terça-feira, 20 de novembro de 2012

Cerca de 18 mil vagas estão abertas para programa de graduação no exterior



 A partir dessa terça-feira (20), serão abertas mais 18 mil vagas para o programa Ciência sem Fronteiras, para cursos com início em setembro de 2013. Até este mês de novembro, outras 18 mil bolsas de estudo já haviam sido concedidas pelo governo federal, e mais 3 mil alunos já estão na lista de aprovados para estudar no ano que vem em sete países diferentes.

A meta do governo federal é levar 101 mil estudantes brasileiros ao exterior até 2014. “Tenho certeza de que esses jovens vão ajudar o Brasil a dar um salto em ciência, tecnologia e inovação, e a transformar o nosso País em uma potência também na economia do conhecimento”, disse a presidenta Dilma Rousseff.

Entre as áreas disponíveis estão de Ciências Exatas, Biomédicas, Tecnológicas ou a área de Energia. São cursos, por exemplo, como o de Engenharia, o de Química, o de Física, Computação, Tecnologia da Informação, Medicina, Biotecnologia, Desenho Industrial, entre outros. Confira aqui a relação completa das áreas disponíveis.

Como forma de investir no conhecimento futuro do Brasil, o Ciência Sem Fronteiras ajuda o estudante a conseguir a vaga na universidade no exterior e concede uma bolsa que garante o pagamento do curso, asdespesas com a viagem, a alimentação e a hospedagem do aluno.

“Quando voltarem ao Brasil, vão ajudar a melhorar as nossas universidades e a criar novas tecnologias para agregar valor e dar mais competitividade às nossas empresas, aos nossos produtos e aos nossos serviços”, afirma Dilma Rousseff.

Para aproveitar a oportunidade, é necessário ter um bom desempenho na faculdade que está cursando no Brasil, além de ter feito mais de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também é necessário ter conhecimento do idioma do país para onde vai.

Durante o programa Café com a Presidenta, apresentado nesta segunda-feira (19), Dilma Rousseff apontou a importância de estudantes brasileiros estudarem fora do Brasil para adquirir conhecimentos. Além de divulgar as novas vagas em aberto, a presidenta também orientou as pessoas em como participar do Ciência Sem Fronteiras.

Ciência Sem Fronteiras
Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Financiamento
As chamadas são financiadas com recursos da Capes, do CNPq e de Empresas parceiras. As regras e normas das diversas chamadas em andamento podem ser visualizadas acessando a área de "Chamadas Abertas". Para a apresentação de propostas o candidato deverá acessar a página do formulário de inscrição, no qual encontrará os formulários adaptados a cada uma das Chamadas.

Alunos de graduação devem se inscrever nas chamadas públicas divulgadas pelo CNPq ou pela Capes, disponíveis no portal do programa Ciência sem Fronteiras.
Alunos de pós-graduação e pesquisadores deverão participar das chamadas públicas para as diversas modalidades de bolsa, que serão divulgadas também pelo portal.


Nenhum comentário: