sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Após denúncia de pai de aluno secretário Pedro Fernandes visita Centro de Ensino Bacelar Portela



O secretário de Educação do Estado, Pedro Fernandes, acompanhado de secretários adjuntos e técnicos da Seduc, visitou, na tarde desta quinta-feira (22), o Centro de Ensino Dr. Bacelar Portela, localizada no bairro Caratatiua. A visita foi motivada pela denúncia de um pai de aluno feita ao secretário quando este participava de um programa de rádio. Entre os problemas apontados estão infraestrutura, eleição de colegiado e gestão de caixa-escolar. 

Ao chegar na escola, o secretário visitou as dependências e pôde constatar vários problemas na infraestrutura e mobiliário escolar, como carteiras quebradas, ar condicionado sem funcionar e limpeza deficiente. Durante a vistoria, Pedro Fernandes foi abordado por dois alunos que pediram melhoras na unidade de ensino. 

“As salas de aula estão sem condições para ter aulas. São muito quentes, pois o ar não funciona, e também as carteiras estão quase todas quebradas”, relatou representante de turma da escola. 

Após visitar as dependências da escola, o secretário se reuniu com os professores e com a diretora Socorro Santos. Na ocasião, ele apresentou a nova equipe de auxiliares da Seduc e explicou que um dos objetivos da visita foi ouvir as pessoas que estão na escola e, a partir daí, buscar as soluções para os problemas. 

O tesoureiro do colegiado do Bacelar Portela, Raimundo Junior, reclamou que falta maior entendimento com a direção na definição dos gastos com recursos do caixa escolar. “A nossa escola está precisando de muitas coisas e não conseguimos sentar com a direção para definir estes gastos”, disse Raimundo Junior. 

A diretora Socorro Santos reconheceu que a escola tem algumas deficiências e falou que os recursos recebidos estão parados e ainda irá definir como aplicá-los. 

Ao final da visita, ficou acertado que uma comissão composta por técnicos da Seduc irá, a partir desta sexta-feira, para a escola para fazer um levantamento da situação e buscar soluções para otimizar o seu funcionamento e solucionar os problemas. 

“O ponto forte da Educação é a escola, por isso ela tem que funcionar e nós estamos aqui para auxiliar nesta tarefa. Vamos identificar os problemas e auxiliar na solução dos mesmos”, ressaltou Pedro Fernandes. 

Após a saída do secretário Pedro Fernandes,  Leuzinete Pereira (secretária adjunta de Ensino), ficou na escola para discutir com os professores os problemas ligados ao ensino. 

Acompanharam o secretário à visita Leuzinete Pereira (secretária adjunta de Ensino), Consuelo Borges (secretária-adjunta de Suporte ao Sistema Educacional). Tadeu Lima (secretário-adjunto de Coordenação das Unidades Regionais-Ures), Sonia Maciel (gestora da educação da URE São Luís), Pedro Barbosa (Unidade Gestora de Atividades Meio), Márcia Cantanhede (superintende de controle da execução de convênios e prestação de contas) e Flávia Lima, assessora jurídica.

Fonte: EMA

Nenhum comentário: