento em todo o Maranhão 28 municípios, um número comemorado pelo presidente da Fapema, Antonio Luiz Amaral. “Estamos seguindo as diretrizes da Fapema de trabalhar o crescimento científico e divulgando a inovação, ciência e tecnologia”, ressaltou.
O evento, que é aberto ao público, acontece até sábado (20). O horário de funcionamento é das 9h às 20h. No final da tarde, os visitantes do evento são presenteados com uma programação cultural variada que inclui grupos de chorinho, bumba-meu-boi, teatro, tambor de crioula e shows de artistas maranhenses.

Fonte: Secom

Nenhum comentário: