terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sectec reúne representantes para novo Comitê da Rede Bionorte




A secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), Rosane Guerra, reuniu-se, na tarde desta segunda-feira (5), com representantes de instituições de Ensino Superior do estado, para definir os nomes que passarão a compor o Comitê Científico Estadual da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte) no Maranhão. O encontro ocorreu no auditório do Centro de Ensino Tecnológico do Maranhão (Cetecma).

Representantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Instituto Tecnológico do Maranhão (Ifma) e da Bionorte discutiram a reestruturação do Comitê Científico da organização no triênio 2012-2015. “Estamos vivendo uma época muito fortuita e devemos aproveitar o momento com o desenvolvimento de ações e a busca de incentivos, como editais que viabilizem o aumento das pesquisas”, observou a secretária de Estado.

A rede Bionorte é coordenada no Maranhão pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e contará, a partir da publicação de nova portaria ainda em novembro de 2012, com representantes da Uema, Ufma, Ifma e Universidade Ceuma. “Passamos muito tempo estruturando o nosso programa de Doutorado. Agora é hora de colher os frutos e começar novos projetos”, comentou a representante da Bionorte na Ufma, Patrícia Maia Corrêa de Albuquerque. 

“Nesta nova fase estamos percebendo a necessidade de um representante da Secretaria no Comitê Científico, em breve delinearemos o melhor nome para ocupar a função”, completou a secretária.  

A Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte) surgiu em dezembro de 2008, com o objetivo de criar um circuito de pesquisa de doutorado nas áreas de biotecnologia e biodiversidade, visando projetos de conservação e uso sustentável da biodiversidade dos nove estados que compõem a Amazônia Legal Brasileira, e é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).


Fonte: secom

Nenhum comentário: